uniswap

O que é Uniswap e como esse protocolo funciona?

Conhecida como um dos mais populares projetos de exchange descentralizada, a Uniswap vem chamando atenção por facilitar a troca de moedas digitais e tokens entre os usuários. Faz parte dos projetos DeFi da blockchain da Ethereum e seu token é representado pela sigla UNI. Entenda mais sobre essa tecnologia a seguir!

 

O que é Uniswap?

 

Criada em 2018 por Hayden Adams, a Uniswap é uma corretora de criptomoedas que funciona na rede Ethereum. Por meio dela, é possível trocar moedas digitais e realizar outras operações financeiras sem que intermediários sejam necessários. Seu token foi lançado em setembro de 2020 por uma distribuição inicial por airdrop.

Desde então, o token UNI vem se valorizando cada vez mais e, em maio de 2021, chegou a ser negociado por US$ 40. Essa criptomoeda funciona em padrão ERC-20 e, atualmente, está na 7ª posição entre os tokens dessa categoria com maior capitalização de mercado.

 

Como a Uniswap funciona?

 

O projeto Uniswap ficou mais conhecido justamente por se tratar da primeira exchange descentralizada (DEX) a operar de forma eficiente, trazendo o interesse da comunidade DeFi

A proposta do projeto é fornecer liquidez por meio de pools, onde cada vez que uma transação é executada, a DEX utiliza um AMM (Automated Market Maker), que é um Formador Automático de Mercado que utiliza equações matemáticas de forma automática e pools de liquidez para funcionar.

Sendo assim, são depositados dois ativos que seguem a equação x * y = k — as variáveis x e y em cada pool. Assim, quando um token do par valoriza ou desvaloriza conforme a operação de compra e venda, o outro token é comprado ou vendido para que seja possível compensar a diferença e permanecer com um valor de k constante.

Ou seja, os usuários da Uniswap compram e vendem entre si suas criptomoedas e fornecem a liquidez para que as transações aconteçam. Essas operações ocorrem por meio de smart contracts (contratos inteligentes redigidos em linguagem de programação), que têm a característica de serem autoexecutáveis conforme os parâmetros definidos no código.

 

Principais vantagens da Uniswap

 

Por ser uma das principais plataformas DeFi de trocas de moedas digitais, mais de 1,5 milhões de carteiras tiveram contato com a rede e mais de 62 milhões de transações foram realizadas em seus mais de três anos de funcionamento.

A plataforma está em constante evolução após o lançamento da versão Uniswap v2 e, em seguida, v3, que trouxeram diversas melhorias para o sistema. A comunidade de desenvolvedores que envolve o projeto é muito engajada, e isso facilita a preservação e o aprimoramento do protocolo para que seja cada vez mais seguro e eficiente para os usuários.

Por esse motivo, os desenvolvedores optaram por não realizar uma ICO (Oferta Inicial de Moedas), escolhendo, em vez disso, distribuir os tokens para a comunidade em seu lançamento. Com isso, os investidores do token UNI terão mais certeza de estar investindo em um projeto sólido.

Essa é uma vantagem no sentido de manter o projeto como uma referência de plataforma descentralizada para troca de tokens. Além disso, há a possibilidade de os usuários participarem ativamente da governança do projeto para ajudarem a propor reformas e demais ideias de melhorias.

 

Como investir em Uniswap

Após saber mais sobre o que é Uniswap e quais as vantagens desse projeto, você pode investir em seu token UNI. Para isso, basta ter uma conta em uma exchange de confiança que trabalhe com esse ativo.

Na NovaDAX, você encontra mais praticidade, tecnologia e segurança para investir em criptoativos sem burocracia. Basta acessar a sua conta, definir o valor a ser investido e seguir o passo a passo disponível em nossa página. Confira também a cotação das criptomoedas mais conceituadas do mercado financeiro e diversifique sua carteira de investimentos!

 

Compartilhe

Leia mais