happy man with cash dollars flying in home office rich from business online concept scaled

10 dicas sobre como ficar rico que você precisa saber

Ficar rico é o sonho de muitos brasileiros, mas não é uma tarefa fácil. Porém, não é impossível. Muitos acham que para ficar rico é necessário ganhar na loteria, ganhar uma herança ou entrar para o Big Brother Brasil. Estas são algumas alternativas, porém não são todos que têm essas oportunidades.

Então, para um pobre ser rico, depende somente da sorte?  

A resposta é não!

Muitas pessoas saíram do zero e conseguiram, aos poucos, juntar dinheiro e multiplicar o seu patrimônio. No entanto, para que isso fosse possível, elas percorreram um longo caminho, com muito estudo sobre finanças pessoais, planejamento e esforço. 

O que é ser rico?

Cada pessoa tem uma realidade. Para você, o que significa ser rico? É ter 1 milhão? É viver de renda? É não trabalhar mais? É realizar sonhos? 

Essas perguntas são muito importantes, pois o conceito de riqueza varia de pessoa para pessoa. Logo, se você tiver em mente o que é ser rico e aonde você quer chegar, será mais fácil atingir seus objetivos. Para atingir os seus objetivos de riqueza, nós separamos dez dicas de como ficar rico. 

1 – Economizar

Essa parece uma dica meio boba, mas saiba que existem pessoas que não conseguem economizar. Então a dica é: economize sempre, nem que seja um pouco, mas economize todos os meses. Controle o seu dinheiro, saiba quanto você ganha e quanto você pode gastar e ainda poupar. 

2 – Gaste menos do que você ganha

Tenha uma planilha e anote todos os seus gastos. Defina quanto você pode gastar no mês, porém esse gasto deve ser menos do que você ganha. A ideia é sobrar dinheiro para você investir. 

3 – Juros compostos

O poder dos juros compostos é incrível, por isso procure investimentos que possam aumentar o seu patrimônio. O tempo nos juros compostos traz bons rendimentos. 

4 – Pague suas dívidas

Antes de você poupar para ficar rico, você precisa liquidar suas dívidas. Faça um diagnóstico da sua situação financeira, calcule tudo que você deve e pense em maneiras de como você pode fazer para pagar suas dívidas. 

5 – Inflação: proteja-se da inflação!

Você precisa escolher investimentos pensando na inflação. No Brasil, a inflação é monitorada pelo IPCA. Isso quer dizer que em qualquer investimento que você fizer, deve considerar que ele pague acima da inflação, pois, se não pagar, você perderá o poder de compra. 

6 – Crie uma renda extra

Para a maioria das pessoas, a renda não é suficiente para atingir a meta dentro do prazo desejado. A solução é criar uma renda extra para alcançar os seus objetivos. Você deve diversificar a sua fonte de renda. Ter somente uma fonte de renda fará com que você demore muito para atingir os seus objetivos. Portanto, crie maneiras de aumentar os seus rendimentos. Você pode vender roupas, dirigir Uber, trabalhar como freelancer, entre outras opções. 

7 – Estude educação financeira

Tenha acesso a livros de pessoas influentes com dicas de educação financeira. Geralmente elas dão muitas dicas de como você pode fazer para organizar o seu orçamento e ainda começar a investir. Educar-se financeiramente significa adquirir bons hábitos financeiros, como não comprar por impulso ou não comprar coisas supérfluas. 

8 – Tenha metas

Você precisa saber aonde quer chegar, pois, como já foi dito, o significado de riqueza varia conforme a realidade de cada pessoa. Logo, você precisa saber aonde quer chegar e como vai fazer para atingir os seus objetivos. 

9 – Abra seu próprio negócio

Nem todas as pessoas que empreendem ficam ricas, mas quem tem uma empresa não se limita a ganhar somente o salário que o empregador determinou por mês. O empreendedor pode ganhar muito mais. Porém, abrir o próprio negócio implica ter muita dedicação e esforço. Você pode continuar no seu trabalho e ainda ter seu negócio próprio. Após conseguir estabilidade, você pode se dedicar somente ao seu negócio. 

10 – Busque investimentos de acordo com o seu perfil

Investir acelera o processo de ganhar dinheiro, porém, antes de investir, você deve identificar o seu perfil de investidor. Existem três tipos de perfis de investidores: conservador, moderado e agressivo. Após identificar o seu perfil, será mais fácil encontrar o investimento com o qual você mais se identifica. Por exemplo, se você tem um perfil mais agressivo, pode investir em renda variável. Na renda variável é onde estão os maiores retornos de investimentos, como ações, fundos imobiliários e criptomoedas. Para investir em ações e fundos imobiliários, você precisa ter uma conta em uma corretora e fazer sua compra pela plataforma. Agora, se você quiser comprar criptomoedas, que é um dos investimentos que mais se valorizou nos últimos anos, então você deve abrir uma conta em uma exchange. 

Qual exchange eu devo escolher?

Existem diversas exchanges e a NovaDAX é uma delas. Na plataforma, é possível comprar diferentes criptomoedas, como Bitcoin ou Ethereum. O diferencial da NovaDAX em relação às demais exchanges é que ela tem taxa zero para negociações com Bitcoin. Aproveite e dê os primeiros passos em direção à riqueza!

Compartilhe