moedas fiat

Moedas Fiat: o que são e como operar?

Já ouviu falar nas moedas Fiat? Muito associada ao mercado de criptomoedas, afinal são por elas que os criptoativos são comprados ou vendidos quando o investidor quer movimentar a sua carteira.

Afinal, você sabe o que são moedas Fiat? Se você ficou curioso sobre esse ativo e quer descobrir mais informações, continue lendo o conteúdo abaixo e entenda a relação com a sua carteira de criptoativos.

O que é uma moeda fiduciária?

Também chamada de moeda fiduciária, as moedas Fiat são todo título, moeda e documento que não possui nenhum tipo de lastro — garantia ou reserva que assegura o valor de um ativo — em metais preciosos ou valor. Isso quer dizer que o valor é definido de maneira automática pela dinâmica social atual.

Ainda está em dúvida sobre o que é moeda Fiat? Para entender melhor, separamos abaixo alguns exemplos de moedas fiduciárias, veja:

  • Moedas;
  • Títulos de crédito;
  • Nota promissória;
  • Dinheiro em papel (real, dólar, pesos, libra…);
  • Cheques.

Fiduciária x lastreada: qual é a diferença?

Para esclarecer o que são as moedas Fiat e como funcionam na prática, por que não aprender a diferença dessa moeda com os ativos lastreados? Mesmo que sejam moedas, a distinção está no valor.

Isso porque, enquanto a moeda lastreada possui valor intrínseco, ou seja, é baseada em um bem durável, como prata e bronze, as fiduciárias não possuem. Porém, as diferenças não acabam por aí.

As moedas lastreadas não podem ser emitidas sem uma garantia. Portanto, ao contrário das moedas Fiat, o governo precisa ter o mesmo valor que vai ser emitido, mas em ouro ou prata.

Como funciona?

As moedas Fiat são emitidas pelos governos e bancos centrais. Isso quer dizer que impostos e tributos incidem sobre esta moeda, mesmo que ela possa existir tanto no meio real como no virtual. Porém, não existe a possibilidade de recompra do emissor, nem a obrigatoriedade de conversão do valor em outro bem.

Então, ao contrário do que muitos possam acreditar, a moeda fiduciária não utiliza as reservas internacionais ou os bens do país como garantia. Entenda mais sobre esse ativo abaixo.

Relação entre criptomoedas e moedas Fiat

Ficou em dúvida se há relação entre essa moeda e as criptomoedas? Saiba que existem pontos em comum entre esses dois ativos, afinal as moedas Fiat são a base da economia e o preço das criptos é definido de acordo com os valores da fiduciária.

Um exemplo prático é quando você quer entender a cotação do Bitcoin: você, como investidor, deve escolher uma moeda fiduciária para se basear e iniciar os seus investimentos.

Definição do valor

Se não há uma garantia, então de onde vem o valor? Na verdade, o preço é atribuído por pessoas, como governantes, entidade e órgãos governamentais. Portanto se não houvesse esse tipo de “contato”, não teria nenhum tipo de valor.

Pondo na prática, se você tivesse um cheque em mãos — tipo de moeda fiduciária —, ele não valeria nada, não é mesmo? Assim, quando preencher o talão, a moeda passa a ter valor monetário.

Quais as vantagens de operar as moedas Fiat?

Agora que você já sabe o que são moedas Fiat e como funcionam, o próximo passo é entender as vantagens de operar esses ativos. Assim, você pode aprender quais são as melhores estratégias de operação.

Por ser uma moeda conectada aos governos e bancos centrais, os investidores possuem pouco controle do funcionamento, assim dependem de outras pessoas para operar. Porém, existem diversos benefícios de contar com as moedas Fiat, como:

  • podem ser impressas quando precisar;
  • são seguras e fáceis de armazenar, sem correr o risco de invasão;
  • são aceitas em vários mercados, inclusive em negociações internacionais.

E os pontos de atenção?

Assim como outros tipos de ativos, é preciso ter atenção antes de começar a operar as moedas Fiat, afinal existem pontos de atenção. Entre os principais cuidados, está a imprevisibilidade da emissão da moeda, já que pode gerar inflação e impactar o valor.

Além disso, as negociações de moedas fiduciárias são reversíveis e ainda podem ser confiscadas. Inclusive, é possível que a administração nem sempre vise aos interesses dos investidores.

Por conta disso, se estiver interessado nesse tipo de investimento, este conteúdo vai lhe ajudar e, quanto mais informações você tiver, maiores são as chances de controlar os seus ativos.

Venha aprender como operar criptomoedas com a NovaDAX

Depois de entender melhor o que são as moedas Fiat, provavelmente, você não irá se surpreender ao descobrir que especula-se que a primeira moeda do mundo de papel surgiu por volta de 960 e 1279, não é mesmo?

Agora, se quiser saber mais informações sobre o mundo das criptomoedas, acompanhe o nosso blog. Lá, você pode conhecer diversas estratégias e tipos de criptoativos para adicionar na sua carteira.

Na NovaDAX, é possível encontrar um ambiente seguro para investir e ainda entender mais sobre esse universo. Acesse o nosso site e faça parte desse investimento inovador.

Compartilhe

Leia mais