bolha das tulipas scaled 1

Bitcoin e a bolha das tulipas: eles têm algo em comum?

Antes de você entender se o Bitcoin e a Bolha das tulipas têm algo em comum, você precisa entender primeiro o conceito de bolha econômica. 

A bolha econômica é quando um ativo é vendido por um preço muito acima do seu valor real. Quando ela chega ao fim, o mercado se dá conta do erro de ter supervalorizado o ativo e a bolha estoura, fazendo com que os preços caiam rapidamente e causem elevados prejuízos. 

A bolha econômica, também conhecida como bolha especulativa, baseia-se em uma visão distorcida do futuro na hora de precificar. As pessoas se entusiasmam com um ativo e especulam que irão lucrar muito ao comprá-lo, porém ele vale menos do que o esperado. 

Como qualquer ativo, assim funciona a lei da oferta e demanda e ela interfere diretamente no modo como as bolhas são criadas. A lei da oferta e demanda funciona da seguinte forma: quando há muitos compradores interessados, o preço do ativo aumenta, isto é, ele fica mais caro. 

Como se forma uma bolha econômica?

Segundo estudiosos, um dos principais impulsionadores do crescimento de bolhas é o efeito manada. O efeito manada é quando vários investidores repetem o que outros investidores estão fazendo sem analisar a situação ou o risco do ativo. 

Como se desenvolve uma bolha econômica? 

Segundo o economista Hyman P. Minsky, que escreveu o livro Stabilizing an Unstable Economy, existem 5 estágios de desenvolvimento de uma bolha econômica. Vejamos quais são: 

  1. Deslocamento: os investidores percebem um novo paradigma, como uma nova tecnologia ou taxas muito atrativas. 
  2. Boom: o ativo que gera a bolha atrai muitos compradores, tornando-se bastante popular. Muitos investidores aplicam o seu dinheiro no ativo por medo de estarem perdendo uma ótima oportunidade de ganhos altos. 
  3. Euforia: os especuladores tornam-se uma manada, começam a comprar o ativo e, com isso, o seu preço dispara. Muitos, nessa fase, não tomam cuidado e justificam o alto preço do ativo. Tal fase compreende “A Teoria do Mais Tolo”. 
  4. Realização de Lucros: o mercado começa a se dar conta da bolha, pois o preço do ativo está muito mais caro do que deveria estar e, com isso, as pessoas começam a vender os seus ativos. 
  5. Depressão: esse estágio também é conhecido como “pânico”. Como as pessoas começam a vender os seus ativos, o preço começa a despencar, já que a oferta começa a ser maior que a procura. Esse movimento se deve ao desejo dos investidores de liquidar os seus ativos a qualquer preço. 

As 5 maiores bolhas econômicas da história 

Identificar uma bolha no início é muito difícil, porém é fácil identificar no final. As 5 maiores bolhas da história foram:

  • a “bolha das tulipas”,
  • a “bolha dos mares do sul”,
  • a “bolha.com”,
  • a quebra da bolsa americana em 1929,
  • e por fim, a “bolha do subprime”, que desencadeou a crise americana de 2008.

Neste artigo, porém, vamos nos ater à Bolha das Tulipas somente. 

O que foi a Bolha das Tulipas? 

A Bolha das Tulipas, ou Tulip Mania, ocorreu em 1600, na Holanda, durante a Era de Ouro Holandesa. Na época, o país tinha a maior renda per capita global, graças ao seu comércio internacional e às operações comerciais. 

A economia em crescimento ajudou muitas pessoas a alcançarem riqueza. Isso fez com que o mercado de luxo também aumentasse. Na época, os itens mais cobiçados eram as tulipas, em especial aquelas que haviam passado por um processo de mutação para ficarem ainda mais bonitas do que as tulipas típicas, pois esse processo as tornava únicas e muito diferentes das outras tulipas.

Logo, as pessoas queriam muito exibir esse novo tipo de tulipa. Dependendo da tulipa, o seu valor ultrapassava a renda de um trabalhador, podendo até ser igualado ao preço de uma casa. E muitos até fizeram contratos futuros, elevando ainda mais o seu preço. 

Os agricultores viram nisso uma grande oportunidade de ganhar dinheiro, porém, como muitos agricultores passaram a cultivar flores, a oferta aumentou e os compradores começaram a diminuir, fazendo com que a bolha estourasse. Com isso, muitos tiveram perdas, principalmente com o contrato de tulipas. 

Diversos analistas comparam o Bitcoin à Bolha de Tulipas, isto é, uma nova bolha econômica. Porém, quem associa o Bitcoin à bolha das tulipas não está levando em consideração algumas diferenças entre eles. 

As tulipas têm uma vida útil limitada. Para o comerciante ganhar dinheiro, precisa plantar a tulipa e esperar ter êxito no que foi investido, além do cuidado com o transporte e o investimento em segurança para não serem roubadas dos campos. 

Já o Bitcoin é digital, pode ser usado para pagamentos e muitos investidores guardam a moeda como reserva de valor. Além disso, tem proteção por criptografia e é resistente às fraudes. E o mais importante: ele é escasso, sendo essa a característica principal que faz com que a moeda seja tão valorizada.

Portanto, é impossível comparar o Bitcoin com a Bolha das Tulipas. Logo, se você quer investir em Bitcoin, Ethereum ou outras criptomoedas, basta acessar a NovaDAX. Na plataforma, é possível, inclusive, negociar Bitcoin com taxa zero!

Compartilhe