Toda vez que ocorre uma grande queda das criptomoedas, os investidores ficam preocupados. Ao perderem valor de mercado, as moedas digitais famosas, como Bitcoin (BTC), Ether (ETH), Tether (USDT) e Binance (BNB) levam muitos ao desespero.
Apesar de serem disruptivas, presentes somente há 15 anos no mercado financeiro, elas já acumulam mais de 300 milhões de usuários. Por isso, as criptomoedas em queda são um assunto que interessa os investidores.
Você sabe o motivo da queda das criptomoedas? Se ainda não tiver resposta para essa pergunta, a NovaDAX te explica tudo, além de dar dicas do que fazer para proteger as finanças ou alavancá-las com oportunidades escondidas. Confira!
Como o período de queda das criptomoedas é chamado?
O período de queda das criptomoedas é chamado de inverno cripto pelos especialistas. Ele ocorre quando as moedas digitais são desvalorizadas por conta de alguma situação socioeconômica que afeta a cotação.
Os investidores mais experientes preparam-se durante todo o ano para esse período. Afinal, ele pode ocorrer inesperadamente. Por outro lado, o inverno cripto é passageiro e pode representar uma oportunidade para renovar a carteira de aplicações.
A queda no valor das criptomoedas assusta, mas você não precisa se desesperar. Caso ainda não tenha uma estratégia para lidar com as cotações em baixa, lembre-se de manter os retornos mais previsíveis, investindo em criptoativos conhecidos e confiáveis.
O que causa a queda das criptomoedas?
Não existe apenas um motivo para a queda das criptomoedas. Como exemplos, é possível citar: incertezas no mercado econômico, pessimismo no mercado, variações na oferta e na demanda, mudanças tecnológicas ou legislativas, taxa de juros, inflação, políticas monetárias, crises políticas e conflitos entre países.
O inverno cripto já aconteceu em 2013, 2017, 2020, 2022, 2024 e 2025. A tendência é que ele continue ocorrendo por ser influenciado por fatores imprevisíveis. Em 2020, com o fechamento dos comércios por conta da covid-19, houve recuo de até 30% nos valores das moedas digitais.
Em 2022, a principal razão das criptomoedas caindo foi a guerra entre Ucrânia e Rússia, iniciada naquele ano. O mercado de criptomoedas não é o único prejudicado com a tensão política e a guerra declarada entre nações, já que os países têm poderes comerciais importantes.
Outro fator que reflete diretamente nas cotações das moedas digitais é a inflação dos Estados Unidos. Como um importante pilar econômico, ela afeta as cotações das criptomoedas, podendo levar à queda do Bitcoin e, consequentemente, das carteiras de investimentos.
Em agosto de 2024, o mercado de criptomoedas registrou a maior queda de 3 dias em 12 meses, perdendo até 510 bilhões de dólares em capitalização. Fatores como dados de emprego fracos nos EUA, temores de recessão e vendas em massa por grandes players, como a Jump Crypto, contribuíram para essa queda.
Já em 2025, o declínio se deu devido a temores de recessão nos EUA e aumento das tensões comerciais globais. Além disso, em fevereiro, uma polêmica do presidente argentino Javier Milei envolvendo a criptomoeda $Libra também causou um rebuliço no mercado financeiro.
Como lidar com a queda das criptomoedas?
E aí, o que fazer em períodos de moedas digitais em queda? Não existe uma fórmula para lidar com as oscilações de preço das criptomoedas, mas vale não se desesperar. No impulso, você pode fazer um negócio malsucedido ou perder uma oportunidade única com lucros incríveis.
Se não quer arriscar durante a queda das criptomoedas, uma dica é esperar. Durante o período, é possível investir em ativos com os quais você já esteja familiarizado e confiar na melhora futura.
Um ponto importante é que, mesmo que pareçam mais seguras, as altcoins são procuradas por muitas pessoas, então tendem a desvalorizar mais. Tenha cautela redobrada ao investir nelas.
Oportunidade de compra
A queda das criptomoedas também é vista como o momento ideal para arriscar ao fazer um grande negócio. Se você tem uma moeda digital em mente e confia na valorização dela a longo prazo, mas não tem capital suficiente, o inverno cripto pode ser a hora certa de adquiri-la.
Apesar de essa estratégia ser arriscada e ter altas chances de erro, pode ser o que você precisa para dobrar o lucro com as criptomoedas. Então, elabore um plano antes de seguir essa dica.
Quedas anteriores de criptos
Os períodos de queda das criptomoedas em 2022, 2024 e 2025 foram assustadores, mas a crise de 2018 foi ainda pior. Os investidores daquelas épocas foram chamados de loucos, mas podem ensinar lições valiosas por lidarem com esses momentos.
O Bitcoin, que chegou a valer 20 mil dólares, bateu o valor de 3 mil dólares, uma queda acumulada de 73,5%. Porém, quem soube comprar e fazer aportes com sabedoria recebe grandes lucros até hoje.
Conte com a NovaDAX para dicas sobre o mercado cripto
Para te ajudar a acompanhar as oscilações das criptomoedas, a NovaDAX oferece gráficos exclusivos, atualizados em tempo real. Com eles, você sempre fica por dentro de qualquer mudança.
Se gostou de saber sobre a queda das criptomoedas, continue acompanhando o blog da NovaDAX. Aqui, é possível encontrar vários conteúdos para pensar boas estratégias de investimentos. Explore o conteúdo do blog e mantenha-se informado!