Pessoa calculando as contas na calculadora.

Conheça a regra 50/30/20 para melhorar sua gestão financeira

Uma das estratégias mais populares e eficazes de gestão das finanças pessoais é a regra 50/30/20. Esse método subdivide a renda líquida mensal em custos fixos, variáveis e reserva financeira, de forma equilibrada.

Neste post, a NovaDAX explica no que esse método consiste, como ele funciona e qual é a importância para o controle financeiro. Você também vai conhecer uma alternativa vantajosa para investir o dinheiro que sobra e multiplicar o seu patrimônio.

O que é a regra 50/30/20?

A regra 50/30/20 sugere a divisão da renda em 3 categorias: gastos essenciais, despesas variáveis e reserva usada em projetos futuros ou eventuais emergências.

De acordo com essa regra, 50% da renda deve ser reservada aos gastos fixos, ou seja, às necessidades básicas, como moradia, alimentação, transporte, saúde, contas de consumo e demais despesas essenciais.

Outros 30% da renda devem ser destinados aos gastos variáveis. Em geral, nessa categoria, entram despesas consideradas supérfluas, ligadas ao desejo e ao lazer. É o caso das assinaturas de streaming, dos gastos no salão de beleza ou no bar, das compras on-line, entre outros exemplos.

Por fim, os 20% restantes devem ser reservados para as economias, como a poupança, os investimentos e o pagamento de dívidas. Esses recursos podem ser empregados na criação de uma reserva de emergência, um plano de aposentadoria ou outros objetivos financeiros de longo prazo.

Qual é a importância da regra 50/30/20?

O principal objetivo da regra 50/30/20 é equilibrar as receitas e as despesas, economizar dinheiro para sair do endividamento, construir um fundo para emergências, investir e transformar sonhos em realidade, como uma viagem internacional, a compra de um carro ou uma casa.

O mais legal é que priorizar as despesas já é uma forma de, automaticamente, cuidar da organização financeira e prestar atenção na forma como o dinheiro é gasto. Afinal, para manter o controle e seguir o método, é preciso elencar tudo o que sai da conta em uma planilha, um app ou um caderno.

O método 50/30/20 tem dupla função: ele é um incentivo para poupar dinheiro e evitar desperdícios, assim como servir de estímulo para organizar as finanças e ter maior controle sobre o dinheiro.

Porém, é importante lembrar que a regra 50/30/20 é apenas uma diretriz, não uma obrigatoriedade. O ideal é que cada pessoa distribua os próprios rendimentos de acordo com necessidades e prioridades pessoais.

Vale a pena usar esse método de gestão financeira?

Adotar essa regra é muito vantajoso para quem quer assumir o controle sobre as finanças pessoais e gerir rendimentos de forma mais inteligente. Afinal, esse método é muito útil para fazer o planejamento financeiro e permitir com que sobre dinheiro no fim do mês.

Todo mundo sabe que controlar as despesas e as receitas é a melhor maneira de se manter no azul e evitar gastar mais do que ganha. Além disso, ajuda a priorizar os gastos e cortar os supérfluos. Assim, você economiza para ter um futuro mais tranquilo.

O que fazer depois de organizar a vida financeira?

Depois que você adotar a regra 50/30/20 com sucesso e criar a reserva financeira, o passo seguinte é fazer seu dinheiro render por meio de investimentos. Isso vai ajudar na construção de um patrimônio a longo prazo e garantir mais qualidade de vida.

A dica é sempre diversificar a carteira de investimentos em vez de apostar todas as fichas em uma única possibilidade. Por isso, além de alocar parte do dinheiro em investimentos mais conservadores, que envolvem menos riscos, é importante destinar parte dos recursos em ativos de maior rentabilidade.

Esse é o caso das criptomoedas, por exemplo. Esse tipo de investimento é muito popular nos últimos tempos, e não é à toa. Afinal, é financeiramente muito vantajoso e tem potencial de gerar rendimentos substanciais, fazendo seu dinheiro se multiplicar. A seguir, confira como dar os primeiros passos.

Como investir em criptomoedas de forma prática?

A primeira coisa que você precisa fazer para comprar e vender criptomoeda é abrir uma conta gratuita na NovaDAX. O processo é totalmente transparente, seguro e muito rápido, já que basta fornecer algumas informações para fazer o cadastro.

Com a conta criada, o próximo passo é transferir dinheiro para ela, comprar moedas digitais e montar a carteira virtual. Como acontece em qualquer ativo de renda variável, o ideal é comprar na baixa e vender na alta. Assim, você consegue obter resultados muito melhores.

Além de negociar os criptoativos com outros usuários, você consegue acompanhar a cotação das principais criptomoedas do mercado em tempo real por meio de gráficos. Assim, é mais fácil tomar as decisões de compra e venda de forma assertiva.

Seguir a regra 50/30/20 e investir em criptomoedas com a ajuda da NovaDAX é uma boa fórmula para alcançar os resultados desejados! Quer explorar o mercado das criptomoedas e diversificar sua carteira de investimentos? Crie a sua conta gratuitamente e comece a investir!

Compartilhe