Traçar metas e alcançá-las é muito bom, principalmente se forem metas financeiras. Porém, nem todo mundo consegue traçar metas financeiras e atingi-las, seja por não ter um controle de gastos ou por não ter objetivos financeiros.
O que são objetivos financeiros?
Os objetivos financeiros são o propósito que você tem com o seu dinheiro até alcançar a meta estabelecida. Os objetivos indicam aonde você quer chegar, quais os caminhos que vai tomar, em quanto tempo, e quanto vai custar para realizá-lo.
Sem traçar objetivos financeiros, fica bem difícil atingir qualquer meta, pois é necessário ter planejamento e manter o foco. Por exemplo, se o seu objetivo é comprar um carro, você precisa saber qual o valor dele, quanto você pode juntar, quanto tempo você vai levar para ter o valor e quais os meios que vai utilizar para acumular esse dinheiro.
A importância dos objetivos financeiros
Os objetivos financeiros são importantes porque eles são como guias que direcionam suas finanças. Quando você sabe aonde quer chegar na sua vida financeira e faz um planejamento com propósitos claros, fica muito mais fácil economizar para atingir os seus objetivos.
Se uma pessoa não traça objetivos, ou seja, aonde ela quer chegar, dificilmente irá guardar dinheiro, pois não tem metas. Logo, para você ser motivado a guardar dinheiro, precisa ter foco e objetivos bem definidos. Assim, você lembrará sempre que tem que economizar.
Como criar objetivos financeiros?
– Defina suas prioridades: faça uma lista dos seus desejos. A lista pode ser longa e você terá que definir suas prioridades. Escolha os objetivos que caibam no seu bolso e que fazem sentido na sua vida. Por exemplo, você pode ter um sonho de comprar uma casa, fazer uma viagem, comprar um carro ou até pagar uma dívida. Depois de definido, avalie os custos para saber de quanto você precisa para alcançar o seu sonho, pois o valor que você guardará todos os meses não pode prejudicar suas finanças nem deixar você endividado(a);
– Determine os prazos: depois de definir seu sonho, é hora de determinar os prazos para ele ser alcançado. É necessário ter esse prazo para você se organizar e ser um incentivo para atingir o alvo. As metas podem ser divididas em curto, médio e longo prazo;
– Defina quanto você vai poupar por mês: verifique quanto você pode poupar por mês sem prejudicar suas finanças. Esse valor mensal deve ser distribuído entre as suas metas, pois não é necessário ter somente uma meta, você pode ter mais de uma para alcançar;
– Faça uma planilha de custos: você precisa saber quanto cada meta vai custar;
– Invista: após definir quanto você vai juntar todos os meses, você precisa saber onde deixará o seu dinheiro guardado. No mercado, existem diversos investimentos nos quais você pode colocá-lo, mas isso vai depender do prazo das suas metas. Por exemplo, se é de curto prazo, você pode colocar o seu dinheiro em investimentos mais seguros. Agora, se é para longo prazo e você tem um perfil mais agressivo, pode colocar em investimentos que trazem mais retorno, porém são mais voláteis. E não se preocupe se em algum mês você não conseguiu juntar exatamente o que estabeleceu. Basta que, no próximo mês, você junte um pouco mais.
Como funcionam os prazos das metas?
Como já foi dito, você precisa estabelecer prazos para alcançar suas metas. Em termos de tempo, existem três grupos:
– Metas de curto prazo: as metas devem acontecer no prazo de 1 a 2 anos. De modo geral, as metas de curto prazo são objetivos mais urgentes, como uma dívida, poupar para investir ou para reduzir despesas;
– Metas de médio prazo: essas metas devem estar no prazo de 2 até 5 anos. Podem ser exemplos de metas de médio prazo fazer uma viagem ou comprar um automóvel;
– Metas de longo prazo: nessa categoria, encaixam-se as metas que levam mais de 5 anos para serem atingidas, como juntar dinheiro para dar uma boa educação para os seus filhos, comprar um imóvel ou adquirir liberdade financeira.
Erros que você deve evitar
Existem alguns erros que podem atrapalhar você de atingir seu objetivo, como:
- Fazer compras por impulso;
- Contrair dívidas;
- Consumir em excesso;
- Ter dívidas de longo prazo;
- Gastar mais do que ganha;
- Usar indevidamente o cartão de crédito, com o acúmulo de parcelas ou a inviabilidade de pagar o valor total da fatura;
- Não poupar dinheiro.
Resumindo: só se consegue alcançar objetivos financeiros quando são traçadas metas para chegar até lá. Se você é uma pessoa que pensa no longo prazo, pode arriscar um pouco mais com rentabilidades maiores, como é o caso das criptomoedas.
Se você quiser investir, na NovaDAX existem diversas criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, e é possível, inclusive, poupar, pois você pode negociar Bitcoin com taxa zero!