Com o objetivo de criar um ecossistema financeiro mais global e inclusivo, o protocolo Celo lançou outra stablecoin no mercado, a cREAL. Você já ouviu falar nessa criptomoeda que promete mudar o funcionamento do universo de criptomoedas?
A cREAL surge como uma tecnologia que pretende acelerar o mercado por meio de serviços, produtos e soluções com foco nos usuários de smartphones. Afinal, o valor dessa criptomoeda está atrelado ao real.
Essa moeda digital faz parte do portfólio do Celo Foundation, que possui mais duas criptos atreladas ao dólar e ao euro, o cUSD e o cEUR, respectivamente. Ficou interessado? Então, continue lendo e veja mais detalhes sobre esse criptoativo.
O que é a cREAL?
A cREAL é uma stablecoin, ou seja, uma cripto atrelada a uma moeda, nesse caso, o real. Dessa forma, R$ 1 é igual a 1 cREAL.
Na plataforma, essa stablecoin real é usada para pagamentos, transações e quaisquer serviços financeiros. Afinal, o protocolo Celo possui o próprio token nativo, usado na governança de rede e no pagamento das taxas de transações.
Engana-se quem acha que se trata de uma stablecoin comum. Na realidade, a cREAL é algorítmica, descentralizada, criptocolateralizada e rastreada pelo real. Ou seja, o mecanismo de estabilidade é baseado em smart contracts de código aberto, mais transparentes que outros processos de stablecoins, como a Fiat.
Afinal, ela não está suscetível ao crédito centralizado nem ao risco de contraparte. Você sabia desse detalhe? Veja outra característica marcante dessa criptomoeda a seguir.
Compras com o Celo Real
A cReal é uma criptomoeda a frente de outras stablecoins por estar presente no dia a dia dos consumidores. É possível pagar contas, pedir comida e usá-la em vários estabelecimentos com a rede de cartões Cielo, por exemplo.
Isso quer dizer que, ao contrário de outras redes, que pedem a detenção do token nativo aos usuários, tanto o consumidor quanto o comerciante não precisam desse requisito para operar com essa cripto.
Além disso, o ecossistema Celo já é bem grande e oferece algumas facilidades. Isso porque ele possui mais de 300 aplicativos descentralizados que permitem a negociação, o empréstimo e a obtenção de várias recompensas aos usuários.
Quais são os benefícios dessa stablecoin algorítmica?
Uma grande vantagem da cREAL é a característica de diminuir a volatilidade do valor. Por estar atrelado a uma moeda fiduciária, é possível que o preço não mude drasticamente entre o momento em que é enviado e entregue.
A estabilidade dessa criptomoeda também é um grande benefício para o investidor. Ao contrário das moedas Fiat, o mecanismo com smart contracts tende a ter mais eficiência e estabilidade, além de não estar sujeito a crédito descentralizado ou risco de contraparte.
Quais são os pontos de atenção?
Antes de tomar qualquer decisão, é importante ficar atento aos pontos de atenção da cREAL, como a falta de transparência, os altos custos e as transações com alto tempo de execução quando as moedas fiduciárias estão envolvidas.
Porém, em contrapartida, a cREAL oferece uma segurança a mais se comparada com as moedas fiduciárias e os ativos digitais. Isso porque todo o processo pode ser realizado em segundos, apenas com o número do celular.
Ecossistema cREAL
A cREAL faz parte do ecossistema Celo, que possui uma comunidade internacional que também utiliza a cUSD e a cEUR. Por ser o primeiro real digital verde, ela tem um gasto energético menor ao ser comparada com outros tipos de transações.
Toda vez que há um aumento do uso da stable, o protocolo Celo tem o compromisso de colocar até 40% da composição de ativos verdes tokenizados na reserva algorítmica. Alguns exemplos de ativos são o crédito de carbono e outros projetos da comunidade, que garantem um ciclo positivo ao meio ambiente.
O ecossistema da stablecoin também permite que ela seja utilizada em projetos DeFi. Isso porque, ao ser um blockchain de código aberto (open source), é possível utilizar de forma descentralizada e distribuída.
Mais que isso, o ecossistema preza pela prosperidade compartilhada. Ou seja, o acesso a criptomoedas é simplificado pelos dispositivos móveis e traz mudanças significativas na vida das pessoas, que podem criar aplicações para a cREAL.
cREAL tokenomics
Além dos benefícios já citados, a cREAL é valorizada e confiada pelos investidores pela utilização facilitada no dia a dia. Não apenas pela usabilidade no dia a dia e pela finalidade em projetos DeFi, mas por ser utilizada como um saldo tokenizado para trocas por outras moedas.
A natureza de mercado, que faz parte do conceito tokenomics, demonstra estabilidade. Esse é um ponto de confiança para quem busca investir em um ativo seguro, justamente por ser pareado com o real, uma moeda tradicional.
Como é uma stablecoin, não há necessidade de se preocupar com a volatilidade das demais criptos, que podem ficar desvalorizadas e impactar as carteiras. Assim, a cREAL também se destaca por não apresentar oscilações e diversificar a carteira.
A diversificação também acontece pela troca de moedas. Com a cREAL, há dois diferenciais: sem interferência de câmbio nem inflação nas transações. Esses dois pontos diminuem as barreiras, tornando as transações mais baratas e rápidas.
Invista o seu patrimônio com a NovaDAX
Pronto para investir em criptomoedas? Então, acesse o nosso site e faça o seu cadastro em uma plataforma intuitiva e segura para aplicar o seu patrimônio. Venha conferir!