A cada dia, mais e mais criptomoedas são lançadas no mercado. Do mesmo modo, o número de investidores interessados pelo mundo cripto também tem aumentado. Com isso, são criadas diversas soluções para os cripto ativos.
A reação do mercado é proporcionar maior facilidade para ter acesso a essas moedas digitais e isso inclui ir além das corretoras para realizar transações.
Aproveitando essa oportunidade, muitas fintechs adicionaram aos seus serviços a compra e venda de Bitcoin e, aos poucos, outras criptomoedas, como o Ethereum, também vêm sendo adicionadas.
Recentemente, essa oportunidade de negociar criptomoedas se estendeu para empresas de diferentes setores. Atualmente, um provedor de serviços Crypto as a Service (CaaS) tem ganhado muito destaque por facilitar a participação de diferentes empresas nesse processo.
O que é Crypto as a Service?
Crypto as a Service é um serviço que atua no mercado de cripto ativos. Esse serviço permite que diversas empresas, como fintechs, bancos, startups, e-commerces e outras instituições possam oferecer a seus clientes a negociação de criptomoedas em suas plataformas.
Uma das vantagens desse modelo é que uma empresa, ao contratar uma assinatura Crypto as a Service, pode aumentar sua receita com o mercado de cripto ativos. Especialistas afirmam que o mercado de criptomoedas é um dos mais promissores, por isso contratar esse modelo só trará benefícios para a empresa.
Como é o funcionamento do Crypto as a Service?
Para oferecer esse serviço, a empresa precisa instalar um API em aplicações de outros estabelecimentos. Com isso, outra empresa pode oferecer a compra e a venda de criptomoedas para os seus clientes diretamente em seu app.
Logo, a empresa que oferece o serviço de Crypto as a Service é responsável por negociar criptomoedas em outra plataforma. Para o cliente que está comprando, isso é indiferente, pois as criptomoedas disponibilizadas aparecem como sendo da empresa, porém os serviços e os cripto ativos oferecidos são de outra empresa.
Esse processo representa um grande avanço, já que qualquer empresa pode oferecer a possibilidade de compra ou venda de ativos digitais dentro de sua plataforma.
E se você pensa que oferecer o serviço de Crypto as a Service deve ser caro ou complexo, saiba que não é nada disso. Para oferecer esse serviço, você precisa de um API e esses modelos são fáceis de ser implementados. Podem, inclusive, ser personalizados conforme a necessidade do cliente.
Benefícios do Crypto as a Service para empresas
Algumas vantagens desse sistema já foram explicadas, porém existem muitas outras. Vejamos quais são:
- Aumento da receita: usando esse modelo Crypto as a Service, as empresas podem aumentar sua receita, oferecendo um serviço inovador.
- Avanço no mercado de criptomoedas: o modelo traz tecnologia e infraestrutura que contribui para o crescimento do ecossistema de criptomoedas.
- Estrutura de pagamento: a empresa que adota o modelo Crypto as a Service adquire um modelo de negócios que pode servir, futuramente, de base para uma nova estrutura de pagamento.
- Inclusão de novos ativos: com o modelo, é possível incluir novos ativos no mercado financeiro.
- Mercado promissor: diversos especialistas avaliam as criptomoedas como um dos sistemas mais promissores no longo prazo, apesar da grande variação de preço.
- A empresa não precisa estar envolvida no mercado cripto: o sistema Crypto as a Service permite que diversas empresas possam ter o seu modelo, mesmo não estando envolvidas diretamente no mercado de criptomoedas.
- Divulgação de marca: o modelo Crypto as a Service permite que investidores sejam atraídos para a sua marca, pois uma empresa que oferece esse serviço tem mais exposição, aumentando, assim, a base de clientes dos seus produtos ou serviços.
- Aumento no número de investidores: o mercado de criptomoedas só tende a crescer, pois cada vez mais aumenta o número de investidores.
- APIs customizados: a empresa que adere ao modelo Crypto as a Service tem a possibilidade de customizar o seu modelo de acordo com a demanda do seu tipo de cliente.
- Sistema seguro: o sistema costuma ser totalmente seguro e também é à prova de fraudes. Mesmo assim, é importante conhecer a empresa pela qual você está contratando o Crypto as a Service.
- Variedade de criptomoedas: com o modelo Crypto as a Service, você tem a oportunidade de oferecer para os seus clientes diversos tipos de criptomoedas.
Quais empresas podem ampliar o seu portfólio com cripto ativos?
Diversas empresas, dos mais variados segmentos, podem oferecer o modelo Crypto as a Service. Entre as empresas, estão: bancos, fintechs, e-commerces, instituições financeiras, programas de fidelidade, corretoras de investimentos e empresas em geral.
Uma dica para quem quer esse serviço: pesquise a reputação da empresa que vai contratar!
Agora, se você não tem uma empresa e quer somente negociar criptomoedas, que tal conhecer a NovaDAX? A plataforma tem diversas criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, inclusive é possível negociar seu Bitcoin com taxa zero!