Se você tem planos para o futuro, como viajar, comprar um automóvel e até um imóvel, o primeiro passo é pensar em como se organizar financeiramente. Isso ajuda tanto a não se apertar nas contas quanto ter algum dinheiro para dedicar aos investimentos.
Afinal, organizando-se financeiramente, você sabe como cuidar do seu dinheiro. Veja algumas dicas para guardar para algum projeto, aplicar e até criar uma reserva financeira para algum imprevisto.
Coloque as contas em ordem a partir de 3 passos
Diferente do que se imagina, ter segurança financeira é usar recursos de forma consciente, sem deixar nenhuma dívida para trás e contar com algum dinheiro quando for necessário. Veja três dicas importantes.
Mapeie a sua vida financeira
Para aprender como se organizar financeiramente, o primeiro passo é anotar todos os seus recebimentos e os seus gastos. Isso inclui a renda que você recebe via salário, aluguéis e trabalhos extras.
Não deixe nenhuma despesa de fora, desde as contas fixas (como água, luz, telefone, gás e internet) até os gastos com transporte, alimentação, vestuário e lazer.
Isso garante que você saiba quanto sobra no final do mês para seguir para a segunda parte do projeto de organizar as finanças.
Corte as despesas supérfluas
Ao fazer o controle financeiro pessoal, você tem uma boa ideia de quanto ganha, gasta o sobra no final. Caso não sobre nada ou muito pouco, considere cortar algumas despesas.
Estabeleça um valor para investimento, outro para gastos mensais e outro para reserva financeira. Com o plano em mãos, a sua organização financeira tem mais chances de ser um sucesso!
Organize o seu dinheiro
O processo de como se organizar financeiramente inclui determinar o que fazer com o valor que sobrar no final do mês. Tudo depende dos seus objetivos. Caso você planeje comprar um imóvel, com custo elevado, pode aplicar um montante para dar de entrada e financiar o restante.
Esse processo de como organizar suas finanças vale para algo menos custoso, como uma viagem, um eletrodoméstico, um celular ou um notebook: o plano é seu! Também reserve um pouco para ingressos de cinema e pequenas aquisições. Afinal, divertir-se também é um investimento!
Tipos de investimentos
No gerenciamento financeiro pessoal, uma dica importante é não deixar dinheiro parado. Dependendo do seu objetivo de curto, médio ou longo prazo, há investimentos próprios, que trazem rendimentos interessantes.
Nos passos de como se organizar financeiramente, caso você queira comprar um imóvel, considere investimentos em renda fixa ou Tesouro Direto. Há títulos que podem ser resgatados em 5, 10, 15 ou mais anos, rendendo nesse meio tempo.
Para uma reserva financeira, procure por aplicações de resgate rápido, visto que, em emergências, o dinheiro precisa estar disponível o quanto antes. Por outro lado, se quiser guardar para a aposentadoria, há tanto planos como PGBL e VGBL, quanto os de renda fixa de longo prazo.
Saiba mais sobre investimentos
Agora que você sabe como se organizar financeiramente, continue acompanhando o blog da NovaDAX para receber mais dicas de investimentos e conhecer o mundo das criptomoedas. Acesse e confira já!