Saber avaliar os riscos e as oportunidades de um investimento ajuda a concluir qual é a aplicação mais indicada, ou seja, aquela que tem mais chances de bons retornos. Neste post, você aprende o que é o indicador RSI e como ele funciona.
Interpretar indicadores, ferramentas de análise e gráficos evitam a perda de dinheiro e a dúvida de onde investir. Isso ganha mais importância quando o assunto é renda variável, incluindo as criptomoedas.
O que é o indicador RSI?
O índice RSI (Relative Strength Index) também é conhecido como índice de força relativa (IFR). Ele foi criado em 1978 pelo analista e engenheiro J. Welles Wilder. O objetivo foi marcar as variações dinâmicas observadas no mercado, de acordo com o período estipulado, de sete ou 14 dias.
Em uma escala que varia de 0 a 100, o índice mostra a força interna de um ativo, em vez da relação dele com o mercado. Dessa forma, ao entender o que é o indicador RSI, é importante ter em mente que ele analisa de forma individualizada.
Ainda assim, ele não deve ser utilizado como única fonte de informação na hora de estudar a cotação de uma moeda. A teoria de Dow e os gráficos candlestick, por exemplo, são ótimas ferramentas para isso.
Como calcular o RSI?
Saber como calcular o RSI faz diferença na hora de analisar um ativo que você pretende comprar ou vender. A conta é simples e dá uma boa perspectiva do dinamismo do mercado: RSI = 100 – [100 / (1 + U/D)].
Aqui, U é o número médio dos dias que o ativo foi negociado em alta. D é o número médio de quando o ativo foi negociado em baixa, que pode variar entre 7 e 14 dias.
Como o indicador RSI funciona?
Para saber como o indicador RSI funciona, note que ele gera um comparativo entre as perdas e os ganhos em um determinado período. Para isso, ele faz uma média de cada fator, sugerindo se é hora de comprar ou vender.
Para compreender o resultado da conta que explica o que é o indicador RSI, considere que cada faixa de valores entre 0 a 100 corresponde a dados diferentes sobre um ativo. Veja como cada uma funciona abaixo.
Entre 0 e 30: sobrevenda
O termo “sobrevenda” significa que muitos investidores estão vendendo o ativo, o que o desvaloriza. A não ser que o momento seja de bear market, no qual há um certo pessimismo, essa pode ser uma boa hora para comprar.
Entre 30 e 70: equilíbrio
Na explicação sobre o que é o indicador RSI, a faixa entre 30 e 70 indica que o ativo está balanceado, ou seja, nem pouco, nem muito valorizado. Trata-se de um período de transição, em que é melhor observar os números anteriores para analisar a tendência de valorização.
Entre 70 e 100: sobrecompra
A faixa entre 70 e 100 mostra que o ativo está sobrevalorizado, com alta procura por ele. Pode ser um período de bull market, quando há um certo otimismo, possibilitando a venda e o lucro com a valorização.
Análise de divergências
Embora sugira tendências de alta ou queda, o índice de força relativa não deve ser utilizado como única ferramenta da sua análise. Um estudo chamado de análise de divergências acompanha a interpretação dos dados.
Em linhas gerais, para você entender o que é o indicador RSI, pense que as divergências aparecem quando o sentido do preço da ação vai no caminho oposto ao que o RSI mostra. Existem dois tipos: negativo e positivo. Saber identificá-los ajuda a antecipar mudanças no comportamento do mercado.
Nas divergências positivas, se o preço do ativo faz máximas mais altas, e o RSI mostra máximas mais baixas, indica tendência de queda no preço. Já nas divergências negativas, se a cotação faz mínimas mais baixas, e o RSI mostra mais altas, indica tendência de alta no valor.
Saiba mais sobre criptomoedas
Agora que você sabe o que é o indicador RSI, continue navegando pelo blog da NovaDAX para acompanhar as novidades do mundo cripto. Acesse o site e fique por dentro das dicas de investimento para tomar as melhores decisões!