UMA

O que é UMA?

O protocolo se propõe em oferecer diversas soluções parra produtos financeiros sofisticados, representação de ativos e também um conjunto de ferramentas para desenvolver essas soluções, por exemplo:

1. ativos sintéticos (uma representação de um ativo já existente, como por exemplo uma ação de empresa);
2. instrumentos sofisticados construídos com colaterização através de um contrato inteligente;
3. implementações pré construídas para facilitar que outros desenvolvedores também usem a plataforma UMA e aproveitem os benefícios.

O token, criado na rede Ethereum sob o padrão ERC-20, tem 100 milhões de unidades disponíveis e parte deles (aproximadamente 2%) foram oferecidos via o projeto De-Fi Uniswap em um processo chamado Initial DEX Offering (uma espécie de ICO, mas por uma DEX – exchange descentralizada, que no caso foi a Uniswap).

Quais são as vantagens da UMA?

O time UMA trouxe um conceito interessante na forma de fazer o processo de colaterização de um ativo dentro de um contrato inteligente. Conseguiram ajustar pontos críticos e contornar problemas das implementações usando oráculos (oracles).

Basicamente, no projeto UMA, o uso de oráculos (que geralmente são utilizados para referência de preços dos ativos a serem sintetizados) foi melhorando o processo por conta do método para ter a contraparte no contrato inteligente. Em implementações comuns usando oráculos, volatilidade de preços de forma agressiva atrapalha muito todo o processo. Já no projeto UMA, a solução foi colocar em disputa o consenso para a taxa do ativo praticado (onde chamam essa ação de disputa, diz respeito ao fator que será utilizado para liquidar ou não a posição), cujo papel dessa ação fica sob responsabilidade dos detentores de ativos UMA.

Se mede o fator de consenso para essas disputas pelo conhecido custo de corrupção (CoC), onde basicamente para cada contrato na rede UMA o CoC se dá pelo valor de 51% de todas unidades de UMA.

As unidades de UMA também são usadas para a governança da rede bem como na efetivação dos contratos inteligentes cujo papel é fechar a contraparte com seu respectivo colateral.

O projeto já conta com muitas aplicações construídas bem como ativos sintéticos em execução na rede, com destaque para:

1. Especificação de protocolo para transações, cujo o estudo de origem foi o whitepaper BitDEX: Building A Decentralized BitMEX Using Priceless Financial Contracts (basicamente é uma implementação da famosa exchange BitMEX, mas com toda tecnologia UMA);

2. Projeto Jarvis: exchange De-Fi;

3. USD: ativo sintético baseado no dólar americano com opção de alavancagem;

4. GAS: índice com referência no preço de gás da rede Ethereum;

  • uma
    UMA
    R$16.150.620% 24H
  • As criptomoedas mais conceituadas do mercado em um só lugar.

    Para começar a investir, é importante saber quais são os principais tipos de criptomoedas do mercado de modo a diferenciar e conhecer as especificidades de cada uma. Veja!

    Como comprar e vender UMA na NovaDAX

    Após se cadastrar na NovaDAX, é possível começar a comprar e vender UMA de uma maneira rápida e fácil!

    Ao definir o valor em fiat ou ainda em outra criptomoeda para depositar, como Ethereum (ETH), Ripple (XRP) e Stellar (XLM), o próximo passo é acessar a sua conta por meio do ícone da carteira no menu principal, na qual você vai encontrar as opções para depositar e sacar todas as moedas.

    Siga o passo a passo e fique atento ao criar a ordem de depósito. Para informações sobre prazos de aprovação, ACESSE AQUI .

    Acesse a opção NEGOCIAÇÃO no menu principal para transações de UMA com fiat (Comprar e Vender) ou Negociações cripto-cripto.

    Cotação do UMA

    Veja o gráfico de Cotação do UMA e outras criptomoedas