closeup shot of an entrepreneur working from home on his personal finances and savings 2 scaled

Fundo de diversão: saiba por que é importante ter um

Muito se fala da importância de poupar dinheiro para investir e pensar em uma aposentadoria tranquila. Mas e a diversão, como fica? É possível se divertir e poupar? 

A resposta é sim! Aliás, não teria sentido algum poupar sem se divertir. A diversão é como se fosse uma recompensa pelo seu esforço, o que lhe dará mais força e ânimo para poupar. Sem uma recompensa, é como se o seu esforço não estivesse sendo reconhecido. 

Para uns, se divertir é ir às compras, ir para um spa, fazer uma viagem, ir a um restaurante. São várias opções e cada uma delas se encaixa com o gosto e a realidade de cada pessoa. 

Mas como é possível se divertir sem se sentir culpado por estar gastando dinheiro? Para gastar sem culpa, existe uma solução: o Fundo de Diversão. 

O que é Fundo de Diversão?

O fundo de diversão é um dinheiro que você também vai economizar, porém irá gastar para o seu lazer. Por exemplo, se você quiser tirar umas férias longas, você separará o dinheiro para essa viagem, economizando todos os meses uma parte do seu salário até atingir a sua meta para conseguir viajar. Se o seu desejo não é uma viagem, mas sim, frequentar um bom restaurante uma vez por mês, você seguirá o mesmo método: separará uma parte do seu dinheiro todo mês para poder frequentar um bom restaurante. E assim irá funcionar para outros desejos de diversão também. 

Existe algum método para separar dinheiro para o Fundo de Diversão? 

Sim! Existem 3 métodos e nós vamos te explicar cada um: 

  • Método dos envelopes: para quem quer poupar e não sabe como começar, o método dos envelopes é uma maneira muito fácil de começar a poupar. O método funciona assim: você pega vários envelopes e coloca escrito neles cada uma de suas despesas específicas. Por exemplo, um envelope para conta de luz, compras e assim por diante. Após, coloque dentro deles o valor referente a cada conta e só use esse valor para pagar as despesas descritas nos envelopes.  
  • Método 50 30 20: esse método ensina a dividir o salário em porcentagens, sendo que cada uma delas representa uma categoria de gastos. Após receber o seu salário, 50% deve ser reservado para necessidades, isto é, contas essenciais, como mercado, luz e outras. Os 30% devem ser reservados para os desejos, isto é, esse valor deve ir para o fundo de diversão. Os 20% devem ir para a quitação de dívidas ou investimentos. 
  • Método 70/30: esse é um dos métodos mais simples, pois o seu salário será dividido somente em duas partes: uma 70% e outra 30%. Porém, requer um pouco de atenção. Os 70% do seu salário devem ser usados para as despesas do mês, como conta de água, conta de luz, moradia etc. Entretanto, nesses mesmos 70% devem estar incluídos o valor para o seu fundo de diversão. Os outros 30% devem ser colocados em algum investimento para aumentar o seu capital. 

Passo a passo para criar um Fundo de Diversão 

Seguindo estes três passos você já consegue criar o seu:

  1. Defina o seu objetivo: anote o seu desejo, o que para você é diversão e do que você não abre mão. Após anotar, é preciso verificar como chegar lá, pois você precisa saber quanto custa para atingir o seu objetivo. Entenda que a sua diversão não precisa ser somente uma, você pode ter vários tipos de diversões, basta anotar todas elas e anotar o custo estimado de cada uma. Após, some todos os custos das suas diversões, pois você precisa saber o custo total. Agora é o momento de determinar um prazo para alcançar o seu objetivo, pois isso o ajudará a seguir no caminho certo para chegar até a sua meta. 
  2. Verifique o seu fundo de diversão: é sempre bom acompanhar o seu fundo de diversão. Por isso, reserve um tempo para verificar como está sendo o progresso das suas economias para esse objetivo. Acompanhar o progresso é necessário porque, se houve algum mês em que você se apertou e não conseguiu poupar, você deve tirar essa diferença no próximo mês. 
  3. Determine como irá economizar: algumas pessoas preferem cortar gastos diários desnecessários para juntar dinheiro, outras preferem separar um valor do seu salário mensal para o fundo de diversão. E há aquelas que preferem procurar ativos com retornos melhores a fim de aumentar o fundo de diversão rapidamente.  

Um dos investimentos que tem mostrado bastante valorização nos últimos anos são as criptomoedas, em especial o Bitcoin e o Ethereum. Por isso, se você deseja investir em criptomoedas para o seu fundo de diversão, procure a NovaDAX. Na plataforma, você encontra várias criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, e é possível, inclusive, negociar Bitcoin com taxa zero. Aproveite essa vantagem para acumular mais dinheiro para o seu fundo de diversão.

Compartilhe