Você sabe o que é BID? No mercado financeiro, o termo está relacionado ao preço que o investidor paga por um determinado ativo. Trata-se de um conceito muito importante no mercado de ações e nas negociações com criptomoedas.
Este artigo explica o que é BID, qual é a diferença entre BID e ASK, como o BID é usado no mercado financeiro e qual é o papel na liquidez. Acompanhe.
O que significa BID?
Para entender o significado, é preciso definir o que é BID. Basicamente, trata-se de uma oferta de compra, referente ao valor que um comprador está disposto a desembolsar para adquirir um ativo ou um título no mercado financeiro.
Na pesquisa de cotação de mercado, em geral, existem dois preços listados: o preço BID e o preço ASK. O primeiro é o preço máximo que o investidor se dispõe a pagar.
O preço ASK é o preço mínimo que os vendedores estão dispostos transferir o ativo. A diferença entre os dois preços é chamada spread.
Como o BID é utilizado no mercado financeiro?
O conceito de BID é importante na negociação de ações na Bolsa de Valores, no mercado de títulos e no mercado de câmbio. A seguir, veja como o BID funciona em cada um deles.
Mercado de ações
No mercado acionário, o BID desempenha um papel muito relevante no processo de negociação e formação de preços. O comprador faz um lance de compra com um preço de BID específico no livro de ofertas, em que todas as ofertas de compra e venda ficam registradas.
As ordens de compra são organizadas de modo que um valor alto fica no topo da lista. Dessa forma, os investidores que oferecem o preço mais alto são os primeiros da fila a comprar os papéis.
Para uma negociação ocorrer, o preço BID deve ser igual ou superior ao preço ASK da ação. Se isso acontecer, a transação é executada por esse valor. Caso contrário, a ordem de compra permanece pendente até o preço ASK ajustar ou algum vendedor aceitar o valor oferecido.
Mercado de títulos
No mercado de títulos, o BID é o preço máximo que um comprador está disposto a pagar por um título de dívida. Assim como no mercado acionário, existe um livro de ofertas, em que são registradas as ordens de compra e venda de títulos.
Contudo, o mercado de títulos costuma ser menos líquido e apresentar spread maior. Além disso, ele é menos volátil que o mercado de ações, embora ainda seja sensível ao cenário econômico.
Enquanto o mercado acionário costuma ser muito influenciado pela relação entre a oferta e a demanda pelos papéis, o preço dos títulos é mais influenciado pelas taxas de juros e pela avaliação de crédito dos emissores.
Mercado de câmbio
O BID também desempenha papel importante no mercado de câmbio, sendo fundamental para o estabelecimento do preço nas negociações de moedas fiduciárias e criptomoedas.
Nesse contexto, o BID é o preço máximo que o investidor está disposto a pagar por uma unidade da moeda negociada. Em geral, o preço BID reflete a oferta e a demanda por determinada moeda no mercado de câmbio. Ele pode ser influenciado por uma série de fatores econômicos.
Qual é o papel do BID na liquidez do mercado financeiro?
Liquidez é a capacidade de converter um determinado ativo em dinheiro. No mercado financeiro, esse conceito se refere à velocidade que os investidores conseguem vender os ativos e sacar os valores.
O BID está diretamente relacionado à liquidez, à medida que o preço BID estreitamente alinhado com o preço ASK, com spread menor, é indicativo de alta liquidez. Em contrapartida, spread maior é um sinal de mercado menos líquido.
Quando o preço BID está alto, significa que há uma demanda grande pelo ativo, o que contribui para a liquidez maior. Por outro lado, o preço BID mais baixo indica demanda menor, o que pode tornar a venda do ativo mais difícil e, consequentemente, diminuir a liquidez.
Processos de cotação e negociação
O BID é determinado pela relação entre a oferta e a demanda por determinado ativo no mercado. Ele é influenciado por vários fatores, como as ordens de compra registradas no livro de ofertas, as transações recentes, as notícias do mercado e o cenário econômico.
Estratégias de trading e BID
Os investidores podem utilizar uma série de estratégias considerando o preço BID, como a ordem de mercado e a ordem limitada. Na primeira, o investidor está disposto a pagar o preço BID atual ou o mais alto disponível. Nesse caso, a ordem é preenchida rapidamente, sem garantia de pagar o preço exato.
Na segunda, o investidor especifica o preço máximo que deseja pagar. A ordem só é preenchida quando existe um vendedor disposto a aceitar o preço ou um valor menor.
Além dessas estratégias de trading, muitos investidores utilizam o BID em arbitragem para aproveitar as diferenças de preços entre mercados. O BID também é usado na análise técnica dos investidores, lançando mão de indicadores como médias móveis, bandas de Bollinger, volume acumulado, índice de força relativa, índice de liquidez e outros.
É preciso prestar atenção a alguns desafios associados ao uso e às limitações do BID, como a falta de liquidez e a volatilidade dos ativos negociados. Muitos investidores cometem erros ao interpretar o BID, por exemplo.
A tecnologia e a automação transformam a maneira como o BID é utilizado e analisado no mercado financeiro. Por isso, a tendência é que ele desempenhe um papel cada vez mais importante.
Atualize-se sobre o mercado financeiro no blog da NovaDAX
Gostou de saber o que é BID e qual é a importância disso não só no mercado financeiro tradicional, mas nas negociações com criptomoedas? Então, continue acompanhando o blog da NovaDAX para ficar por dentro das principais novidades do mercado!