fomo fear of missing out

Entenda a relação: FOMO (Fear of Missing Out) e criptomoedas

F.O.M.O é um termo usado para um comportamento (ou síndrome) cotidiano, relacionado ao medo de “ficar de fora” (fear of missing out). 

Hoje os especialistas em comportamento humano, verificam o uso descontrolado das redes sociais para “alimentar” a F.O.M.O. Pessoas usam as redes sociais por muitas horas seguidas, deixando outros setores de suas vidas de lado, com medo de perder um post, um vídeo ou uma foto de alguém conhecido.

Mas como esse fator está ligado ao mundo dos investimentos em criptomoedas?

Não são apenas em comportamentos cotidianos que vemos os reflexos desse fenômeno. Também vemos em outros âmbitos da vida, como os investimentos na bolsa de valores ou em criptomoedas.

Para começar, separamos uma lista especial de comportamentos muito comuns entre pessoas que sofrem com essa síndrome.

Veja se algum desses itens é familiar a você:

  • Está inserido em diversos grupos de investimentos em criptomoedas;
  • Sempre fica ansioso quando alguém fala de uma nova criptomoeda no grupo;
  • Passa o dia inteiro na internet procurando o “novo Bitcoin”;
  • Investe todo seu dinheiro em novas promessas de criptomoedas;
  • Não sabe qual o valor você já ganhou ou perdeu nos seus investimentos;
  • Sempre que o mercado sobe, você sente que perdeu uma oportunidade de ficar rico;
  • Quer ficar rico amanhã;
  • Quando o mercado cai rapidamente, você se desfaz de todas moedas, mesmo que elas sejam projetos sólidos e estejam dando prejuízo com aquela venda.

Se você se familiarizar com, pelo menos, 3 desses itens, infelizmente, você pode sofrer de F.O.M.O.

E por que a F.O.M.O é tão prejudicial?

Ela é como uma “bola de neve” que gera muita ansiedade e que acaba fazendo com que você tome decisões prejudiciais aos seus investimentos. A ansiedade, além de trazer malefícios à saúde, é capaz de dificultar tomadas de decisões simples, afetando diretamente seus investimentos (o que pode gerar mais ansiedade e problemas de saúde).

Que tipos de erros podem ser cometidos?

Erros que simples como: Vender nossos ativos em qualquer sinal de queda do mercado, comprar por efeito manada (quando muita gente está falando de determinada criptomoeda), colocar TODO seu dinheiro em apenas UM ativo, entre outras coisas.

Existe também o caso contrário, onde você, investidor, absorve tanta informação, e nunca coloca elas em prática. Conhece milhares de novos projetos, entende TODOS os processos de mineração, blockchain, sistemas DeFi, NFT, mas nunca investe em nenhum ativo e automaticamente, nunca obtém lucros com a compra e venda.

E como evitar a F.O.M.O?

  • Aceite que você NUNCA vai aproveitar TODAS as oportunidades que o mercado vai lhe proporcionar

Se você perdeu uma nova moeda que valorizou-se recentemente, está tudo bem. Haverão novas oportunidades, essa é a magia do mercado de criptomoedas. Novas chances de fazer bons investimentos surgem toda semana.

  • Tenha uma estratégia de investimento e siga ela à risca.

Estratégias de investimento são o seu “porto seguro” quanto a F.O.M.O. Elas são criadas para minimizar perdas, mesmo que diminuam os lucros em projetos promissores. 

Ex: Se você já investiu todo dinheiro previsto em sua estratégia esse mês e uma excelente oportunidade aparecer, não se desfaça de ativos para investir em novos, siga sua estratégia e espere uma nova oportunidade quando você tiver capital disponível para investir.

  • Não siga todas as recomendações que você ler/ver na internet.

Existe muita informação e desinformação circulando online, portanto, siga poucas, mas pessoas que inspiram confiança e já investem em criptomoedas há bastante tempo, dessa forma você conseguirá ter informações mais seguras e análises mais concisas com a realidade do mercado.

  • Cuidado com as falsas promessas.

As criptomoedas têm um histórico de geração de lucros excelentes, e por isso, existem muitos golpes também. Muito cuidado quando alguém te oferece rendas fixas para investimento de suas criptomoedas. Normalmente essas ofertas são fraudulentas.

Grupos em redes sociais também estão cheios de golpes de “pump and dump”, onde as pessoas compram uma criptomoeda muito barata e convencem uma nova quantidade de pessoas a investir e vender mais caro, mas as pessoas que compraram primeiro, vende antes das novas pessoas conseguirem realizar lucros naquelas.

  • Lucro passado, não é lucro futuro.

Não é porque uma moeda gerou grandes lucros no passado, que ela dará o mesmo lucro no futuro. As moedas valorizam-se principalmente pela quantidade de pessoas que estão procurando elas versus a quantidade dessa moeda disponível à venda, portanto uma moeda que gerou bastante lucro no passado, pode ter perdido a relevância no mercado e nunca mais recuperar seu preço máximo.

Observe os sinais para evitar a F.O.M.O

Esperamos que esse artigo seja relevante para sua vida e que também te ajude a investir melhor e ter maior lucro em todas suas transações.

Caso você identifique que sofre dessa síndrome, lhe aconselhamos buscar um especialista na área, antes de continuar investindo em criptomoedas ou até no mercado financeiro.

Compartilhe

Leia mais