O staking de criptomoedas gera renda passiva para o detentor. Elas ficam bloqueadas para uso, o que impede a utilização. Para solucionar essa questão, o protocolo Renzo realiza re-staking, permitindo o uso das moedas derivadas em negociações.
O sistema usa uma série de recursos adicionais. Um deles é o próprio re-staking. Outros são: Liquid Restaking Token (LRT), Actively Validated Services (AVS) e EigenLayer. Compreenda como a plataforma funciona a partir dos detalhes de cada conceito.
Re-staking e LRT
O re-staking acontece quando ativos digitais são gerados derivados daqueles que estão bloqueados em staking. Assim, ao mesmo tempo que o usuário recebe rendimentos por colocar as coins na chain, pode ampliar os ganhos negociando os ativos vinculados aos tokens bloqueados.
Esses ativos são chamados de liquid re-staking tokens (LRTs), tokens líquidos de re-staking. Para cada ETH depositado no protocolo Renzo, há a criação do ativo digital derivado ezETH, que tem valor equivalente à coin depositada.
Os usuários que deixam ETH para gerar ezETH ganham pontos, chamados ezpoints, que podem ser trocados pelo REZ token, nativo do protocolo. A distribuição da moeda é feita em temporadas para atender aos usuários que acumulam pontos desde o começo do projeto.
EigenLayer
Renzo é um portal para o protocolo EigenLayer, que roda no Ethereum. Com ele, dá para fazer transações sem validadores próprios. Isso torna as negociações mais rápidas, por não depender de nodes próprios, sem comprometer a segurança do ecossistema.
Para blockchains iniciantes, que precisam de nodes para validar as transações, o protocolo EigenLayer também é uma boa solução, visto que empresta validadores para a chain funcionar. Por rodar no Ethereum, usa o mecanismo Proof-of-Stake (PoS) como validador.
Além disso, possui Actively Validated Services (AVS), serviços altamente validados, que dão suporte a várias redes, além de oferecer redes laterais e camadas de dados. A segurança das transações é garantida pelo próprio Ethereum.
Ezpoints
Os ezpoints recompensam os usuários que participam de Renzo desde o começo, contribuindo para o desenvolvimento e o crescimento do projeto. Quanto mais os participantes fazem transações na plataforma, mais pontos recebem.
Uma das formas de ganhar pontos é deixar ETH em staking para criar ezETH ou manter os tokens na carteira digital. A taxa de recebimento é de 1 ezpoint para cada ezETH por hora. O ecossistema proíbe looping, ou seja, uso do mesmo LRT para gerar recompensas várias vezes.
Outra forma de ganhar ezpoints é trazer mais pessoas para o protocolo. Quando há uma nova inscrição no Renzo, o usuário que fez o convite é recompensado. Quanto mais os convidados depositam ETH no sistema, mais pontos o usuário que fez o convite recebe.
Token REZ
Os ezpoints podem ser trocados pelo token nativo do Renzo Protocol, o REZ. O ecossistema faz uma análise do número de pontos que os usuários acumularam ao longo do período, independentemente da quantidade de ezETH que possuem na carteira. A cotação é de 360 ezpoints para cada REZ.
Também dá para ganhar pontos por fazer staking de REZ. Nesse caso, para cada 5 mil em REZ colocados para staking, ganha-se 1 ezpoint por hora. No tokenomics de REZ, o fornecimento total é de 10 bilhões de tokens. A circulação atual está em torno de 1,150 bilhão.
Saiba mais sobre criptomoedas
O Renzo Protocol permite a criação de tokens derivados de ETH em staking para aumentar os ganhos no blockchain. Para investir em REZ e outras criptomoedas que diversifiquem a sua carteira, acesse o site da NovaDAX e abra sua conta gratuitamente!