bitcoin and a computer graphic card scaled

Entenda o que é liquidez de cripto ativos

Com certeza você já ouviu falar de liquidez. Mas, por incrível que pareça, tem muita gente que já ouviu falar, porém não sabe ao certo o que significa liquidez de cripto ativos.

Para quem não sabe, a liquidez de cripto ativos é a capacidade de uma criptomoeda ser comprada ou vendida. Em outras palavras, a liquidez é a facilidade que o investidor tem de transformar um ativo em dinheiro, ou seja, em moeda para que ele possa utilizar. Resumidamente, a liquidez é a facilidade de se desfazer de uma criptomoeda, isto é, trocá-la por dinheiro sem perdas de valor.

Logo, quanto mais rápido a criptomoeda for convertida em real, maior será sua liquidez. Também é possível dizer que a liquidez é quando existem muitos compradores de um cripto ativo e isso se reflete no volume de compra e venda. Se houver muita compra e venda, a liquidez do ativo aumenta. 

No mundo das criptomoedas, o ativo com maior liquidez é o bitcoin, pois, além de ser a moeda mais conhecida, é também a moeda em que mais operações são realizadas.

Além do bitcoin, o Ethereum (ETH) é outro cripto ativo que também tem liquidez bastante alta, pois, no meio dos investidores, essa moeda é muito conhecida.

E por que a liquidez de cripto ativos é tão rápida?

Quem investe na Bolsa de Valores sabe que, para investir ou resgatar o seu dinheiro, existe horário de funcionamento e as transações só podem ser feitas durante a semana. Já com os investimentos em criptomoedas isso não acontece. O mercado de cripto ativos funciona 7 dias na semana e 24 horas por dia. Logo, para vender ou comprar criptomoedas, a transação pode ser realizada a qualquer momento e ainda ter rapidez no dinheiro depositado em conta.

Por que a liquidez de um cripto ativo é tão importante?

Quando uma moeda tem liquidez alta quer dizer que o mercado confia nela e no projeto e isso é muito importante na tomada de decisão do investidor.

Para quem é investidor, além de observar o preço do cripto ativo, é importante ficar de olho na liquidez, pois é ela que vai apontar a “saúde” da moeda. Por exemplo, uma moeda que tem alta liquidez no mercado, isto é, grande volume de compra e venda, não tem grandes oscilações nos preços. Já com uma criptomoeda de baixa liquidez pode acontecer de o valor aumentar significativamente ou despencar em questão de minutos.

Para o investidor, esse fator é muito importante, pois isso vai influenciar diretamente nos seus objetivos. Se é segurança que o investidor busca, então uma moeda com alta liquidez é ideal, pois ela é menos suscetível às manipulações do mercado.

E como a liquidez pode influenciar o mercado?

Por meio da manipulação do preço de um ativo. Uma moeda com baixa liquidez pode subir de valor rapidamente se for comprada uma quantidade não muito grande de criptomoedas. Isso fará o preço subir, porém o valor do cripto ativo não se sustentará por muito tempo e isso fará com que haja queda novamente.

Veja como uma criptomoeda com liquidez baixa pode afetar os seus investimentos:

  • Volatilidade: como já foi mencionado, a liquidez baixa pode fazer o valor de um ativo subir rapidamente, bem como cair. Muitos investidores que não estão acostumados com o risco ou que não estudaram o cripto ativo, quando veem o preço da sua criptomoeda despencar, acabam vendendo-as para tentar recuperar o valor investido. De um modo geral, quando isso acontece, o investidor acaba vendendo suas moedas por um valor bem abaixo do que comprou.
  • Manipulação de mercado: muitas vezes a oscilação do preço de uma criptomoeda pode ser causada de forma proposital. Com um ativo de baixa liquidez, até um volume razoável de ordens de compra ou venda pode refletir no preço. No caso do bitcoin, é mais difícil de manipular, pois, para aumentar o preço, é necessário investir alguns milhões de dólares.
  • Rentabilidade: uma moeda com baixa liquidez significa que o volume de negociação dos investidores é pouco. Logo, se as negociações são poucas, quer dizer que a moeda não é de interesse dos investidores e isso acaba refletindo no seu preço, isto é, na rentabilidade.
  • Falta de interesse na moeda: se os investidores não acreditarem no projeto da moeda, isso fará com que eles não tenham interesse nela e, consequentemente, as compras e vendas serão menores, fazendo com que a venda demore mais.

Quer dizer que não devo investir em uma moeda de baixa liquidez? Isso vai depender do seu objetivo e, principalmente, da pesquisa. 

Antes de comprar uma moeda, você precisa analisar e estudar o projeto, pois uma moeda pode ter liquidez baixa, mas, no longo prazo, a situação pode mudar. 

Hoje em dia, existem muitas moedas disponíveis aqui na NovaDAX, basta você estudar o projeto de cada uma e verificar se elas se encaixam nos seus objetivos.

Compartilhe