Imagem de Bitcoin

Tokens BRC-20: o que são e como comprar?

BRC-20 é um protocolo experimental que impactou os últimos tempos, já que congestionou as transações com Bitcoins e ajudou a aumentar as taxas cobradas pelos mineradores de criptomoedas.

Apesar disso, os tokens BRC-20 ganham destaque, movimentando o mercado de criptoativos e comprovando que ainda existe muito espaço para explorar. Neste post, você confere o significado do protocolo, como ele impacta os Bitcoins e quais são os diferenciais.

O que é BRC-20?

Antes de mais nada, o que é BRC-20? Trata-se de um padrão experimental inspirado no protocolo ERC-20, da rede Ethereum, porém, mais simples, sem utilizar contratos inteligentes para a mineração.

Esse padrão permite criar tokens fungíveis (ativos digitais que podem ser trocados por outros criptoativos idênticos entre os usuários) na rede de blockchain do Bitcoin, com base em um protocolo chamado Ordinals, criado em 2022.

Como o protocolo Ordinals funciona?

O protocolo Ordinals aponta um número sequencial para cada satoshi (unidade mínima do Bitcoin) gerado no blockchain. Com isso, é possível inscrever informações extras, como texto, imagens ou vídeos, por meio de uma transação na cadeia.

Essas inscrições adicionais são feitas a partir de um código JSON (Javascript Object Notation). Elas permitem atribuir funções executáveis, que descrevem as características do token ou fazem algum tipo de ação no blockchain, como pagamento de taxas ou negociações com outros usuários.

Quais são as diferenças entre os protocolos BRC-20 e ERC-20?

O protocolo BRC-20 foi inspirado no ERC-20. No entanto, eles têm algumas diferenças importantes. A principal diz respeito à rede em que eles operam. Enquanto os tokens BRC-20 operam exclusivamente no blockchain do Bitcoin, os tokens ERC-20 operam nas redes Ethereum e EVM (Ethereum Virtual Machine).

Outra diferença fundamental é quanto ao funcionamento. Os tokens ERC-20 exigem contratos inteligentes (smart contracts) para validar as operações. Já os tokens BRC-20 recebem somente uma inscrição realizada por um código JSON.

Como o protocolo BRC-20 impacta o Bitcoin?

O impacto do BRC-20 sobre o Bitcoin diz respeito à escalabilidade. Com o hype em torno do novo protocolo, há elevação nos preços das taxas cobradas na rede e congestionamento, já que o volume de operações é maior que o suportado.

imagem de bitcoin

Essa longa fila de espera para concluir as transações obriga a rede a desbloquear e aumentar o número máximo de operações por segundo. Ainda assim, em 7 de maio de 2023, o volume foi tão alto que os usuários tiveram dificuldade para sacar Bitcoins ou enviá-los para outra carteira.

Quais são as aplicações do BRC-20?

O protocolo BRC-20 ainda é muito novo no mercado. Com uma tecnologia incipiente, é cedo para discutir as funcionalidades, os riscos e as vantagens desse padrão. Entretanto, ele já aponta para várias oportunidades no futuro.

Tokenização digital de ativos físicos

Para começar, o BRC-20 tem tudo para facilitar a tokenização de ativos físicos. Afinal, com o JSON, dá para atribuir características e funções específicas aos tokens, tais como a identidade, o fornecimento e o limite de emissões. O fato dele não usar smart contracts agiliza ainda mais o processo.

Negociações P2P

Como a rede não diferencia os tokens BRC-20 das criptomoedas convencionais, é possível utilizá-los para realizar transações P2P entre os usuários.

Nesse caso, os tokens se apropriam de algum valor e podem ser negociados livremente, para transferir valores entre os usuários ou pagar as taxas cobradas para validar as operações.

Finanças descentralizadas (DeFi)

A flexibilidade do BRC-20 pode ser muito útil para facilitar a construção de protocolos de finanças descentralizadas (DeFi), um dos principais desafios do Bitcoin. Com ele, seria possível realizar trocas descentralizadas e empréstimos, bem como criar uma espécie de paridade entre o Bitcoin e outras plataformas.

Desafios do BRC-20

Embora seja promissor, o protocolo BRC-20 apresenta desafios, limites e desvantagens que devem ser levados em conta. Para começar, trata-se de um ecossistema muito recente, o que torna o desenvolvimento restrito. Ainda há poucos desenvolvedores que atuam com essa solução.

Além disso, as altas taxas para as transações são desfavoráveis. Como a operação é restrita à rede do Bitcoin, o volume de negociações é alto, tornando o envio e o recebimento pouco acessíveis.

Quais tokens BRC-20 você pode comprar na NovaDAX?

Recentemente, a NovaDAX listou alguns tokens BRC-20 que você pode comprar com total segurança na plataforma. Confira alguns deles!

  • ORDI;
  • NALS;
  • VMPX;
  • MAJO.

Encontre tokens BRC-20 na NovaDAX

Gostou de saber o que são tokens BRC-20? Que tal aproveitar para investir neles e em outros tipos ativos com a mediação da NovaDAX? Na plataforma, você encontra uma variedade de moedas digitais para incrementar sua carteira. Acesse e conheça as melhores opções de criptoativos!

Compartilhe