Quem costuma investir em criptomoedas talvez já tenha se deparado com a sigla OTC em algum momento. Mas você sabe o que isso significa e como funciona na prática? Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o assunto. Acompanhe!
O que é OTC?
OTC é a sigla para over the counter, também conhecido como mercado de balcão. É um tipo de mercado financeiro paralelo em que as negociações são realizadas diretamente entre o comprador e o vendedor, sem a necessidade de uma bolsa de valores ou uma corretora para mediar a transação.
O mercado de balcão se destaca por possibilitar a oferta de diversos ativos e títulos que não são regulamentados e, portanto, não poderiam ser comercializados em bolsas de valores tradicionais. Também é uma boa opção para comprar títulos de empresas de menor expressão.
Devido às suas características, o mercado OTC é considerado mais informal e flexível, e exige menos burocracias para investir, já que a regulamentação não é tão rígida. No entanto, abriga muitas oportunidades financeiras vantajosas e, por isso, costuma atrair investidores.
Quais ativos podem ser negociados no OTC?
No ambiente OTC, os investidores podem negociar livremente ativos como ações de empresas, cotas de fundos de investimentos, carteiras referenciadas de ativos, debêntures, entre outros ativos autorizados pela CVM. Além disso, é possível negociar criptomoedas nesse ambiente.
Operar OTC é legal?
Muitos investidores têm a seguinte dúvida: será que OTC é regularizado? Na verdade, apesar de ser um mercado de ativos não regulamentados, o mercado de balcão não é irregular.
Pelo contrário, ele é regulado pela SOMA, a Sociedade Operadora de Mercado de Ativos, entidade que assegura que as negociações OTC sejam registradas, o que ajuda a controlar a demanda dos ativos e a sua liquidez.
Além disso, para operar nesse ambiente, as empresas precisam ter autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o que protege os investidores contra fraudes e outros riscos. Ou seja: OTC não é terra de ninguém, e é possível investir com segurança, desde que se tomem alguns cuidados.
Como se trata de um mercado menos rigoroso do que a bolsa de valores, e as empresas têm menos barreiras de entrada, é necessário estudar a fundo qualquer investimento antes de aplicar seu dinheiro.
Como operar OTC?
Outra dúvida muito comum é: como operar OTC? Para operar no mercado de balcão organizado, que é regulado pela SOMA, é preciso utilizar o sistema SOMAtrader e a plataforma SOMAbroker.
Porém, também é possível operar no mercado de balcão não organizado, em que não há regulamentação ou registro das operações. Porém, esse é um ambiente menos seguro.
É possível, ainda, realizar negociações por meio de calls e com o auxílio de agentes intermediários. Para isso, é preciso checar com a corretora de valores ou com o banco, para saber se oferecem alguma opção.
Quais as vantagens e os riscos de operar no mercado OTC?
Operar no mercado OTC traz algumas vantagens, o que costuma atrair muitos investidores. Um dos principais benefícios é a possibilidade de encontrar boas oportunidades e ofertas mais baratas do que na bolsa de valores.
Além disso, há uma grande variedade de ativos disponíveis, o que é excelente para quem tem foco na diversificação da carteira. O horário de operações também é mais extenso.
Outras vantagens são: poder investir e financiar empresas que não têm acesso à bolsa de valores e a flexibilidade dos contratos, uma vez que não há um padrão a ser seguido.
E, como explicamos, as negociações são consideravelmente seguras, uma vez que o mercado é regulamentado pela SOMA, e não é um ambiente irregular e bagunçado como algumas pessoas podem pensar.
No entanto, existem também algumas desvantagens. Uma delas é a falta de transparência no processo, uma vez que as empresas não são obrigadas a fornecer tantas informações. A liquidez também costuma ser menor, e existe o risco de que uma das partes não cumpra o combinado.
Afinal, vale a pena operar OTC?
Na verdade, isso depende do perfil e dos objetivos de investimento. Esse tipo de negociação é benéfico principalmente para investidores que querem adquirir ativos de companhias que ainda não estão listadas na bolsa de valores.
Por que investir em criptomoedas na NovaDAX?
Como vimos, o OTC, ou mercado de balcão, é uma maneira eficaz de adquirir ativos não regulamentados e/ou de empresas menores. Mas a forma mais segura e eficiente de investir em criptomoedas ainda é por meio de uma exchange com credibilidade no mercado, como é o caso da NovaDAX.
A NovaDAX tem mais de 500 criptoativos listados, pratica as menores taxas para a América Latina e conta com gráficos exclusivos com a cotação das moedas em tempo real. Quer adentrar o promissor mercado de criptomoedas? Então, abra já uma conta gratuita na NovaDAX!