bitcoin computer graphic card scaled

Block Explorer: como usar para acompanhar transações de criptomoedas

Para quem acha que transações em criptomoedas são totalmente privadas, saiba que não é bem assim. Transparência pública é um dos conceitos em criptomoedas. Saiba que as informações não são centralizadas, isto é, restritas a um grupo de pessoas, mas acessíveis a todos.  

No mundo das criptomoedas, é possível descobrir quantos Bitcoins uma pessoa possui e também é possível consultar dados públicos! E como fazer isso? Acompanhe o restante do artigo que nós vamos te explicar! 

Transparência Pública

As blockchains têm o conceito de transparência pública, no qual existem informações disponíveis para qualquer pessoa a qualquer momento. Por exemplo, você pode ter detalhes de transações em endereços bem específicos de carteiras, pode saber qual foi o valor negociado, o destino dos fundos, os saldos de endereços por meio das chaves públicas, acompanhar o andamento de um pagamento, as fontes e status de transações, ou seja, você pode ter acesso a vários dados. 

Isso só é possível por meio de exploradores, isto é, um Block Explorer. 

O que é um Block Explorer?

É um mecanismo de busca por meio do qual é possível extrair informações antigas e atuais de uma blockchain. Como o próprio nome diz, ele é um explorador de blocos, nele é possível acompanhar as transações na rede de criptomoedas. 

Você pode pesquisar no Block Explorer e obter algumas informações, como, por exemplo, ao inserir uma hash de transação de Bitcoin, você pode ver detalhes dessa operação. 

Como faço para encontrar detalhes de uma transação?

Para encontrar detalhes de uma transação que você fez, basta abrir sua carteira e encontrar o ID de transação (TXID). De modo geral, as carteiras oferecem uma lista muito clara das transações mais recentes. O ID de transação é uma sequência de letras e números. Após encontrá-lo, basta copiar e colar o ID da transação no Block Explorer. 

É muito importante encontrar o ID de uma transação, pois transações atrasadas causam muitas preocupações aos usuários. Logo, se você encontrar o ID, pode colocá-lo no Block Explorer e visualizar a transação. Se ela estiver lá, pode ter certeza de que sua transação está em andamento. Com o ID também é possível ter a prova de envio de uma transação. 

É muito provável que você encontre uma lista de TXID na sua carteira. Para ter acesso ao TXID que você está procurando, basta verificar dados como data, hora e valor enviado. 

Porém, existem alguns casos em que a transação não é encontrada no Block Explorer. Quando isso acontece, não se desespere! Pode ter ocorrido algum problema. Por exemplo, você estava procurando uma transação em BCH (Bitcoin Cash), mas listou em BTC (Bitcoin). Por isso, preste muita atenção ao colocar seu ID. 

Outro problema é quando você não copia corretamente o TXID da sua transação. Qualquer erro, uma letra ou número não copiado, os detalhes da sua transação não serão encontrados. Por isso, verifique se você copiou o ID de transação corretamente. 

Todos esses “probleminhas” são solucionáveis, porém existe outro problema que é muito difícil de resolver: quando a transação é enviada para o endereço errado. Quando isso acontece, é muito provável que você perca suas criptomoedas, pois é impossível receber suas moedas de volta, uma vez que não há possibilidade de desfazer uma transação realizada. Além disso, as carteiras não estão vinculadas à identidade de ninguém, logo não é possível entrar em contato com o proprietário da carteira de envio para que ele devolva suas moedas. 

Motivos para usar um Block Explorer

Como já foi dito, com o Block Explorer é possível ter acesso a diferentes tipos de dados. Vejamos mais detalhadamente como essa ferramenta pode ajudar você: 

  • É possível controlar saldos e gastos em endereços de contratos inteligentes. 
  • Antes de enviar criptomoedas para uma pessoa, é possível verificar se o endereço da carteira é um endereço válido. 
  • É a prova de que uma pessoa enviou criptomoedas para outra pessoa. 
  • Transações em atraso podem ter explicações no Block Explorer, nele é possível verificar o que há de errado nas transações e ainda obter o status da etapa em que ela se encontra. 
  • Ajuda o usuário a aprender sobre o custo atual de uma transação. 
  • Explora o histórico de transações de qualquer carteira. 
  • Alguns exploradores mostram a maior transação do dia. 
  • Permite encontrar quem minera determinado bloco. 

Melhores Block Explorer

  • Block Explorer: nessa plataforma o usuário pode pesquisar sobre Bitcoin Core, Bitcoin Cash e Zcash. 
  • BLOCKTRAIL: é possível pesquisar sobre Bitcoin e Bitcoin Cash. 
  • Blockchain.Info: dá suporte ao Bitcoin e a mais de 20 moedas fiat. 
  • BlockCypher: dá suporte às criptomoedas, como Bitcoin, Bitcoin Testnet, Litecoin, Dash e Dogecoin. 

Comece a investir

Após todas essas informações, basta você escolher uma exchange para realizar sua compra de criptomoedas. 

Saiba que na NovaDAX é possível negociar Bitcoin com taxa zero. Gostou? Então vem negociar o seu Bitcoin na NovaDAX.

Compartilhe