logo
Criptomoedas/Berachain

Berachain (BERA)

Berachain é uma blockchain de camada 1 focada em DeFi, que adota o algoritmo de consenso Prova de Liquidez (PoL). Trata-se de uma plataforma que foca eficiência, liquidez e segurança, e que vem conquistando milhares de adeptos.

O algoritmo de consenso Prova de Liquidez ajuda a criar uma economia cooperativa que recompensa os usuários, busca reduzir a concentração de poder ao vincular recompensas à provisão ativa de liquidez — e não apenas ao staking passivo —, alinha protocolos e validadores e constrói liquidez de forma sistemática.

Desde o seu lançamento, a rede Berachain vem atraindo uma comunidade cada vez maior de desenvolvedores e usuários. Mais de 370 projetos estão sendo construídos na plataforma, e abrangem desde protocolos DeFi até marketplaces de NFTs, entre outras abordagens inovadoras.

Além disso, a rede já acumulou mais de 2,4 bilhões de reais em capitalização de mercado por meio de iniciativas como o programa Boyco Vault, o que só comprova a confiança em seu ecossistema.

A seguir, vamos falar sobre as características e os diferenciais da Berachain, o que torna a blockchain tão inovadora e quais são as vantagens de investir em suas criptomoedas nativas. Acompanhe!

O conceito da Berachain

A Berachain é uma blockchain de camada 1 (conhecida como L1) totalmente compatível com a Ethereum Virtual Machine (Máquina Virtual Ethereum, ou simplesmente EVM), e foi desenvolvida para oferecer segurança, escalabilidade, eficiência e liquidez aos usuários.

Essa blockchain se destaca por introduzir um inovador mecanismo de consenso, conhecido como Proof of Liquidity (PoL) ou, em português, Prova de Liquidez. Esse mecanismo redefine os incentivos econômicos na rede e prioriza a liquidez ativa em vez do simples staking de tokens.

O que é esse inovador mecanismo de consenso?

O PoL é um mecanismo de consenso que integra validadores, provedores de liquidez e usuários em um ciclo de incentivos sustentáveis. Ao contrário do Proof of Stake (PoS), em que os validadores são recompensados pelo staking de tokens, o PoL recompensa os participantes com base na liquidez fornecida.

Logo, o PoL não segue o sentido tradicional de um algoritmo de consenso, já que essa tecnologia é um sistema híbrido que realinha os incentivos de staking com liquidez fornecida. Esse tipo de sistema impacta diretamente quem valida blocos e quem influencia a governança, proporcionando uma certa descentralização da rede.

Os validadores são incentivados via delegações de $BGT, enquanto o $BERA é utilizado para taxas de transação e operações na rede. Dessa forma, a Berachain separa de maneira estratégica as funções de segurança e governança, criando um ciclo de liquidez autossustentável.

Como funciona a compatibilidade com a EVM?

A EVM é um ambiente de execução de contratos inteligentes (smart contracts) e transações na rede Ethereum e em outras blockchains compatíveis com ela, como é o caso da Berachain.

A Berachain foi desenvolvida sobre o Cosmos SDK e utiliza o BeaconKit, uma estrutura modular de consenso que integra o CometBFT. Isso permite uma finalização de transações mais rápida e eficiente.

A compatibilidade da blockchain com a EVM permite que desenvolvedores migrem ou criem aplicativos descentralizados (dApps) utilizando ferramentas e linguagens familiares do ecossistema Ethereum com facilidade.

Os tokens da Berachain

A Berachain adota um sistema de 3 tokens nativos, que funciona da seguinte maneira:

$BERA: é o token de utilidade da blockchain, usado para pagar taxas de transação e realizar staking. Ele é queimado após o uso, o que diminui a sua oferta circulante ao longo do tempo.

$BGT (Bera Governance Token): é o token de governança não transferível da Berachain, obtido por meio de participação ativa na rede, como fornecimento de liquidez. Seus detentores podem participar de votações sobre o futuro da rede e o token pode ser queimado para obter $BERA.

$HONEY: trata-se da stablecoin nativa da Berachain, que está lastreada em ativos colaterais, e foi especialmente criada para facilitar transações estáveis dentro do ecossistema.

Esse modelo econômico de tokens tem como propósito criar uma economia blockchain equilibrada e sustentável, em que cada token desempenha um papel específico.

Invista nos tokens da Berachain na NovaDAX

Como vimos, a Berachain tem 3 tokens nativos, que estão disponíveis na NovaDAX. Investir na NovaDAX traz uma série de vantagens, como as menores taxas para a América Latina, mais de 500 criptomoedas listadas e gráficos com a cotação das principais moedas, atualizados em tempo real.

Invista nos tokens da Berachain ou em centenas de outros criptoativos. Crie agora mesmo a sua conta gratuita na NovaDAX e entre nesse mercado que não para de crescer!