cpu miner

O que é CPU miner e como minerar com CPU?

A mineração de criptomoedas é uma das formas de ganhar dinheiro com o mundo dos ativos digitais. Basicamente, trata-se de usar o computador para resolver algoritmos complexos e receber uma recompensa por isso. Porém, é necessário ter uma CPU miner especializada? É possível minerar em casa?

Afinal, para minerar a criptomoeda mais conhecida, o Bitcoin, hoje em dia, são necessários computadores especializados e altamente dedicados, com uma grande capacidade de processamento. Dessa forma, ainda compensa usar PCs tradicionais para fazer esse trabalho? A seguir, veja como funciona.

O que é mineração de criptomoedas?

Mineração de criptomoedas é a sequência de processos que os computadores fazem para resolver novos algoritmos no blockchain, de forma a validar essas informações. Diversos mineradores estão nessa tarefa simultaneamente. O primeiro a resolvê-la recebe uma recompensa: a criptomoeda em questão.

O que é minerar com CPU? É colocar o computador para processar todos os algoritmos do blockchain. Nesse caso, o processador do PC faz todas as contas. Milhões de cálculos devem ser feitos muito rapidamente para minerar antes dos outros.

O Bitcoin surgiu assim: para que mais moedas pudessem ser lançadas, os códigos deveriam ser solucionados. No começo, a mineração era mais simples porque havia menos mineradores no trabalho, e os códigos não eram complexos.

Quanto mais escasso, mais valioso

Assim como a mineração de metais preciosos, como ouro ou prata, é trabalhosa, mas o resultado é recompensador, acontece a mesma coisa com os ativos digitais. Os códigos não são infinitos: assim, o minerador de criptomoedas precisa trabalhar bastante para resolvê-los e receber por isso.

Para ter uma ideia, o Bitcoin pode emitir até 21 milhões de moedas, e já foram mineradas quase 19 milhões. Ou seja, para conseguir os 2 milhões restantes, será mais trabalhoso e complicado, o que exige computadores mais potentes. Assim, a CPU miner não é a melhor opção para esse ativo digital.

Como minerar com CPU?

Para fazer mineração com CPU, o primeiro passo é saber qual criptomoeda você vai minerar. No caso do Bitcoin e outras opções que usam o sistema PoW (Proof of Work, ou Prova de Trabalho), quanto maior a capacidade de processamento, melhor para a mineração.

Ocorre que o Bitcoin exige máquinas extremamente potentes, que só realizam esse trabalho, como os ASICs (circuitos integrados de aplicação específica). A capacidade de processamento é muito superior a dos PCs tradicionais, realizando os cálculos muito mais rápido.

Como os ASICs funcionam?

Por serem circuitos integralmente dedicados ao cálculo dos algoritmos das criptomoedas, ficam na frente dos outros computadores na hora de resolver as contas. Porém, há dois problemas que inviabilizam o uso dessa CPU para mineração para a grande maioria das pessoas. 

O primeiro deles é que os ASICs são muito mais caros que os computadores normais. O segundo é que eles consomem mais energia elétrica para funcionarem. Contudo, o consumo de eletricidade não é exclusividade dos ASICs, a CPU miner já usa mais energia que os processos normais.

Minerar com CPU

Dessa forma, para saber como minerar com CPU, vale fazer uma pesquisa para saber em qual projeto de criptomoedas se dedicar com seu PC, de forma a ter o melhor custo-benefício, ou seja: em quais processadores investir e quanto tempo a máquina ficará ligada.

Para isso, procure o melhor processador possível. Um detalhe a ser notado é a quantidade de núcleos, que fazem a parte dos cálculos. Quanto mais núcleos, melhor. Também há as threads, ou linhas de execução. Elas dividem o trabalho entre os núcleos — mais threads aumentam a divisão e a rapidez no trabalho.

Outras formas de mineração com CPU

Além da CPU miner, existem mais dois outros jeitos de minerar ativos digitais. Um deles é a GPU (unidade de processamento gráfico), a famosa placa de vídeo dos PCs. Ela ajuda o processador a dar conta da quantidade de cálculos a ser feita.

Também tem o pool de mineração: grupos de centenas de mineradores que usam máquinas em conjunto para minerar criptomoedas. Quando uma delas é encontrada, o valor é dividido entre os participantes. Veja se há uma taxa a ser descontada quando isso acontece para decidir se vale a pena participar.

Software para mineração

Uma vez que você escolheu o projeto ou o ativo digital, é hora de ver quais softwares são mais adequados. Geralmente, eles processam várias moedas, assim dá para escolher quais delas se adaptam melhor ao seu PC.

O PC deve atender a determinados requisitos para rodar um programa de mineração de criptomoedas. Assim, veja se é necessário apenas um processador potente ou uma GPU para acelerar o processo. 

Saiba mais sobre criptomoedas

Agora que você sabe o que é CPU miner, continue lendo o blog da NovaDAX para conhecer mais sobre o mundo dos ativos digitais e dos blockchains, além de acompanhar as novidades das criptomoedas. Acesse e fique por dentro!

 

Compartilhe