A pergunta “o que é informe de rendimentos” costuma aparecer na época de entregar a declaração do imposto de renda. E não é para menos: é um documento informando à Receita Federal todos os ganhos financeiros que você teve ao longo do ano anterior.
Para efeitos de imposto de renda, são considerados rendimentos os salários, a renda líquida de aplicações (incluindo criptomoedas), bens móveis e imóveis, entre outros. Continue lendo para ver informações sobre esse documento, sua importância e como obtê-lo.
O que é a declaração de Imposto de Renda?
O Imposto de Renda é um tributo que existe em vários países, sendo. É um percentual cobrado sobre os rendimentos das pessoas, sendo classificado em dois tipos: Pessoa Física e Pessoa Jurídica (empresas). No caso do Brasil, ele é debitado todos os meses sobre salários e valores que as empresas recebem.
A declaração é feita por meio de um programa disponibilizado pela Receita Federal, no qual os contribuintes detalham todo o dinheiro tributável que receberam no ano anterior. Assim, para fazer o preenchimento correto da declaração, é importante saber o que é informe de rendimentos.
Vale lembrar que a declaração de imposto de renda deve ser feita por pessoas que recebem acima de um determinado valor por ano. Em 2024, quem ganhou mais de R$ 30.639,90 já deveria acertar as contas com o leão da Receita Federal. Quem recebeu abaixo desse montante esteve isento do imposto e da declaração.
Por que se chama “declaração de ajuste”?
Todos os anos, o governo federal faz reajustes sobre o valor mínimo de isenção. Assim, o valor do imposto pago no ano anterior deve ser adaptado para a nova faixa do ano atual, o que se chama de “ajuste”.
Como funciona o informe de rendimentos?
Na declaração anual, o contribuinte deve informar à Receita tudo que recebeu no ano anterior e que teve cobrança do imposto de renda. No caso dos trabalhadores formais (no regime CLT, com carteira assinada), esse imposto já vem descontado no holerite. No ano seguinte, recebem o informe de rendimentos.
Esse documento traz todos os ganhos que o funcionário teve no ano anterior, como salários, férias, 13º salário e descontos (como pagamento de pensões alimentícias, se for o caso). No entanto, quando se fala sobre o que é informe de rendimentos, é importante saber que ele não se resume apenas aos salários recebidos.
Há também os rendimentos em investimentos, como renda fixa, renda variável, criptomoedas e ações. No começo do ano, bancos, instituições financeiras e corretoras enviam o informe ao investidor, relatando com os valores que devem ser preenchidos na declaração de imposto.
Para que serve o informe de rendimentos?
O comprovante de rendimentos comprova se o valor pago de Imposto de Renda foi declarado corretamente para a Receita Federal. Ela cruza os dados das pessoas físicas e jurídicas para ver se os valores correspondem, verificando possíveis inconsistências e fazendo os ajustes necessários.
Com a declaração de imposto em dia, ele serve como documento comprobatório na hora de solicitar um empréstimo ou financiamento imobiliário, além de finalizar contratos, como aluguel de casa ou apartamento. Por ser um documento aprovado pela Receita Federal, ele serve como comprovante de renda.
Como consultar o informe de rendimentos?
Ao falar sobre o que é informe de rendimentos, é importante saber como ter acesso a esse documento. Para os trabalhadores formais que ganham acima da faixa de isenção, a empresa distribui esse comprovante no começo do ano.
Mas, como tirar o informe de rendimentos de investimentos? As corretoras, bancos e instituições financeiras podem enviar a declaração de valores por e-mail. Além disso, é possível acessar o documento dentro da plataforma da própria entidade, no campo “informe de rendimentos”.
Aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do valor limite de isenção também devem declarar imposto. Para ter acesso ao informe, basta acessar a plataforma Meu INSS e ir no campo “Extrato de imposto de renda”. Ele está disponível para download em arquivo PDF.
Como é o informe de rendimentos de criptomoedas?
Quando se fala sobre o que é informe de rendimentos, não podemos esquecer que criptomoedas são investimentos que devem ser tributados. Exchanges brasileiras como a NovaDAX fornecem o documento para que seus clientes possam fazer a declaração dos rendimentos de forma simples e segura.
O governo federal estabelece um limite de isenção para a declaração de ativos digitais. Por isso, quem tiver acima de um determinado valor investido em exchanges precisa fazer a declaração.
Invista em criptomoedas na NovaDAX!
Agora que você sabe o que é informe de rendimentos, abra sua conta na NovaDAX e diversifique seus investimentos! Acesse o site da corretora, cadastre-se e faça sua cesta de criptomoedas para aproveitar os melhores rendimentos!
Veja também os demais conteúdos exclusivos no blog da NovaDAX, com mais informações sobre o mundo das blockchains, novidades em ativos digitais e dicas de investimentos. Acesse e confira!