Como a Volatilidade do Bitcoin e Outras Criptomoedas Afeta o Mercado

A volatilidade do Bitcoin e das demais criptomoedas é algo que preocupa muitos investidores, uma vez que, se os riscos não forem calculados corretamente, é possível sair no prejuízo. Por conta disso, é importante saber o porquê de haver essas oscilações de valor, como isso afeta o mercado e de que maneira usá-las a seu favor.

Quer entender mais sobre a volatilidade do Bitcoin e das outras criptomoedas? Então veja só este artigo que a NovaDAX preparou para você!

Como o mercado é afetado pela volatilidade do Bitcoin e outras criptomoedas?

A principal consequência observada pela oscilação dos valores das criptomoedas é o receio que não-investidores têm de ingressar no mercado. A popularização do pensamento de que somente pessoas experientes conseguem se dar bem no mercado das moedas digitais é uma barreira para que mais pessoas se interessem pelo meio.

É importante ter em mente que isso não é verdade e que com conhecimentos básicos sobre o funcionamento do mercado é possível se tornar um investidor.

Então, a volatilidade do Bitcoin e outras criptomoedas é boa ou ruim?

A resposta dessa pergunta irá depender do perfil de investidor de quem está realizando as transações de compra e venda, uma vez que cada um deles tem uma característica diferente e enxerga a volatilidade por um distinto ponto de vista.

Quem é do tipo conservador, geralmente os iniciantes, prefere moedas mais estabilizadas — as stabelecoins — e não vê vantagens em criptomoedas que oscilam a todo momento, já que elas apresentam o fator de risco. Os moderados apreciam certas instabilidades para aproveitar o momento ideal de fazer a transação, enquanto os agressivos focam nos momentos de maior oscilação.

É preciso ter em mente, porém, que a volatilidade do Bitcoin é, hoje, considerada uma das mais baixas, em comparação às outras. Isso acontece porque muitas empresas em várias partes do globo passaram a aceitar essa criptomoeda como método de pagamento. Além disso, por ter se tornado a mais popular, ela passou a ser mais regularizada.

De qualquer forma, são muitos os fatores que influenciam no valor da cotação. Portanto, para fazer um bom investimento em qualquer criptomoeda é importante analisar os gráficos do câmbio nos últimos períodos e identificar quais são as principais tendências do mercado. Assim, mesmo quando existe uma oscilação, você consegue minimizar os riscos.

Gostou de saber como a volatilidade do Bitcoin e outras criptomoedas afetam o mercado? Então não deixe de conferir outros artigos aqui no blog da NovaDAX!

kaique

Recent Posts

  • Conceitos Cripto

Minerar bitcoin: o que é e como fazer

Minerar Bitcoin é uma atividade que atrai muitos adeptos que desejam lucrar com a valorização…

1 semana ago
  • o que é criptomoedas

HASH11: saiba tudo sobre o ETF de criptomoedas da B3

Você já ouviu falar em HASH11? Esse criptoativo se consolidou como uma opção lucrativa para…

1 semana ago
  • Educação

O que é memecoin

Você sabe o que DOGE, SHIB e PEPE têm em comum? Todas são moedas memes.…

2 semanas ago
  • Educação

O que é ETF

A diversificação é importante para os investidores, pois ajuda a mitigar os riscos e potencializar…

2 semanas ago
  • Investimento

Como declarar criptomoedas

As moedas digitais estão cada vez mais populares ao longo dos anos. Por serem ativos…

4 semanas ago
  • Conceitos Cripto

O que são dApps?

No mundo das criptomoedas, vários conceitos devem ser compreendidos para fazer bons investimentos. Um deles…

4 semanas ago