o que e patrimonio

O que é patrimônio? Entenda o conceito e saiba quais são os principais tipos

O universo financeiro é repleto de termos que podem confundir aqueles que estão começando a se aprofundar no tema. No entanto, saber todos eles é essencial para administrar dinheiro e planejar as finanças familiares. Hoje, você aprenderá o que é patrimônio

Por mais familiar que a palavra possa parecer, é muito comum se deparar com definições equivocadas a respeito de “patrimônio”. Isso porque o termo é mais complexo do que se imagina. Inclusive, você sabia que existe mais de um tipo de patrimônio? 

Se a resposta foi “não”, você ainda tem muito a aprender. Continue a leitura para entender o que é patrimônio e qual é a relevância disso na hora de administrar as finanças. Dessa forma, você não ficará mais com dúvidas ao se deparar com o termo em qualquer tipo de conteúdo que encontrar na internet. 

O que é patrimônio?

O termo “patrimônio” é utilizado para se referir a todas as posses de uma pessoa ou uma empresa, ou seja: bens, direitos e obrigações. No entanto, o patrimônio pessoal ou empresarial compreende tudo aquilo que pode ser contabilizado em valores monetários, incluindo dívidas. Pode ser dividido em patrimônio ativo e passivo. 

O patrimônio ativo diz respeito a posses de valores positivos. Ele corresponde a tudo aquilo que acrescenta valor, como dinheiro vivo, aplicações, contas bancárias, imóveis, veículos, marcas, patentes, etc. Dívidas que os outros têm com você também fazem parte do patrimônio ativo. 

Já o patrimônio passivo diz respeito a valores negativos. Ele se relaciona com quantias a serem removidas da conta total, como dívidas que você precisa quitar com alguém, financiamentos, despesas fixas, entre outros. De forma resumida, são obrigações relacionadas à saída de capital. 

Vale dizer que o patrimônio é único e não pode ser dividido. Ou seja, as patentes de uma marca e uma residência adquirida não são “dois patrimônios” diferentes. Na verdade, trata-se de um direito e um bem pertencente a você, respectivamente. No entanto, os dois integram um patrimônio total. 

Bens, direitos e obrigações

Para ficar mais claro ainda o que é patrimônio, precisamos explicar melhor três conceitos já mencionados: bens, direitos e obrigações. Cada um deles compõe o patrimônio total de um indivíduo ou uma empresa. Confira mais detalhes a seguir. 

Bens

Os bens fazem parte do patrimônio ativo e são posses com valor econômico atrelado. Eles podem ser convertidos em dinheiro e são divididos em três subcategorias: 

  • tangíveis: podem ser vistos e tocados, como dinheiro vivo, automóveis, imóveis, maquinário, entre outros;
  • intangíveis: como o próprio nome indica, esses bens não existem fisicamente. Ainda assim, representam algum valor monetário, como marcas, domínios em internet e patentes.
  • móveis: são bens tangíveis que podem ser movidos, como veículos, eletrodomésticos, dinheiro vivo, máquinas e mais;
  • imóveis: posses que não podem ser movidas, como casas, prédios, terrenos, etc.

Homem segurando moedas e mini casas nas mãos.

Direitos

Esse tipo de posse também integra o patrimônio ativo e diz respeito a valores que você emprestou a alguém, mas tem o direito de receber de volta. Em algum momento, você pode cobrar o indivíduo ou a empresa por esse valor. 

Obrigações

As obrigações fazem parte, exclusivamente, do patrimônio passivo. Afinal, elas nada mais são que dívidas que você acumulou ao longo do tempo. Por isso, são valores negativos. Empréstimos e financiamentos são posses com obrigações a serem cumpridas. 

Tipos de patrimônio

Você entendeu o que é patrimônio. No entanto, seu conjunto de posses pode ser dividido de acordo com a natureza. Assim, é preciso saber quais são os principais tipos de patrimônio para não se confundir na hora de administrar suas finanças. No total, são três. Você aprenderá mais sobre cada um deles a seguir.

Patrimônio bruto

O patrimônio bruto é equivalente ao patrimônio ativo. Essa categoria compreende apenas as posses de valor positivo. Ela desconsidera obrigações e leva em conta apenas bens e direitos. 

Patrimônio líquido

O Patrimônio líquido diz respeito ao valor real de todas as posses positivas, descontando o valor das negativas. Ele é o resultado do ativo menos o passivo. Essa conta é conhecida como equação patrimonial. 

Patrimônio de afetação

Essa categoria existe no Brasil e é utilizada por construtoras. O patrimônio de afetação separa empreendimentos dos bens, dos direitos e das obrigações (dívidas) de uma empresa. Essa separação oferece segurança, principalmente, a quem adquire imóveis em planta. 

A NovaDAX ajuda você a administrar suas finanças!

Esperamos que, agora, você tenha entendido o que é patrimônio e possa administrar o seu com mais facilidade. Se quiser aprender mais sobre o universo financeiro, além de começar a investir em criptomoedas, não deixe de seguir o blog da NovaDAX. Estamos sempre trazendo conteúdos informativos sobre o mercado!

 

Compartilhe