proof of work

Proof of Work (POW): entenda o significado e o funcionamento

Se você quer se manter informado sobre os elementos envolvidos na compra e na venda de criptomoedas, entender o que é Proof of Work (POW) é o primeiro passo. Afinal, esse processo torna a negociação mais segura.

O POW está envolvido na aprovação das transações durante a mineração das criptos. Ainda não ficou claro o que isso significa e qual é a importância desse conceito? Então, continue lendo o conteúdo a seguir, pois iremos explicar o funcionamento em mais detalhes.

O que significa Proof of Work?

Em tradução literal, a Prova de Trabalho é um tipo de mecanismo de consenso, usado na mineração das criptos mais famosas, como a Ethereum e o Bitcoin. Em outras palavras, é um algoritmo que produz dados usados para verificar a “legalidade” da moeda.

Assim, o POW permite o consenso — aprovação das transações das criptomoedas — e a segurança dos processos, garantindo que você, como investidor, não tenha problemas com “gasto duplo”.

Para que a criptomoeda seja aceita depois da mineração, os mineradores devem concluir o Proof of Work, verificando todas as transações dos blocos. Porém, esse não é um trabalho para “qualquer um”: quem se dedica a essa tarefa deve ter um grande poder computacional.

Quando a ideia surgiu?

O Proof of Work foi criado por Satoshi Nakamoto, enquanto dava origem à primeira criptomoeda lançada no mercado, o Bitcoin. A inspiração foi um mecanismo desenvolvido para um propósito bem diferente: “lutar” contra o envio em massa de e-mails, conhecidos como spams.

Nessa ferramenta, cada vez que um e-mail era enviado, o remetente tinha que realizar uma verificação antes do envio, atestando a identidade. Esse processo seria tão desgastante para as pessoas que iriam enviar vários e-mails que incentivaria a desistência do envio massivo.

Como o mecanismo de consenso funciona?

O Proof of Work algorithm foi introduzido no blockchain do Bitcoin, já que ambos compartilham o mesmo criador. Isso quer dizer que, cada vez que uma transação é iniciada, deve passar pela aprovação do POW, um processo que demora, em média, dez minutos.

Porém, existe mais um mecanismo envolvido nesse processo: o consenso entre os membros da rede. Assim, para que a transação seja aprovada, é preciso que os membros a validem.

Na prática, cada membro tem uma cópia do blockchain do Bitcoin nos computadores, atualizados em tempo real. Como essa rede é pública e descentralizada — ninguém é responsável —, qualquer usuário pode realizar a verificação e a validação.

Dessa forma, o processo é acelerado, enquanto a segurança das transações entre as criptomoedas é garantida com esse esforço computacional. A seguir, iremos explicar com mais detalhes como o hash funciona.

Hash

Sempre que uma transação é realizada, os membros iniciam a comunicação, compartilhando as informações e verificando os dados do Proof of Work.

Caso a operação seja aprovada, será encaminhada para a mempool, um tipo de fila de espera, para ser inserida no bloco. É aí que entra o hash: um tipo de identificador formado por letras e números em cada transação, ajudando no reconhecimento das operações e na segurança.

Segurança da rede

O problema mais comum na rede é o gasto duplo, situação que ocorre quando o usuário tenta gastar dinheiro duas vezes pela mesma criptomoeda. Para evitar esse tipo de erro, o Proof of Work é muito utilizado e aceito como mecanismo de segurança.

Processos de validação e recompensa

Para entender por completo o que é Proof of Work, o que acha de saber um pouco mais sobre o processo de mineração? Procurar o significado dos processos de validação e recompensa é um bom primeiro passo.

Durante a mineração, é gerado um número aleatório, chamado nonce, adicionado ao final de cada bloco, juntamente do hash. Este processo dá mais segurança e ainda é uma forma de lucrar.

Isso porque o minerador tem como objetivo e função encontrar o nonce. Porém, esse é um processo de tentativa e erro, no qual a máquina realiza vários cálculos até encontrar o número certo, adicionando-o ao bloco, composto por:

  • hash;
  • nonce;
  • informação aprovada pelo POW.

Assim que o nonce for encontrado, entra o papel do Proof of Work. Afinal, é preciso atentar para a autenticidade do processo. Caso ela seja comprovada, o minerador ganha uma recompensa. Interessante, não é mesmo?

Conte com a segurança da NovaDAX para investir o seu capital

Depois de ler este conteúdo, percebeu como o mercado de criptomoedas desenvolveu-se, mesmo após pouco mais de uma década desde a criação? Esse setor é novo da economia mundial, mas possui vários mecanismos de segurança para as negociações.

Convencido de que operar criptomoedas é um bom negócio? Se estiver procurando por informações para entender essa área, continue lendo mais conteúdos como este em nosso blog.

Compartilhe