(Esta cripto está indisponível agora)
No mundo cripto, uma moeda que opera em determinado blockchain é intransferível para outro ambiente. Então, o Bitcoin não roda na rede Ethereum, por exemplo. Porém, há uma solução para isso: a wrapped coin.
Traduzido como “moeda embrulhada”, o termo remete a uma representação da criptomoeda original em um blockchain diferente. Acompanhe este texto para saber como isso funciona e se vale a pena investir nessa modalidade.
O que é wrapped coin?
Por meio de wrapped tokens, o valor de uma criptomoeda pode ser representado em uma rede distinta da original. Isso significa que, enquanto a criptomoeda está imersa em um blockchain, ela consegue transitar em outro. O "embrulho" mencionado na nomenclatura da modalidade não representa a transferência da moeda em si, mas do valor atrelado à criptomoeda original.
É como se você fosse a um shopping que só aceitasse o cartão local. Com isso, você transferiria um valor para esse cartão e o usaria como meio de pagamento. Na hora de ir embora, você sacaria o montante que restasse. Ao realizar a devolução, o cartão local perderia a validade.
Essa lógica vale para as moedas “embrulhadas”. Você transfere o valor daquela criptomoeda para outra rede blockchain que não seja a de origem e pode utilizá-la para realizar operações no ambiente desejado.
Aumento de liquidez
Com a possibilidade de negociação de criptomoedas em outras redes, o pool de liquidez é expandido. Consequentemente, a oferta e a demanda do ativo ficam mais atrativas e acessíveis para os mais diversos investidores.
WBTC: versão wrapped do Bitcoin
Ethereum é uma rede de aplicativos descentralizados, cujos produtos são variados, como cripto, token não fungível (NFT) e universo on-line, conhecido como metaverso.
Apesar de toda essa diversidade, o Bitcoin, criptomoeda pioneira e mais famosa, não roda nessa rede. No entanto, há uma versão convertida, denominada Wrapped Bitcoin (WBTC), que possibilita a negociação.
Ecossistema financeiro
Os protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) obtêm mais liquidez com a wrapped coin. A partir dela, os detentores de um ativo específico podem acessar diversos serviços financeiros que estavam indisponíveis antes.
Agora, investidores do Bitcoin conseguem acessar os aplicativos descentralizados (DApps) construídos no protocolo Ethereum, por exemplo. A wrapped coin também pode funcionar como uma garantia para empréstimo de criptomoedas na plataforma.
Tokens ERC-20
O token WBTC segue o padrão ERC-20. Isso quer dizer que você precisa solicitar, realizar um processo de verificação de identidade e iniciar a transição com um custodiante (BitGo).
O ERC-20 facilita a escrita dos contratos inteligentes para o Bitcoin, eliminando a necessidade de gerenciar os mais diversos tipos de transações, com as corretoras precisando lidar apenas com o Ethereum.
Como investir em wrapped coin
Para investir em wrapped coin, estude um pouco sobre o funcionamento dessa moeda específica, em uma análise das últimas negociações, para entender o comportamento das oscilações.
Acompanhe a cotação das criptomoedas em tempo real
Se você quer investir em criptomoedas, mas não sabe por onde começar, a melhor alternativa é a NovaDAX. Na plataforma, todas as transações são seguras, intuitivas e transparentes.
Por meio dos gráficos disponibilizados na plataforma, é possível monitorar as movimentações dos preços das principais criptomoedas do mercado em tempo real. Assim, fica bem mais fácil saber a hora certa de negociar.
Invista em criptomoedas na NovaDAX
Se você gostou de saber mais sobre o conceito de wrapped coin e se interessa por investimentos em criptomoedas, saiba que o lugar certo para investir é a NovaDAX.
O vasto portfólio conta com mais de 300 moedas listadas, assim como um livro de ofertas com as melhores taxas para o Brasil e a América Latina. Crie a sua conta gratuita na NovaDAX e experimente operar nesse mercado promissor.