O que é Full node no universo dos bitcoins

Quando o assunto se refere a Bitcoin, é muito importante pensar na segurança dessas criptomoedas. Mas como é possível deixar suas moedas mais seguras? Você já ouviu falar em node ou full node? 

O termo full node, na tradução, significa “nó completo”. O principal objetivo do full node é fornecer segurança. Ele é um software do Bitcoin que fica rodando no seu computador. Com esse software, um usuário da rede p2p (ponto a ponto) pode verificar o registro histórico. Sua função é validar as transações e os blocos na rede. 

Então minerar e validar Bitcoins é a mesma coisa?

Não! Eles podem parecer iguais, mas um é bem diferente do outro. Quem é um usuário validador não ganha recompensas como um minerador. A função é somente de validar a fim de cooperar com a rede Bitcoin, além de trazer mais segurança para o validador. É como se o validador funcionasse como um auditor, já que o full node valida todas as transações que ocorrem na rede blockchain e também valida todos os blocos, com o objetivo de garantir que todos estão seguindo as regras da rede. 

Já quem é minerador, além da função de validar, também empresta o sistema do seu computador e, em troca, recebe recompensas em Bitcoin. Entretanto, nem sempre qualquer pessoa pode ser um minerador, já que para atuar com a mineração de Bitcoin é necessário investir em computadores potentes, além do que, em países nos quais a energia elétrica é muito alta, o processo se torna inviável devido ao alto custo energético. 

Logo, nem todo validador é um minerador, mas todo minerador tem um full node, pois, para minerar os blocos, é necessário também validá-los. 

Vantagens de executar um full node

Uma das maiores vantagens de executar um full node é poder colaborar com a rede Bitcoin. Porém, existem outras vantagens: 

  • Privacidade: a rede blockchain do Bitcoin é considerada uma rede pseudo anônima, isto é, mesmo que essa rede não forneça os seus dados pessoais, é possível ser rastreado por ela. Para quem não quer esse rastreamento, pode encontrar no full node um aliado, já que esse sistema tem um software livre e de código aberto denominado TOR. Com esse sistema, é possível ter uma comunicação anônima e segura na internet. Além do mais, com um TOR, o anonimato é total, pois ele não permite saber que você está rodando um full node;
  • Sem interferências de terceiros: qualquer transação realizada precisa passar pelo seu próprio node. Logo, quando você tem o sistema full node, você tem mais segurança, pois tem a certeza de que nenhuma exchange utilizará uma rede paralela fora da usual ou da rede ideal. Outra característica é que um node tem acesso a sua própria mempool. A mempool são as transações que aguardam confirmações. Com isso, um full node não precisa de terceiros para garantir que os seus Bitcoins são verdadeiros, pois ele mesmo tem acesso à blockchain e sua segurança;
  • Autonomia: quando você roda um full node, não é mais necessário terceirizar o trabalho. Você mesmo faz as transações e também é possível verificar se elas estão corretas. Isso dá muito mais privacidade à transação. 

Como instalar um full node?

Um node de Bitcoin pode ser instalado por meio de diferentes softwares, porém a forma mais usual é o Bitcoin Core. Entretanto, para rodar o Bitcoin Core, é necessário atender a alguns requisitos. Logo, se o seu computador atender a todos os requisitos, você pode, perfeitamente, fazer o download do Bitcoin Core: 

  • Sistema: se for um computador de mesa ou um notebook, ele precisa ter a versão mais recente do Windows, Mac OS X ou Linux;
  • HD: é necessário ter um espaço livre no HD de 200GB;
  • RAM: a memória RAM precisa ter 2GB;
  • Conexão com a internet: a conexão deve ser de alta velocidade e uma taxa de upload com pelo menos 50kB/s;
  • Online: o full node precisa estar ativo por pelo menos 6 horas por dia, mas, se deixar rodando 24 horas por dia, é melhor ainda. 

Como utilizar o full node como carteira?

Com o software você pode usar seu próprio nó como carteira, isto é, você tem total controle e domínio sobre suas criptomoedas, uma vez que elas ficam armazenadas no seu disco rígido. Isso é muito importante, pois, quando você tem total controle sobre suas moedas, diminuem as chances de ataques de hackers, fraudes, roubos e falhas devido aos processos operacionais das carteiras. 

Se você não é investidor ou até já é um investidor e está com receio de comprar mais criptomoedas, saiba que esse processo é um meio muito seguro. Logo, se você quer comprar mais Bitcoins e está em dúvida sobre em qual exchange comprar, saiba que a NovaDAX possui um diferencial: taxa zero para negociar Bitcoin. Vem comprar Bitcoin com a gente e aproveite essa vantagem! 

Compartilhe

Leia mais