Muitas pessoas acham que gastar menos é passar necessidades e ter falta das coisas. Esse pensamento é completamente errado, pois o simples fato de gastar menos não quer dizer que a pessoa não gaste melhor.
Tudo é uma questão de se ajustar e planejar. Muitas pessoas passam o mês inteiro apertadas, torcendo para que chegue o próximo pagamento. Saiba que isso não é nada saudável. Você pode ter uma vida mais ajustada, sem preocupações e ainda sobrar um dinheiro para gastar como você quiser.
Você não deve aceitar que o seu salário seja somente para pagar contas. Você deve ter um controle para sobrar dinheiro no final do mês e ainda gastar com lazer ou algum presente para você pelo simples fato de ter controlado suas finanças.
Como gastar menos?
Apesar de muitas pessoas acharem que é impossível gastar menos sem sofrimento, saiba que isso não é verdade. Então como gastar menos?
Para ajudar, nós separamos algumas dicas de como você pode gastar menos e melhor. Vejamos quais são:
1. Evite comprar por impulso
As compras por impulso costumam estar relacionadas a problemas emocionais. Muitas pessoas, ao se entristecerem, se frustrarem, terem desilusões ou ficarem insatisfeitas com algo, precisam superar esse sentimento comprando alguma coisa. Pessoas assim sempre compram o que não precisam, pois não compram pela necessidade, mas sim, para eliminar um sentimento ruim.
Para resolver esse impulso, você precisa identificá-lo e aprender a lidar com as suas frustrações e emoções. Você também pode tentar substituir o prazer da compra por outro tipo de prazer. Identifique o que você mais gosta de fazer e tente fazer essa atividade quando bater o sentimento de tentar comprar algo para superar um sentimento ruim.
2. Faça uma pesquisa de preços
Pesquisar preços muitas vezes é trabalhoso e leva tempo, mas saiba que pesquisar os preços antes de realizar uma compra irá fazer muito bem para o seu bolso. Existem diferenças muito grandes de preços de loja para loja dependendo do produto que você vai comprar.
Você também pode pesquisar em e-commerce, pois geralmente eles têm um preço muito melhor do que em lojas físicas. E mesmo que seja um e-commerce, ainda vale a dica: pesquise os preços.
3. Atente para as opções de pagamento
É sabido que parcelamento muitas vezes não vale a pena, portanto, ao fazer uma compra, veja exatamente quanto você vai pagar com parcelamento e com o pagamento à vista, pois muitas vezes no parcelamento estão incluídos juros. O melhor é sempre comprar à vista, mas é claro que isso nem sempre é possível. Portanto, se os juros do parcelamento forem muito altos, parcele o mínimo possível. E não esqueça de colocar o parcelamento nas suas despesas, pois um parcelamento vai acompanhar você por alguns meses.
4. Peça descontos
Muitos vendedores já colocam o valor de um produto pensando no parcelamento, logo você pode pedir desconto se for realizar uma compra à vista.
5. Tenha uma planilha de gastos
Você precisa ter uma planilha financeira para anotar todos os seus gastos. Na planilha, precisam estar todas as despesas fixas, bem como o seu salário e o seu gasto; isso é importante para você não gastar mais do que recebe.
6. Faça uma lista antes de ir ao mercado
Antes de ir ao mercado, faça uma lista de tudo que você precisa comprar e só compre o que colocou na lista. Quando você não faz uma lista, acaba comprando por impulso, por isso é importante se planejar antes.
7. Use menos o cartão de crédito
Se você é daquelas pessoas que adora um cartão de crédito, pois gosta das facilidades que ele tem, talvez seja melhor pensar em como você está usando o seu. Muitas pessoas acabam se endividando por não ter limites em comprar no cartão de crédito. Logo, se você é uma pessoa que não costuma controlar o que gasta no cartão de crédito, o melhor seria fazer suas compras em dinheiro e deixar de usar o cartão de crédito.
8. Regra dos 30 dias
Você já viu que existem pessoas que, quando querem comprar um bem, compram muito rápido? Quem nunca viu alguém assim? A dica aqui é evitar o prazer instantâneo. Para isso, quando você precisar comprar um bem, tente aguardar por 30 dias para decidir se compra esse bem ou não. Com essa regra, você não vai comprar por impulso, vai ter tempo para comparar preços e ainda decidir se realmente precisa do bem.
Depois de aplicar essas regras na sua vida e o dinheiro começar a sobrar, é hora de pensar em investimentos. As criptomoedas têm se mostrado investimentos muito rentáveis. Se você quiser comprar moedas digitais, conheça a NovaDAX. Na plataforma, você vai encontrar Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas e é possível, inclusive, negociar Bitcoin com taxa zero. Então, aproveite e não perca essa vantagem!