Homem escrevendo em caderno com dinheiro na frente.

O que é informe de rendimentos? Confira a importância desse documento

Com a aproximação dos prazos para declaração anual do Imposto de Renda, é essencial ter todos os documentos necessários em mãos. Contudo, você sabe o que é informe de rendimentos? Também conhecido como comprovante de rendimentos, ele é uma declaração sobre ganhos financeiros durante um período, geralmente, um ano.

No informe de rendimentos, constam: salários, renda líquida de aplicações financeiras e outras categorias de ganhos. Esse documento é essencial para ajudar na fiscalização da Receita Federal. Para saber o que é informe de rendimentos, como a declaração funciona e como solicitá-la, basta continuar a leitura!

Para que o informe de rendimentos serve?

O informe de rendimentos é uma forma de atestar se o trabalhador e o empregador declararam o valor corretamente. Com esse documento, a Receita Federal cruza os dados de pessoas físicas e jurídicas para verificar se os ganhos estão perfeitamente alinhados.

Esse documento fiscal auxilia a aumentar a segurança em termos fiscais e tributários da declaração do Imposto de Renda. Com o informe de rendimentos, é possível verificar mais rapidamente alguma inconsistência ou problema e seguir com as medidas necessárias.

A declaração de ganhos também é um documento exigido no momento da comprovação de renda para avaliação de crédito na solicitação de empréstimos, na finalização de diferentes contratos, como aluguel de casa ou apartamento, e muito mais. Isso porque atesta o comprovante de renda.

Investimentos entram no informe de rendimentos?

Os investimentos podem ser tributados ou isentos de recolhimento de impostos, variando conforme a categoria de aplicação financeira. No caso de ganhos obtidos por meio de renda fixa, como Tesouro Direto, CDB, Debêntures, Letra de Câmbio e muitos outros, o IR é retido na fonte.

Isso significa que as corretoras responsáveis pelo investimento em renda fixa recolhem o tributo e disponibilizam o informe. No caso de investimento em renda variável, como criptomoedas, ações, fundos imobiliários e muito mais, as instituições financeiras não são obrigadas a enviar a declaração de ganhos.

Quem precisa enviar o informe de rendimentos?

Após saber o que é informe de rendimentos e quais são as finalidades dele, aproveite para descobrir quem precisa enviar esse documento. De acordo com a legislação do Imposto de Renda, as fontes pagadoras devem enviar a declaração de ganhos.

Isso significa que todas as pessoas jurídicas (PJ) ou físicas (PF) que pagaram para outra PF ou PJ algum ganho sujeito à retenção do IR na fonte devem fornecer o envio do anexo preenchido.

Como pessoa física, presumivelmente, você receberá o informe de rendimentos de sua fonte de ganhos, como empresas, instituições financeiras, INSS, corretoras de valores e demais organizações obrigadas a fornecer a declaração de valores pagos. Caso a declaração não seja enviada, é necessário consultar diretamente o respectivo departamento de recursos humanos.

Como consultar o informe de rendimentos?

Então, como tirar o informe de rendimentos? É muito prático consultar o comprovante de rendimentos das instituições financeiras. Corretoras, bancos e demais organizações podem enviar a declaração de valores por e-mail. Também há disponibilidade de acesso pelos próprios aplicativos.

Nessa situação, é necessário acessar a conta, abrir o menu de opções e procurar a categoria correspondente às informações do informe. Aposentados e pensionistas do INSS podem verificar a declaração pela plataforma Meu INSS.

Para isso, acesse com o seu login do portal Gov.br, procure por “Extrato de Imposto de Renda” e baixe um arquivo PDF. Nunca foi tão prático ficar por dentro sobre o que é informe de rendimento e como consultá-lo.

O que fazer caso não receba o informe de rendimentos?

Caso o comprovante de rendimentos não seja fornecido, é preciso acionar o gerente da instituição financeira ou o setor de recursos humanos da empresa o quanto antes. Lembre-se de guardar o comprovante de que o documento foi solicitado à companhia, sendo uma forma de precaver-se.

Além disso, é possível informar à Receita Federal que uma empresa não cumpriu o envio da declaração de valores pagos. As instituições que não cumprirem o prazo para expedir o informe de rendimentos podem receber uma multa.

Lembre-se que, caso você não receba o e-mail com o documento, é necessário verificar se ele não está disponível na internet ou no aplicativo da instituição. Se preferir, também é possível solicitar pessoalmente, em algumas organizações.

Conheça a NovaDAX!

Com a NovaDAX, você consegue realizar operações básicas e avançadas com muito mais praticidade e rapidez. Ao cadastrar-se no site, basta acessar a categoria da sua carteira no menu principal e começar a investir. Aproveite para conferir quais ativos digitais estão em alta com a ajuda do gráfico em tempo real.

Gostou de saber o que é informe de rendimentos? Então, você não pode deixar de verificar os demais conteúdos exclusivos da NovaDAX. São diversas dicas e recomendações para você aplicar. Fique por dentro agora mesmo!

Compartilhe