[rank_math_breadcrumb]

Dollar-Cost Averaging será a melhor estratégia de investir em Bitcoin?

Na jornada de investimento em Bitcoin, algumas pessoas saem milionárias e outras falidas. Uma das diferenças entre os que ganham e os que perdem, é possuir a capacidade de manter a calma em frente às flutuações do mercado ou não.

Embora a alta do Bitcoin possa trazer oportunidades incríveis para os traders lucrarem, investimentos impulsivos nesta moeda são sempre perigosos, pois as correções dela também poderão ser grandes. Se você quiser se tornar um investidor bem sucedido, somente boas estratégias não são suficientes: você também precisa ter o controle das emoções.

No entanto, seja quem for, não é possível controlar completamente a nossa impulsividade e nosso desejo de ganhar Bitcoin rápido, pois somos seres humanos cheios de emoções. Por essa razão, você deve conhecer Dollar-Cost Averaging (DCA), a estratégia que o ajuda a evitar impulsividade no investimento em Bitcoin.

O que é Dollar-Cost Averaging (DCA)

Dollar-Cost Averaging (DCA, em português “A média do custo em dólar”) é uma estratégia de investimento na qual um investidor divide o valor total a ser investido nas compras periódicas de um ativo alvo como o Bitcoin. O objetivo de fazer isso é reduzir o impacto da volatilidade na compra geral.

As compras ocorrem independentemente do preço do ativo e em intervalos regulares. Com isso, essa estratégia remove muito do trabalho detalhado de tentar cronometrar o mercado a fim de fazer compras de ações pelos melhores preços.

Em geral, é um plano de investimento automático constante que faz compra pouco a pouco e gera lucros pouco a pouco.

Dollar-Cost Averaging (DCA) é a melhor estratégia para investir em Bitcoin?

Os defensores de Dollar Cost Averaging (DCA) consideram que é uma estratégia de investimento equilibrada. Com essa estratégia, o investidor escolhe um plano para comprar pequenas quantidades de bitcoin em intervalos regulares. Desta maneira, embora algumas baixas de preços possam passar despercebidas, podem ser evitados casos de comprar demasiado na alta do Bitcoin e, consequentemente, acabar perdendo.

Por mais experiente que o investidor seja, não será possível cronometrar de forma previsível e consistente os mercados de criptomoeadas, sendo que estes são afetados a todos os tipos de variáveis. Por isso, uma estratégia equilibrada de investimento de Bitcoin como Dollar-Cost Averaging pode ser uma boa opção.

Além disso, o Dollar-Cost Averaging tem outra vantagem ao investir em Bitcoin. Olhando para as variações de BTC, você pode descobrir duas caraterísticas dele: tendência positiva em geral e flutuações forte ao curto prazo. Neste caso, investimentos regulares em Bitcoin poderá resultar em lucros promissores sem riscar tanto como compra de quantidade de magnitude de uma vez.

Quantos Bitcoins você pode ganhar aproveitando Dollar-Cost Averaging?

Para ter uma referência sobre quantos Bitcoins poderá ganhar aproveitando a estratégia de Dollar-Cost Averaging, você pode utilizar a função chamada Simulação Histórica na NovaDAX.

Como pode ver no print, se você tivesse investido R$100 a cada 7 dias durante os últimos 12 meses para comprar BTC, seu retorno sobre o investimento seria 139,67% no final do período.

Como aplicar Dollar-Cost Averaging ao investimento em Bitcoin?

Dollar-Cost Averaging não exige nenhuma análise técnica, por isso é simples mesmo para iniciantes.

Você pode estabelecer um plano de investimento automático na NovaDAX para investir regular e automaticamente em Bitcoin pouco a pouco.

Veja como fazer passo a passo:

1. Entre a página de Comprar e Vender para fazer Compra Recorrente. (Se não tiver uma conta na NovaDAX, você pode fazer o cadastro primeiro.)

2. Clique no campo onde “compra única” está aparecendo para ver as frequências de compra possíveis. As opções incluem todos os dias, cada três, sete e trinta dias.

3. Escolha a frequência de compra desejada, coloque o valor de compra e clique em “COMPRA IMEDIATA BTC”. Assim seu plano de investimento automático está estabelecido!

 

Para verificar, pausar, reativar e terminar seu plano de investimento automático, siga instruções abaixo:

1. Clique no botão em formato de carteira no menu principal e escolhe “Plano de Investimento Automático”.

2. Clique nos botões respectivos a próxima tela para pausar, reativar e terminar seu plano.

Atenção: Para a compra recorrente se realizar com sucesso, você deve garantir que o saldo da conta estiver sempre suficiente.

Por exemplo, você escolhe comprar BTC valendo 100 BRL todos os dias na NovaDAX, aproveitando a função Compra Recorrente. Assim o sistema vai usar 100 BRL da sua conta todos os dias para comprar BTC. Se algum dia, o saldo ficar menor de 100 BRL, a compra daquele dia não será realizada, mas a compra recorrente voltará a funcionar quando o saldo estiver suficiente de novo.

Para mais dúvidas em relação à compra recorrente e o plano de investimento  automático que a NovaDAX oferece, você pode entrar em contato pelo e-mail suporte@novadax.com

Compartilhe

Leia mais