A máxima “quando a esmola é muita, o santo desconfia” não poderia ser mais verdadeira quando se fala sobre o que é pirâmide financeira. Promessas de investimentos com ganhos fora da realidade, em um prazo recorde, fazem brilhar os olhos, mas devem acender uma luz amarela.
A pirâmide financeira é tão comum que é quase impossível não encontrar alguém que não tenha participado de uma, visto algum anúncio ou ouvido falar pelo menos. Embora seja comum, esse tipo de organização é considerada crime no Brasil. Veja o que é, como surgiu e como não cair em uma.
A formação da pirâmide
O que caracteriza uma pirâmide financeira é justamente a maneira como ela se forma: começa com alguém que “vende” um investimento de grande e rápido retorno. Para o esquema ser lucrativo, a pessoa precisa vender a ideia para outras duas, incentivadas a chamar mais gente para participar.
O primeiro membro fica no topo e vende o investimento para mais pessoas, que ficam em níveis mais baixos. Conforme mais gente participa, mais os membros dos níveis superiores ganham. A estrutura se assemelha a uma pirâmide, por isso, recebe esse nome.
Para entender o que é pirâmide financeira, perceba que esse esquema precisa ser continuamente alimentado. Somente assim, as pessoas que entraram antes continuam ganhando um percentual sobre os novos membros. Porém, se esse sistema não se sustenta, a pirâmide cai.
Os selos de cartas e o golpe
Os Correios sempre tiveram um papel fundamental na comunicação das pessoas, independentemente de onde elas morassem. Isso permitiu que alguém que vivesse na Europa, por exemplo, mandasse uma carta para os Estados Unidos com um tipo de cupom com o valor de um selo para responder à correspondência. Com isso, o destinatário não precisava pagar pela carta-resposta.
Porém, com a Primeira Guerra Mundial, a economia europeia ficou destroçada, e o valor do selo-resposta tornou-se muito menor que o dos selos vendidos nos Estados Unidos. A partir disso, o italiano Charles Ponzi teve uma ideia.
Quando se fala sobre o que é pirâmide financeira, não tem como não lembrar de Ponzi, que se mudou para os Estados Unidos pouco antes do final da guerra. Ele percebeu que seria possível “comprar” esses cupons, revendê-los a um preço muito maior e ganhar em cima disso.
A pirâmide de Ponzi
Com essa ideia de venda, Ponzi convenceu outras pessoas a fazerem o mesmo: ele vendia os selos a outras pessoas, que os revendiam a mais outras, e por aí vai. Na verdade, ele nunca vendeu selo algum: os rendimentos do “investimento” vinham da adesão de novos membros.
Ponzi e os primeiros participantes do esquema lucravam às custas dos novos membros, o que trazia um certo ar de credibilidade para o sistema. Contudo, a estrutura não se sustentou, ele foi preso, deportado para a Itália e foi parar no Brasil. Não à toa, a pirâmide financeira também chamada de esquema de Ponzi.
Como não cair nessa armadilha?
É muito tentador participar de um investimento que promete lucros altos em pouco tempo, principalmente ao estar em uma situação financeira delicada. No entanto, é necessário redobrar a atenção quando se fala sobre o que é pirâmide financeira: tome cuidado com promessas enganosas.
Para saber como identificar as pirâmides financeiras atuais, o primeiro sinal são as promessas de lucros altíssimos. Pesquise o nome da empresa na internet, veja como está o CNPJ dela e se as informações conferem. Há muitos casos de corretoras que usam registros falsos ou não relacionados a investimentos.
Ultimamente, esses esquemas de pirâmide se passam por empresas que vendem ações e até criptomoedas. Veja se a empresa existe no registro da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, na CVM (Comissão de Valores Imobiliários) e em fóruns de blockchains e ativos digitais.
Pirâmide X marketing multinível
Qual é a diferença entre pirâmide financeira e marketing multinível? Na pirâmide, não se “vende” nada, apesar de exigir um investimento inicial. No marketing multinível, o participante vende um produto ou um serviço e ganha uma comissão somente sobre a venda, sem precisar de pagamentos adiantados.
Outra diferença importante quando se fala sobre o que é pirâmide financeira é que o marketing multinível é uma atividade legalizada e tem empresas com registros oficiais. Já a pirâmide é uma atividade ilegal. Quem participa dela comete um crime contra o sistema financeiro.
Pirâmides famosas no Brasil
Embora esse golpe nunca tenha deixado de existir, houve casos que se tornaram célebres. Uma das pirâmides financeiras famosas no Brasil foi a da Fazendas Reunidas Boi Gordo. A ideia era investir em gado no interior de Goiás que nunca existiu. O esquema chegou a reunir 30 mil pessoas e gerar um prejuízo de R$ 4 bilhões.
Outro caso famoso foi o TelexFREE, que dizia fazer ligações telefônicas via internet e lucrava bastante com isso. O sucesso foi tanto que a empresa patrocinou até o time de futebol do Botafogo. É claro que o esquema não se sustentou, e a Justiça decretou a falência da empresa, que ainda deve bilhões para os investidores.
No mundo das criptomoedas, houve o golpe da Atlas Quantum. Ela dizia fazer negociações com ativos digitais via robôs e chegou a anunciar negócios no exterior, mas tudo era mentira. O esquema ruiu quando a Polícia Federal descobriu o golpe e fez mandados de busca e apreensão.
Saiba mais sobre criptomoedas!
Agora que você sabe o que é pirâmide financeira e como não cair em uma, continue lendo os conteúdos do blog da NovaDAX para ficar por dentro do mundo das criptomoedas e fazer os melhores investimentos!