alta do bitcoin

Investir na bolsa de valores ou em criptomoedas? O que é melhor?

Nos últimos anos, o número de investidores tem aumentado cada vez mais. O mundo dos investimentos tem chamado a atenção dos brasileiros devido à instabilidade econômica do país e aos baixos rendimentos da tradicional poupança.

Na busca de rendimentos melhores, uns migram para renda fixa ou variável da bolsa de valores e outros para criptomoedas. Por isso, fizemos este artigo para aquelas pessoas que não sabem investir em nenhum dos dois. Fique por aqui que nós vamos te ajudar!

Como investir na bolsa de valores?

Para quem pensa que investir na bolsa é um investimento de risco, saiba que não é bem assim. Na bolsa de valores, existem tanto investimentos de risco, isto é, a renda variável e os mais conservadores que são os de renda fixa. É claro que, se você quer uma rentabilidade maior, o ideal é apostar em investimentos de risco.

De renda fixa são os investimentos indicados para quem tem o perfil mais conservador. Já os de renda variável são investimentos com melhores retornos, com eles é possível negociar participações nas empresas, que, de modo geral, são de grande porte.

Quem investe em renda variável busca adquirir ações com potencial de valorização, isto é, o investidor compra por um valor e, quando ocorrer uma alta, ele vende e ganha na valorização. Outra forma é ganhar com a distribuição de lucros das empresas.

Porém, para ter acesso a esses investimentos, as bolsas de valores de qualquer parte do mundo não aceitam o acesso direto do investidor. Para poder fazer a compra, é necessário atuar por meio de uma corretora de valores.

Mas saiba que, como toda renda variável, o investidor pode ter retorno positivo ou negativo, mesmo investindo em empresas tradicionais no mercado.

Como investir em criptomoedas?

As criptomoedas são moedas digitais descentralizadas, que não são controladas por nenhum tipo de órgão ou país e têm grande potencial de valorização. Elas se utilizam da tecnologia blockchain e da criptografia para validar as transações e criar mais moedas.

A sua negociação pode ser diretamente com pessoas, a chamada p2p, na qual o comprador transfere o dinheiro e depois recebe as criptomoedas. Isso é um risco caso a pessoa que está vendendo para você não seja confiável e não transfira as criptomoedas. Já o vendedor também corre o risco de ter a TED estornada.

Para o investidor ter mais segurança, existem as exchanges, que são corretoras que fazem a intermediação entre as transações de criptomoedas. Para que ocorra a venda e a compra de criptomoedas, as exchanges cobram uma taxa que varia de acordo com a exchange.

Geralmente, as exchanges possuem diversas moedas digitais para a compra e venda. Hoje, no mercado, existem diversas moedas digitais com alto potencial de valorização, porém a mais conhecida é o Bitcoin. A principal característica dessa moeda é a escassez, isto é, ela tem uma quantidade máxima que pode ser gerada.

Mas qual o melhor: investir na bolsa de valores ou criptomoedas?

Depende! Você precisa avaliar qual é o investimento mais vantajoso para você e qual deles se encaixa mais com o seu perfil. Vejamos um comparativo entre os dois mercados:

  • Horário: 0 horário de funcionamento da bolsa de valores é das 10h às 18h. Já para compra e venda de criptomoedas em exchanges é possível negociar a qualquer horário.
  • Segurança: ambos são seguros. Quem garante a segurança do mercado de criptomoedas é a blockchain, que funciona como um banco de dados.
  • Investimento: em ambos não é necessário ter muito dinheiro para investir. Com menos de R$100,00 você já pode começar a dar os primeiros passos nos investimentos.
  • Riscos: ambas têm riscos. As ações tendem a ter uma performance muito melhor quando há expansão da economia ou queda na taxa de juros. O Bitcoin, por ser um ativo negociado em dólar, é valorizado quando há a desvalorização do Real. Mesmo não sendo controlado por nenhum governo, existem acontecimentos que podem interferir no seu valor, tais como expansão política monetária e os bancos e governos injetando capital. Como é um tipo de investimento em que as pessoas ainda têm receio de apostar o seu dinheiro, o mercado de investidores é menor, com isso a negociação também se torna melhor. Por esse motivo, o Bitcoin pode ter oscilações bem fortes, tanto positivas como negativas.
  • Volatilidade: o Bitcoin tem oscilações de preço, tanto positivas como negativas. Se um investidor pegar uma alta, pode ver o seu dinheiro render bem mais do que qualquer investimento. O mercado de ações também apresenta volatilidade, porém em menor escala.

Afinal onde investir?

Por isso, a escolha de onde investir, se em bolsa de valores ou em criptomoedas, vai depender muito do perfil de cada pessoa. Se você quiser rendimentos melhores e optar por investir em criptomoedas, precisará de uma exchange de confiança para realizar suas transações. 

A exchange NovaDAX, possui uma plataforma global que traz as melhores soluções, proporcionando um ambiente ágil e seguro para os usuários. Continue navegando em nosso site e comece a negociar criptomoedas!

Compartilhe