criptografia moedas digitais

Criptografia e moedas digitais: entenda a relação

Você sabe qual a relação entre a criptografia e moedas digitais? As novas tecnologias têm ganhado espaço em diversas atividades e essa lógica também é válida no mercado financeiro. Nesse contexto, entender sobre esses dois conceitos é fundamental para se dar bem no mundo dos investimentos.

As moedas digitais, principalmente o bitcoin, têm apresentado alta valorização, o que atrai o interesse por parte dos investidores. Por isso, foram necessárias as implementações de algumas práticas para garantir a segurança da moeda, como a criptografia.

Em algumas situações, essas novas terminologias podem causar um pouco de confusão. Caso esteja com dúvida sobre o assunto, fique com a gente, pois preparamos um conteúdo completo para você. Neste post explicaremos o que é a criptografia e as moedas digitais, iremos destacar sobre a relação entre esses dois conceitos e forneceremos dicas que vão te ajudar a investir nas criptomoedas com segurança. Acompanhe a seguir.

O que é a criptografia?

A criptografia faz referência a uma técnica de segurança da informação que torna as mensagens incompreensíveis para as pessoas não autorizadas a receber um determinado dado. Desse modo, para decifrar a mensagem é necessário ter a chave criptográfica, caso contrário não é possível entender a mensagem.

Por esse motivo, podemos dizer que a criptografia contribui para garantir a segurança da informação. Isso acontece porque as técnicas criptográficas garantem a confidencialidade ou o sigilo dos dados.

O que são as moedas digitais?

Também conhecidas como criptomoedas, elas fazem referência a qualquer moeda que pode ser gerenciada, armazenada ou trocada no ambiente digital, especialmente pela internet. Vale destacar ainda que atualmente existem diversas moedas digitais no mercado e a mais famosa delas é o Bitcoin.

Qual a relação entre criptografia e moedas digitais?

A criptografia é uma técnica de segurança utilizada com objetivo de garantir a confidencialidade das informações. Com isso, os invasores não vão conseguir identificar os dados existentes.

Diante desse cenário, podemos dizer que a criptografia contribui para melhorar a segurança das moedas digitais. As técnicas criptográficas, portanto, ajudam a garantir mais credibilidade às criptomoedas no mercado.

Quais são as principais moedas digitais?

Existem diversas moedas digitais e o conhecimento das características de cada uma vai te ajudar a escolher a criptomoeda que melhor atende às suas necessidades. Pensando na importância desse tema, na sequência, vamos listar as principais moedas digitais existentes e as respectivas características.

Bitcoin

Essa moeda é totalmente digital e também descentralizada. Dessa forma, não há a regulação por parte dos bancos centrais, de agentes estatais ou de outros agentes do mercado financeiro.

O Bitcoin foi a primeira moeda digital lançada no mundo. O lançamento ocorreu em 2009 em meio à crise econômica mundial. Desde então, o ativo tem se valorizado e atualmente é a criptomoeda mais popular do planeta.

Ethereum

Esse ativo também é desenvolvido no ambiente blockchain, assim como o Bitcoin. A principal diferença em relação à moeda digital destacada anteriormente é que o Ethereum está focado na execução de contratos inteligentes. Eles fazem referência às atividades concluídas após o cumprimento de uma cláusula específica.

O Ethereum é um token que faz a execução de contratos, transações e outros elementos que alimentam o blockchain.

Vale destacar ainda que esse ativo tem se valorizado rapidamente no mercado. Em maio de 2021, a cotação valorizou mais de 300% somente em uma semana, o que gerou a atenção por parte de vários investidores.

Como investir em moedas digitais com segurança?

Para investir em moedas digitais com segurança é necessário, primeiramente, ter conhecimentos sobre criptomoedas. Com isso, você terá mais facilidade para identificar ótimas oportunidades de investimento e também analisar os melhores cenários de valores do ativo. Dessa forma, você vai fazer a aquisição e a venda da moeda de maneira segura e assertiva.

Também é muito importante ter conhecimento em relação ao seu perfil de investidor. Como as moedas digitais são um ativo de renda variável (a rentabilidade varia conforme as condições de mercado), elas são direcionadas para os investidores com profundo conhecimento sobre o mercado financeiro e estão dispostos a arriscar. Podemos dizer, portanto, que o investimento em moedas digitais é mais direcionado ao investidor de perfil arrojado ou agressivo.

Como é possível perceber, a criptografia e moedas digitais são conceitos que se relacionam entre si. Essa questão acontece porque as técnicas criptográficas contribuem para otimizar a segurança das criptomoedas, aumentando a sua confiabilidade. Por isso, procuramos apresentar ambos os conceitos para que você tenha sólidos conhecimentos sobre esses dois relevantes temas.

Este conteúdo no qual abordamos sobre a relação entre criptografia e moedas digitais foi útil para você? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.

Compartilhe