Gráfico de barras em crescimento com criptomoedas em cima.

O que é rentabilidade? Confira como calculá-la nos investimentos

No universo dos investidores, a pergunta “o que é rentabilidade” é bastante frequente. Basicamente, trata-se da taxa de quanto a aplicação paga sobre o valor investido, ou seja, a porcentagem que indica o valor do lucro. Você sabe como aplicar esse conceito da melhor maneira em seus investimentos?

Entender isso com clareza e aprender como aplicar é o segredo para o sucesso dos seus investimentos. Para solucionar suas possíveis dúvidas, a NovaDAX preparou um artigo completo com diversas dicas e recomendações. Continue a leitura e veja mais sobre o que é rentabilidade!

Conheça mais sobre o que é rentabilidade

A rentabilidade pode ser definida como percentual de remuneração adquirido por meio do valor que você investiu. Isso significa o retorno de uma aplicação.

Esse conceito é válido para qualquer tipo de retorno tido a partir de um aporte financeiro, como criptomoedas, carteira de investimentos, comércios, serviços, indústrias e muito mais.

Para entender melhor o que é rentabilidade, veja um exemplo prático. Imagine que uma pessoa investiu R$ 200 em uma aplicação e, no final do período, foi possível resgatar R$ 300. Nessa hipótese, a rentabilidade foi 50%.

Como calcular a rentabilidade de um investimento?

Há dois tipos de rentabilidade de investimentos: fixa e variável. No investimento em renda fixa, desde o momento da aplicação, é possível saber quanto será o rendimento (renda fixa pré-fixada), além da estimativa de retorno. Alguns exemplos desse investimento são: Tesouro Selic, CDB (Certificado de Depósito Bancário) e Fundos DI.

Na renda variável, não há uma estimativa de garantia de rentabilidade. Isso porque esse tipo de investimentos depende muito da oferta e da procura no mercado. Como consequência, não há previsão do desempenho da aplicação ao longo do tempo. Entre alguns desses investimentos, estão as ações e as criptomoedas.

Como calcular a rentabilidade da criptomoeda?

Então, como é o cálculo de rentabilidade da criptomoeda? O primeiro passo é estar ciente do valor da aplicação feita inicialmente e do resgate. Subtraia-os para encontrar o retorno do investimento em criptomoedas.

Você também pode calcular a rentabilidade em percentuais. Para isso, é necessário dividir o valor de retorno pelo valor da aplicação inicial. Esse resultado representa quanto de rentabilidade a moeda digital trouxe para você.

Qual é a diferença entre rentabilidade e lucratividade?

Diferente da rentabilidade, a lucratividade compara o lucro final do negócio, da indústria, do comércio e outros com o faturamento das vendas. Com esse resultado, é possível verificar percentual e comparativamente o quão eficaz é a aplicação da ciência de vendas.

Lembre-se que a lucratividade e a rentabilidade têm como base o lucro líquido, ou seja, sem a variação nominal da inflação, dos encargos e dos impostos. Ambos conceitos são essenciais para o melhor resultado da empresa e dos demais negócios.

Como aumentar a rentabilidade?

Uma dúvida bastante comum entre os investidores é como potencializar a rentabilidade. No caso de aplicações voláteis, como as moedas digitais, não é possível afirmar precisamente quanto você terá de lucro. Contudo, uma maneira de aumentar a rentabilidade das suas criptomoedas é investir em diversificação.

Ao diversificar sua carteira digital, você pode dividir seus investimentos em ativos que valem mais e outros que valem menos. Além disso, nos momentos de estresse do mercado financeiro, com moedas digitais diversificadas, é possível diminuir o valor das perdas.

Caso um ativo digital perca valor, com a carteira de cripto ativos diversificada, você estará garantido com outras. Lembre-se de ficar atentos a outros fatores que podem potencializar sua rentabilidade:

  • repare no imposto sobre o investimento;
  • tome cuidado com cobranças escondidas;
  • alcance a disciplina e a paciência;
  • aposte em estudos aprofundados sobre os investimentos escolhidos.

Como ocorrem as oscilações de preços de criptomoedas?

A rentabilidade das moedas digitais funciona a partir da lei da oferta e da demanda, oscilando ao decorrer do dia. Isso significa que quanto maior for a procura, maior será o preço da criptomoeda. Se não houver grandes procuras, o valor também será menor.

Dependendo da criptomoeda investida, é possível ter uma rentabilidade alta causada pela escassez no mercado. Um estoque limitado do ativo, aliado à alta procura, faz com que ela seja mais valorizada.

Conheça mais sobre a NovaDAX!

Se você está em busca de comprar e vender criptomoedas com mais facilidade, a NovaDAX é o local ideal. Faça seu cadastro e comece agora mesmo a ter mais lucros com os ativos digitais depois de saber o que é rentabilidade. Descubra mais!

Após saber mais sobre o que é rentabilidade, que tal ficar por dentro de outros assuntos sobre o universo das criptomoedas? No blog da NovaDAX, você encontra diversas dicas para colocar em prática nos seus investimentos. Confira agora mesmo e esteja sempre atualizado das novidades!

Compartilhe