Já pensou em ter um cálculo matemático no qual você pode calcular o melhor ativo? Saiba que isso é possível! Você já ouviu falar no Índice Sharpe?
O índice sharpe foi criado em 1990 pelo Nobel de Economia, William Sharpe. O sharpe ratio, como é mais conhecido internacionalmente, tem por finalidade fazer com que as pessoas entendam o retorno de um investimento no que diz respeito ao seu risco. Resumidamente, ele tem o objetivo de medir a relação entre a recompensa que você receberá e o risco assumido em razão da volatilidade desse ativo.
Esse índice é muito utilizado por gestores de fundos de investimentos para entender se: valeu a pena investir em um ativo e assumir o risco para obter determinado rendimento; e também para fazer um comparativo entre ativos.
Importância do índice sharpe
Ele é extremamente útil, pois o gestor pode comparar mais de um fundo, com o mesmo retorno, mas identificar qual deles oferece menos risco. Sendo assim, o índice mostra qual seria a melhor escolha.
A análise com o índice sharpe é muito importante, pois um ativo não deve ser analisado somente pela sua rentabilidade, já que ele pode ter tido uma rentabilidade alta justamente porque correu mais riscos. Logo, quem usa o índice sharpe pode escolher a melhor remuneração com menor risco.
Como usar o índice sharpe para calcular a relação de risco e retorno?
Ao analisar um ativo, geralmente levamos em consideração a análise de risco e retorno. O retorno é o rendimento médio proporcionado pelo ativo em determinado período. Já o risco é calculado pela volatilidade ou desvio padrão desse rendimento médio. Logo, a volatilidade calcula o risco da perda, pois ela informa a variação de preços de um ativo. Ativos mais voláteis são mais arriscados; os menos voláteis são menos arriscados.
Dois fundos, um com retorno melhor e outro com menor risco, como escolher? Nesse cenário, é difícil tomar uma decisão. Por isso, existe o índice sharpe, que serve para calcular a rentabilidade levando em consideração o seu risco. Vejamos como calcular o índice sharpe:
S= (RI – RF) / OP
- S = Índice sharpe
- RI = Retorno da carteira/fundo
- RF = Taxa livre de risco (como por exemplo a Selic)
- OP = Volatilidade da carteira/fundo, medida por meio do desvio padrão dos retornos.
À primeira vista, essa fórmula parece bem complexa, mas saiba que não é, pois, o “RI – RF” representa o excedente de retorno do ativo analisado comparado ao ativo livre de risco. Vejamos um exemplo prático entre dois fundos de investimentos:
Suponhamos que um “Fundo A” tenha uma taxa livre de risco de 10%, o retorno do ativo de 15% e a volatilidade anual de 10%, logo:
S= (RI – RF) / OP
S= (15 – 10) / 10
S= 5 / 10
S= 0,5
O índice sharpe do “Fundo A” foi de 0,5. Esse valor quer dizer que para cada 1 ponto de risco assumido pelo investimento, o investidor obteve 0,5 ponto de rentabilidade acima do retorno do ativo livre de risco.
Já o “Fundo B” tem uma taxa livre de risco de 10%, um retorno de 15% e volatilidade de 50%; logo temos:
S= (RI – RF) / OP
S= (15 – 10) / 40
S= 5 /50
S= 0,1
O índice sharpe do “Fundo B” foi de 0,1. Esse valor quer dizer que para cada 1 ponto de risco assumido pelo investimento, o investidor obteve 0,1 ponto de rentabilidade acima do retorno do ativo livre de risco.
Então qual escolher?
Para você entender, quanto maior o índice Sharpe de um investimento, melhor é o seu retorno por unidade de risco; então podemos dizer- após esses cálculos e de forma didática – que o “Fundo A” é melhor que o “Fundo B”, pois apresentou um índice Sharpe superior.
Mas preste atenção: para utilizar o índice sharpe a fim de fazer um comparativo entre fundos, eles precisam ser parecidos, isto é, precisam ser da mesma classe ou pelo menos ter a mesma estratégia. De nada adianta comparar um fundo de renda fixa com um fundo de ações.
Como utilizar o índice sharpe para criptomoedas?
Nesse caso, pode-se seguir a mesma análise para um portfólio de criptomoedas. Você precisa olhar não somente para o retorno, mas para os retornos ajustados ao risco, pois os retornos ajustados ao risco analisam o seu risco. Já os retornos esperados dão informações de um retorno por unidade de risco.
Qual o número de referência?
Se um índice sharpe de um ativo analisado for igual ou acima de 1, significa que ele é um ótimo fundo. Agora se o índice sharpe for igual a 0, significa que o fundo não entrega bons resultados acima do ativo livre de risco. Se o valor do índice sharpe for de 0,5, isto significa que o fundo é bom e consiste em entregar resultados. Também existe índice sharpe negativo. Quando isso acontece, quer dizer que o fundo é considerado um fundo “podre”.
Agora você tem mais uma ferramenta com informações para investir em criptomoedas. Basta comprá-las na NovaDAX. Na plataforma, é possível comprar Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas. É possível, inclusive, comprar Bitcoin com taxa zero!