como estudar criptomoedas 1 1

Como estudar criptomoedas? Confira algumas dicas valiosas

O universo das criptomoedas está em constante mutação e expansão. A cada dia que passa, novos tokens são criados, cada um com particularidades e valores muito específicos (e voláteis). Sendo assim, é importante conhecê-los ao máximo antes de investir. Então, como estudar criptomoedas?

Sem dúvidas, a melhor forma de ser bem-sucedido nesse meio é estudando-o ao máximo. Você deve acompanhar a volatilidade dos ativos, conhecer o maior número de indicadores possíveis, além de estar por dentro das maiores tendências de mercado. Assim, pode aplicar seu dinheiro de forma mais segura.

Além disso, quanto mais você entender de criptomoedas, mais difícil será cair em golpes. Afinal, existem milhares de ativos fakes, criados por pessoas mal intencionadas, que podem significar um prejuízo muito grande para você. Com isso, você garante sua segurança e tem mais chances de lucrar.

Então, quais são as melhores maneiras de estudar criptomoedas? Quais são as fontes confiáveis? Para ajudá-lo a entender esse universo, preparamos um conteúdo com algumas dicas de estudo. Esperamos que você aprenda quais são as melhores opções de investimento para sua estratégia financeira.

DYOR

Entender como estudar criptomoedas é mais que uma simples forma de aumentar as chances de obter lucro nesse mercado. Existe um conceito que ressalta a importância de analisar criteriosamente todos os elementos desse cenário: o chamado “do your own research” (DYOR), traduzido como “faça sua própria pesquisa”.

Basicamente, essa ideia existe para iniciantes no universo das criptomoedas analisarem ao máximo os ativos em que desejam investir. DYOR significa que é importante estudar sobre criptomoedas antes de tomar decisões precipitadas, cruzando fontes e consultando especialistas.

Por isso, ao conversar com um investidor mais experiente, não se assuste ao ouvir a expressão. Saiba que a pessoa não está sendo grosseira, nem se recusando a ajudar. Pelo contrário, ela está dando uma dica valiosíssima para você se aventurar por esse mercado.

Dicas de estudo

Você já entendeu a diferença que o conhecimento faz na hora de investir em ativos digitais. Agora, chegou a hora de descobrir como estudar criptomoedas de forma efetiva. A seguir, confira as principais dicas para compreender mais sobre esse tipo de investimento.

Faça um curso de criptomoedas

Para começar, você pode se matricular em um curso que ensina sobre o mercado de criptoativos. Existem opções on-line, com videoaulas e materiais completos para você aprender ao máximo sobre esses ativos. Além disso, você pode tirar as principais dúvidas com especialistas da área com muito mais facilidade.

Nesse tipo de curso, você entenderá os principais fatores a serem analisados na hora de investir em criptomoedas. Nas aulas, você aprenderá a analisar gráficos e indicadores de volatilidade. Com isso, você terá mais base para definir as melhores opções para aplicar seu dinheiro.

Mão de um investidor com a caneta próxima de um gráfico.

Estude os whitepapers

Se você está aqui para saber como estudar o mercado de criptomoedas, os whitepapers são documentos importantíssimos. De maneira geral, são folhas públicas, que contêm informações aprofundadas sobre as moedas virtuais e as plataformas nas quais operam.

Eles funcionam como uma espécie de “guias” para os projetos do seu interesse. Afinal, cada token digital faz parte de um sistema com propostas únicas, que atuam de maneiras específicas no mercado. Portanto, saber como cada uma delas funciona é um passo fundamental para saber onde investir.

No entanto, vale dizer que moedas fraudulentas também podem acompanhar whitepapers. Muitas vezes, eles são cópias de ativos legítimos. Portanto, nunca invista em uma criptomoeda sem que ela seja negociada em exchanges especializadas.

Analise as métricas e a governança

Outra dica para você, que quer saber como estudar criptomoedas, é entender que a governança por trás dos ativos deve ser analisada. Portanto, esteja sempre ciente dos nomes por trás de um projeto antes de investir seu dinheiro. Assim, você saberá se os responsáveis já participaram de uma ação bem-sucedida.

É muito comum que as criptomoedas estejam acompanhadas dos nomes dos criadores. Se isso não acontecer, desconfie. Toda cautela é pouca quando se trata do mercado cripto.

Outro passo importante para você, que quer saber como começar a estudar criptomoedas, é estar atento às métricas quantitativas. Isto é, você deve analisar a oscilação do preço dos ativos para saber se eles estão em baixa ou em alta, identificando o momento certo para comprá-los e vendê-los.

No entanto, vale ressaltar que existem muitas métricas a serem analisadas (além das quantitativas). É importante conhecer o maior número possível, sabendo interpretar cada um dos gráficos por trás das criptomoedas. Assim, é possível cruzar as informações e investir com mais segurança.

Estude criptomoedas na NovaDAX

Quando o assunto é o mercado cripto, a NovaDAX é especialista. Somos uma fonte confiável para você, que quer saber como estudar criptomoedas. Aproveite sua visita e continue acompanhando nossos conteúdos gratuitos para se inteirar cada vez mais sobre esse universo!

Compartilhe