Golpes de criptomoedas

Principais golpes de criptomoedas e como evitá-los

As fraudes digitais estão cada vez mais elaboradas. Por esse motivo, o mercado de moedas digitais se tornou um grande alvo de golpes de criptomoedas. De forma geral, o perigo não está nas criptos ou no sistema blockchain em si, mas em sites falsos e esquemas de pirâmide criados por golpistas.

O princípio das fraudes com criptomoedas é similar a outros golpes aplicados utilizando e-mail, redes sociais, SMS e promessas falsas de ganhos financeiros rápidos. A seguir, vamos explicar os principais golpes aplicados atualmente e como se proteger deles.

5 golpes de criptomoedas aos quais você deve ficar atento

Ninguém está imune aos golpes, portanto, todo cuidado é pouco no que diz respeito aos investimentos. Caso você se depare com sites que ofertam criptomoedas por preços muito baixos ou com perfis em redes sociais sorteando os ativos, desconfie.

1. Golpes com phishing

O e-mail é uma das principais ferramentas utilizadas por golpistas para inúmeros tipos de fraudes. Golpes envolvendo-o pertencem a uma categoria chamada phishing, em que o objetivo é roubar dados pessoais do usuário e obter vantagens financeiras.

De forma geral, esse tipo de golpe começa com o envio de um e-mail muito similar ao que a empresa verdadeira envia. Normalmente, as solicitações da mensagem envolvem a confirmação de dados por meio do redirecionamento a um link presente no conteúdo.

O site, também muito parecido com o verdadeiro, rouba as informações enviadas pelo usuário e as repassa para os golpistas. A partir daí, eles podem tanto partir para o roubo efetivo quanto para chantagens.

Ao receber qualquer e-mail, atente-se aos detalhes: procure palavras com erros de digitação ou pontuação, verifique o logo da empresa e, principalmente, cheque o e-mail do remetente. Eles costumam ser muito similares ao original, mas às vezes repetem alguma letra ou trocam a letra “O” pelo número “0”, por exemplo.

Segundo Vinicius Ferrero, especialista em criptomoedas e dono do canal Bitnoob, você sempre deve ficar alerta ao receber contato de uma suposta exchange. Isso porque os contatos falsos, como o phishing, por exemplo, estão entre as principais formas de aplicar golpes.

“Um dos golpes mais comum que existe é quando os investidores recebem abordagens de outras pessoas que falsamente se identificam como membro de alguma exchange e solicitam dados sensíveis como logins e senhas para solucionar algum tipo de problema ou ofertando algum bônus inexistente”, explica.

2. Esquema de pirâmide financeira

Quando falamos sobre dinheiro e investimentos, dificilmente você multiplicará o seu patrimônio em um mês ou ganhará enormes quantias em um curto período de tempo. Por acreditar em falsas promessas, muitas pessoas caem no famoso golpe de pirâmide.

Os golpistas costumam atrair as vítimas com propostas de investimentos que trarão retorno quase imediato. Normalmente, vendem uma ideia de projeto com criptomoedas novas e inovadoras no mercado. No entanto, para fazer parte, a pessoa precisa pagar um valor e ainda trazer outros investidores para participarem.

Dessa forma, a pirâmide de criptomoedas arrecada cada vez mais dinheiro, seja vendendo as informações pessoais dos participantes para empresas ou cobrando pela entrada do esquema.

A principal forma de se proteger dos esquemas de pirâmide é ficar atento às movimentações do mercado e às cotações das criptomoedas para entender se a promessa feita é viável ou não. Além disso, verifique sempre se o ativo oferecido realmente existe e está cadastrado em alguma exchange de confiança.

Golpes de criptomoedas

3. Esquemas de investimento

Esse tipo de fraude com criptomoedas é bastante elaborado. O golpe começa quando os criminosos criam uma nova criptomoeda e investem altos valores nela para que tenha uma valorização súbita. A partir daí, eles começam um processo intenso de divulgação do ativo para atrair novos investidores.

Após muitas vítimas investirem na cripto, todos os envolvidos na fraude vendem seus ativos simultaneamente. Dessa forma, eles conseguem lucrar um alto valor, pois a moeda valorizou rapidamente. Ao mesmo tempo, causam uma desvalorização instantânea e grande prejuízo para os novos investidores.

Por esse motivo, sempre observe o histórico da moeda antes de investir nela. Pesquise o registro desde o momento da criação e observe a flutuação de valores. De forma geral, um ativo recém-criado tem valores menores. Caso ele apresente um aumento muito repentino no preço, desconfie.

4. Sites que vendem criptomoedas por valores muito baixos

Outra forma bastante comum de aplicar golpes de criptomoedas na internet envolve sites falsos. Nesse tipo de fraude, são oferecidos bitcoins ou outras moedas consolidadas a preços mais baixos, com o objetivo de direcionar as vítimas para um site criado pelos golpistas.

Os fraudadores criam corretoras falsas que negociam criptomoedas com valores abaixo do mercado e, em alguns casos, que oferecem até moedas gratuitamente para quem fizer um cadastro. As vítimas são atraídas pelo suposto ganho financeiro e, ao investirem, têm o dinheiro roubado.

De acordo com Vinícius, esse está entre os principais sinais de alerta. “Quando existe uma oferta que parece boa demais pra ser verdade, como por exemplo quando os golpistas solicitam um depósito de um valor X para o usuário receber um bônus de 2X logo em seguida, desconfie”, comenta.

A melhor forma de evitar essa situação é optando por exchanges consolidadas no mercado. Novamente, desconfie de ofertas que parecem boas demais para serem verdade. A NovaDAX é uma corretora regulamentada por todas as leis aplicáveis no Brasil e com permissão da Receita Federal para atuar no mercado.

5. Sorteios em redes sociais

As redes sociais também são utilizadas para aplicar golpes. A fraude dos sorteios utiliza influenciadores digitais com engajamento alto para divulgar uma suposta nova criptomoeda que está sendo sorteada no perfil criado pelos golpistas.

Para participar do sorteio, as vítimas precisam comprar a cripto divulgada e enviar o pagamento em bitcoin, ou então se cadastrarem em uma corretora fake. Por confiarem nas indicações dos influenciadores, muitos seguidores acabam caindo no golpe.

No entanto, muitas vezes, o próprio influenciador não sabe que se trata de um golpe. Por isso, analise bem a empresa que está promovendo o sorteio. Uma boa forma de reconhecer um sorteio legal é questionar se ele está registrado na Caixa Econômica Federal.

Ainda que muitos perfis em redes sociais não sigam essa regra, sorteios ou concursos realizados por meios virtuais devem ser registrados e autorizados pela Caixa. Inclusive, prêmios em dinheiro são proibidos pelo Ministério da Economia.

Invista em criptomoedas com segurança na NovaDAX!

Vinícius finaliza recomendando que as pessoas jamais forneçam seus dados e os dados de suas contas para terceiros, não cliquem em links de procedência desconhecida e sempre mantenha seus ativos em uma carteira particular.

A melhor forma de evitar golpes de criptomoedas é contar com uma exchange segura e confiável para investir. Na NovaDAX, você pode negociar os seus ativos e, ainda, utilizá-los para pagamentos em qualquer lugar com o Cartão NovaDAX.

Portanto, não tenha medo dos ativos digitais. Existem muitas criptomoedas seguras para investir, basta seguir as nossas recomendações para ficar longe dos golpes virtuais.

Compartilhe