stock exchange trading forex finance graphic concept scaled

Análise técnica de criptomoedas: saiba o que é

À primeira vista, um gráfico de criptomoedas pode assustar, mas saiba que não é preciso ser nenhum especialista para conseguir ler um gráfico desses. A análise técnica, também conhecida como análise gráfica, é muito importante para operar os seus investimentos. Feita por meio da observação dos gráficos, ela é muito utilizada no dia a dia dos traders de criptomoedas e mostra movimentos do passado para guiar os movimentos futuros.

Porém, nada é 100% garantido. O gráfico mostra uma tendência, mas não quer dizer que a leitura seja totalmente assertiva. Precisamos entender que estamos lidando com ativos muito voláteis e por isso é necessário ter muita cautela. 

Por que é importante entender de análise técnica?

Ela é usada para quem quer melhorar os seus lucros nas operações. Auxilia na tomada de decisões dos investidores, pois é por meio dela que é possível identificar tendências. 

Na análise técnica, é possível antecipar o comportamento mais provável de um preço e entender se é o momento de operar ou não. Mas, como foi dito, nada é 100% garantido. O investidor precisa entender que existem riscos, por isso é necessário uma boa gestão desses riscos, conhecimento de mercado e um perfil de trader. Para quem quer se tornar um trader, é muito importante entender de análise técnica.  

Como entender um gráfico? 

Em um gráfico, é possível identificar o movimento dos preços negociados de um ativo em determinado período de tempo. O tempo de um gráfico pode variar entre diário, semanal, mensal, trimestral, anual ou até períodos intraday, que são intervalos de minutos ou horas. Vejamos os 3 principais tipos de gráficos na análise técnica: 

  • Gráfico de linhas: é o mais básico e, de modo geral, o mais utilizado por iniciantes. No gráfico de linhas, demarca-se apenas um ponto em cada preço de fechamento do ativo, em um determinado período de tempo, e depois interliga-se esses dois pontos por meio de uma linha. 
  • Gráfico de barras: esse tipo de gráfico contém mais informações. Além de ligar pontos de fechamento de preço do ativo, ele também informa como foi o movimento do ativo em um determinado período. Logo, neste gráfico você tem informações sobre preço de abertura e fechamento do ativo, isto é, a máxima e a mínima de preço que ele atingiu, no período que você quiser analisar. Também pode vir acompanhado pelo gráfico de volume, indicando a quantidade de transações do ativo no período. É muito utilizado por investidores mais experientes. 
  • Gráfico de candlestick: é semelhante ao gráfico de barras, porém é mais intuitivo e didático. Nesse gráfico, aparecem candles (velas) e o candle representa um período do ativo. Ele mostra o preço de abertura e de fechamento. O candle pode ser na cor verde ou vermelho. Sendo verde, significa que o ativo teve um preço de fechamento maior do que o da sua abertura, isto é, o dia foi de alta. Já o candle em vermelho quer dizer que o ativo teve um preço de fechamento menor do que o da sua abertura, ou seja, o dia foi de baixa. 

E quanto àqueles termos “complicados”, o que significam?

Vamos ver agora alguns termos utilizados na análise gráfica e as suas explicações: 

Topos e fundos

São as máximas e mínimas de um ativo em determinado período. Eles também indicam as tendências de alta ou baixa. O topo indica o ponto mais alto, em que há uma alta do ativo. Já o fundo é o ponto mais baixo, quando há uma baixa do ativo. 

Suporte e resistência

O suporte é quando o ativo tem dificuldade de cair, isto é, quando a demanda por compras segura os preços e, com isso, os preços não despencam. É um bom momento para comprar ativos. Já a resistência indica que as compras não estão fortes o suficiente para fazer o preço do ativo subir. Nesse cenário, os investidores mais vendem do que compram ativos. 

Linha de tendência de alta (Bullish)

A palavra bullish vem de bull, que, na tradução, significa touro. Quando há uma tendência de alta em um gráfico, o desenho que aparece nele lembra o chifre de um touro. Quando o touro ataca, é de baixo para cima, por isso a analogia. Esse movimento é quando há uma pressão por parte dos compradores, isto é, é quando há uma procura por determinado ativo. Isso faz com que o seu preço suba. Nesse cenário, os investidores vendem o seu ativo para aproveitar os preços altos. 

Linha de tendência de baixa (Bearish)

A palavra bearish vem de bear, que, na tradução, significa urso. Quando há uma tendência de baixa em um gráfico, forma-se um desenho com uma linha apontando para baixo. Como o ataque do urso é de cima para baixo, foi dado esse nome para esse tipo de linha que aparece no gráfico. Nesse cenário, os investidores compram ativos devido ao seu baixo preço. 

Agora que você já tem um conhecimento básico de análise técnica, basta achar uma boa corretora para comprar criptomoedas. Na NovaDAX, é possível comprar Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas. Na plataforma você pode, inclusive, negociar Bitcoin com taxa zero!

Compartilhe