Moedas alternativas ao Bitcoin.

Altcoin: confira o que é e qual é a importância da criptomoeda para o mercado

Devido à rápida ascensão do Bitcoin no mercado, os investidores criaram uma moeda virtual alternativa, com formatos diferentes, para diversificar as carteiras de ativos digitais. Presente no dia a dia de diversas pessoas, essa criptomoeda é chamada de altcoin.

A criptomoeda está cada vez mais em alta no mercado, havendo diversas opções disponíveis para compra e venda. Isso se deve, principalmente, à característica alternativa, que abrange toda moeda virtual, menos o Bitcoin, inspiração para essa criação.

Para entender o que é altcoin e por que essa opção é interessante para a sua carteira virtual ou física, continue lendo o conteúdo abaixo, com exemplos e definição de conceitos. Descubra tudo sobre o assunto e tire suas possíveis dúvidas!

O que é altcoin?

De maneira geral, é possível definir altcoin como uma moeda alternativa ao Bitcoin, a primeira e mais famosa criptomoeda. Isso quer dizer que, se a cripto não é Bitcoin, trata-se de uma altcoin. O termo “alt” vem da palavra “alternativo”, enquanto “coin” significa “moeda” em inglês.

Esse conceito surgiu com a primeira criptomoeda criada com essa classificação, a Namecoin, com o principal objetivo de substituir o Bitcoin. A partir desse ponto, várias outras moedas virtuais foram criadas, buscando inovar as opções no mercado financeiro.

O intuito da altcoin é explorar as oportunidades no universo das criptos, lançando novos objetivos, que se diferem da primeira criptomoeda. Além disso, esse tipo de ativo é desenvolvido para solucionar problemas de outras redes, como altas taxas e lentidão nas operações.

Depois que a primeira altcoin foi lançada, os empresários do mundo todo criaram criptomoedas próprias, originando um mercado com diversas opções para começar a negociar.

Altcoin X Bitcoin: entenda a diferença entre essas criptomoedas

Bitcoin e altcoin são dois conceitos atrelados. Afinal, a primeira criptomoeda serviu de inspiração para a criação de diversas outras moedas virtuais que existem hoje em dia.

Enquanto o Bitcoin é uma moeda virtual que permite a realização de transações financeiras entre pares de pessoas, sem a intermediação de um órgão regulatório, a altcoin possui regras diferentes nas políticas monetárias porque visa encorajar inovações e novas abordagens.

Isso inclui desde políticas de limitação de gastos e juros incididos entre as transações até onde e como as moedas virtuais serão armazenadas, o que ajuda a encorajar a investir em altcoins.

Hoje, altcoin é um tipo de moeda virtual que ultrapassou o Bitcoin. Isso porque existem diversas criptos para negociar, o que as tornam atraentes para os investidores que buscam diversificação das carteiras.

Quais são as vantagens e os riscos da altcoin?

Com cada moeda virtual com propostas diferentes no mercado, a principal vantagem é uma alternativa interessante ao Bitcoin. Afinal, existem altcoins com valores mais atraentes que a primeira cripto, além de oferecerem uma perspectiva maior de ganho futuro.

Além disso, nesse grupo de criptos, estão enquadradas as stablecoins, que tendem a manter o valor constante e, em alguns casos, são pareadas ao dólar, como DAI. Isso ajuda a trazer mais estabilidade e segurança para o investidor.

A diversidade de altcoins promissoras na cotação é um dos grandes destaques. Porém, é necessário lembrar que, assim como o Bitcoin, esse grupo de criptomoedas apresenta riscos, afinal, cada uma age de acordo com um protocolo próprio.

Por isso, antes de finalizar a compra ou a venda de uma altcoin, é necessário estudá-la e acompanhar as oscilações de valores. No site da NovaDAX, existem gráficos em tempo real para você verificar o melhor momento de investir o seu patrimônio.

Como minerar altcoin?

A mineração de uma altcoin acontece por meio de dois processos: PoW (Proof-Of-Work) ou PoS (Prova-de-Participação). Na prática, o primeiro método acontece quando os investidores conectam os computadores no software de mineração de determinado ativo e disputam entre si para confirmar e registrar as operações.

No segundo processo (PoS), na prática, os investidores precisam manter uma determinada quantidade da criptomoeda na rede para participar da mineração, em vez de utilizar os computadores para validar as operações.

Negociações de altcoin: onde comprar?

Após conhecer as características principais das altcoins, o próximo passo é começar a negociá-las em um modelo P2P (Peer-to-Peer), ou seja, uma operação direta, feita entre dois investidores ou por meio de uma exchange. Essa última opção é a mais segura e recomendada, já que segue regras contratuais.

Há diversos pares de altcoins para você começar a investir o seu patrimônio. Assim, tem liberdade para escolher quais são os melhores para o seu portfólio. Entre a lista de altcoins principais, é possível destacar:

  • XRP (Ripple);
  • ADA (Cardano);
  • XML (Stellar);
  • KSM (Kusama);
  • EOS (EOS);
  • LINK (Chainlink).

Acompanhe o blog da NovaDAX!

Após saber mais sobre as altcoins, que tal aproveitar para iniciar o processo de compra e venda de criptomoedas de maneira fácil e prática? Ao se cadastrar no site da NovaDAX, você pode realizar desde operações básicas até avançadas. Aproveite!

Gostou de saber mais sobre as altcoins? No blog da NovaDax, você encontra diversos conteúdos sobre as novidades do universo cripto. Acompanhe os posts e esteja sempre atualizado.

Compartilhe