Hoje, as criptomoedas se tornaram uma opção de investimento em renda variável. Há várias maneiras de negociar criptos, fazer aplicações e ter algum lucro. Uma das formas de ter rendimentos na blockchain é fazer um pool de liquidez, que acontece em exchanges descentralizadas (DEX).
A ideia do pool de liquidez é oferecer uma opção para pessoas que precisam trocar uma moeda por outra fora de exchanges centralizadas. Também vale para quando não há possibilidade de encontrar um outro usuário com a moeda que procura e que possa trocá-la com outra que você tenha.
Piscina de liquidez
O que é pool de liquidez? Pool significa piscina, e o conceito surge pelo fato de que você tem a oportunidade de ter aquela moeda que deseja. No caso dos pools em blockchain, elas são feitas em pares de criptomoedas. Assim, você “enche” sua piscina com duas coins diferentes.
Uma vez que moedas são depositadas no pool de uma exchange descentralizada, elas ficam bloqueadas para você, mas ficam disponíveis para serem negociadas. Quando usuários fazem trocas entre as coins que estão no pool, você recebe uma remuneração em troca.
Grosso modo, a forma como funciona o pool de liquidez é bem semelhante a de um tipo de investimento que você faz em um banco. A instituição financeira disponibiliza esse valor para outras pessoas em forma de empréstimo, e o cliente recebe de volta o montante que foi depositado mais os juros.
Como fazer o pool?
Para montar o pool de liquidez, conecte sua carteira digital a uma DEX. Em seguida, escolha duas moedas para montar sua “piscina”, e o percentual entre elas. O recomendado é distribuir as coins em 50% – 50% (em valor, não em quantidade de tokens) — mas essa proporção pode variar.
Na hora de criar o pool, as exchanges costumam fazer essa proporção de forma automática, mas é possível escolher manualmente. Depois, basta selecionar a taxa que será cobrada para a transação. Por fim, é só criar o pool e autorizar na sua carteira digital.
Depois que você viu como fazer pool de liquidez e criou a sua, é só aguardar as pessoas procurarem e fazer negócio com as moedas disponíveis. À medida que as trocas entre coins forem acontecendo, você recebe rendimentos na forma das taxas pagas pelas transações.
Como são as trocas no pool?
Imagine que você tenha SOL e DOT na sua carteira digital e queira montar um pool de liquidez com elas. Na DEX, escolha as coins e as proporções em termos de valores que quer deixar lá, e faça o processo que descrevemos acima.
No nosso exemplo, uma pessoa encontra sua piscina de liquidez e precisa comprar DOT. Primeiro, ela deposita SOL na quantidade correspondente à DOT da qual ela precisa, junto com a taxa que você determinou na hora que montou seu pool. Por fim, saca a quantidade de DOT.
Com isso, a proporção entre SOL e DOT muda: há mais SOL no seu pool de liquidez do que DOT. Mas um outro usuário procura sua piscina em busca de SOL, e faz o “pagamento” com DOT. Ele também paga uma taxa pela negociação, e assim sucessivamente.
Out of range
Quem possui um pool precisa acompanhar a movimentação na DEX para saber como está o desempenho da sua piscina de liquidez e ver quando ela está out of range (“fora de alcance”). Isso acontece quando acaba uma das coins que faz parte do par que você deixou bloqueado. No exemplo acima, não há mais SOL (ou DOT) disponível.
Assim, você só terá uma moeda na piscina, o que inviabiliza a troca por outras criptos. Nesse caso, é hora de remover o pool e criar outra, e recolher as taxas arrecadadas nesse processo de compra e venda de ativos digitais.
Porém, não precisa esperar o pool ficar out of range para sacar o valor arrecadado pelas taxas pagas pelos usuários que fizeram as negociações. É possível encerrar também o pool a qualquer momento, e recuperar as moedas que estão por lá.
Vantagens e cuidados com o pool
Pool de liquidez vale a pena? Ter um pool pode ser uma boa opção para fazer as criptos trabalharem para você. Assim, em vez de deixá-las na carteira, elas podem ajudar na liquidez de uma DEX, e você ainda pode ter algum rendimento no processo.
Acompanhar as movimentações no mercado é importante não apenas por conta do out of range. Pode acontecer de as moedas que fazem parte do seu pool se desvalorizarem muito, a ponto de você, ao removê-las, acabar perdendo dinheiro. É o que se chama de impairment loss (ou perda impermanente).
Assim, sempre pesquise quais moedas são mais vantajosas na hora de fazer seu pool. Dê preferência a coins que tenham uma cotação relativamente estável. Além disso, procure exchanges descentralizadas conhecidas e estabelecidas no mercado.
Melhores pools de liquidez
Há várias opções para quem quer fazer sua “piscina” de liquidez no mundo cripto. A UniSwap está entre os melhores pool de liquidez. É uma das mais conhecidas e que tem uma interface fácil de usar, indicada para quem está começando. Outros exemplos são Lido, Maker, Aave, SushiSwap e Curve Finance.
Saiba mais sobre criptomoedas
Continue sua leitura no blog da NovaDAX e saiba mais sobre assuntos relacionados a pool de liquidez, além de acompanhar as novidades no mundo cripto, conhecer mais blockchains e ter dicas de investimentos. Acesse e fique por dentro!