Principais indicadores e gráficos

Análise fundamentalista em criptomoedas: saiba como fazer

Investir em criptomoedas requer um certo conhecimento, por isso existem ferramentas para ajudar a investir e a decidir em qual criptoativo colocar o seu dinheiro. Na análise fundamentalista, são usadas ferramentas para entender o valor autêntico e o objetivo da criptomoeda ou token. Com esse tipo de análise, é possível verificar se a moeda digital será valorizada e se tem potencial de crescimento. 

O que é análise fundamentalista?

A análise fundamentalista é uma ferramenta muito utilizada por traders para estudar e avaliar o valor de uma criptomoeda. Essa análise tem o objetivo de estudar os fatores, influências e eventos externos que podem afetar o preço de um ativo. Os primeiros conceitos foram introduzidos em 1934, no livro “Análise de segurança”, de Benjamin Graham e David Doll. 

Esse livro é considerado, muitas vezes, a Bíblia da avaliação de valores mobiliários e até hoje muitos investidores usam de suas métricas para avaliar os seus ativos financeiros. 

Fatores a considerar em uma análise fundamentalista de criptomoedas

Em um primeiro momento, a análise fundamentalista pode parecer difícil, mas nós vamos te ajudar. A análise fundamentalista é dividida em quatro fatores: 

Métricas da blockchain (métricas on-chain)

Olhar para a blockchain é muito importante, pois a rede possui muitas informações capazes de ajudar você. Muitas exchanges, inclusive, já desenvolvem relatórios que fornecem diversas informações. É necessário verificar alguns dados, como veremos a seguir: 

  • Hashrate ou taxa de hash: é o poder computacional dos mineradores para realizar o cálculo matemático a fim de validar cada transação. Alguns investidores veem essas taxas como uma “prova de saúde”, isto é, um incentivo para minerar e obter lucros com a criptomoeda. Logo, quanto maior for a hashrate, mais pessoas serão incentivadas a minerar e mais segurança terá a rede. Por outro lado, se a taxa cair, elas podem começar a achar que a criptomoeda é pouco rentável e começam a perder o interesse.
  • Taxas de transação: a taxa de transação reflete a demanda sobre a moeda digital na blockchain, isto é, se o valor transacionado está alto quer dizer que a moeda está circulando normalmente. Ao avaliar uma taxa de transação, também é possível entender o grau de segurança de uma moeda ou token.
  • Endereços ativos: essa métrica também é muito importante, pois ela determina o interesse dos investidores sobre uma criptomoeda. Com ela, é possível verificar a quantidade de endereços de origem e destino das transações, endereços ativos ao longo do tempo e os níveis de atividade da criptomoeda ou token.

Métricas financeiras

Essa análise tem o objetivo de verificar o valor do ativo e suas perspectivas futuras. Avaliar este fator requer compreensão das condições do ativo e os fatores financeiros que o envolvem, como veremos: 

  • Capitalização de mercado: a capitalização de mercado significa o valor de mercado, isto é, esse item revela o quanto uma moeda ou token tem valor. Para fazer esse cálculo, basta multiplicar o preço atual da criptomoeda pela oferta da moeda em circulação. Mas, além dessa análise, é importante levar em consideração a liquidez.
  • Liquidez e negociação: a liquidez é a facilidade com que um ativo tem de ser comprado e vendido. Logo, se um ativo tem facilidade de ser vendido ou comprado sem alterar consideravelmente o seu valor de mercado, a liquidez dele é alta. Se, ao contrário, ele é difícil de ser vendido, a liquidez é baixa. Já na negociação, você precisa verificar o volume negociado. Essa é uma análise importante para entender se uma moeda é capaz de se manter nas condições presentes. Por exemplo, se uma tendência de alta conseguir sustentar um volume alto negociado, é possível ter bons ganhos duradouros.
  • Oferta: indica o número de tokens ou criptomoedas disponíveis e circulando no mercado.

Métricas do projeto

Por trás de um criptoativo, existe um projeto para desenvolver e popularizar uma critptomoeda. Portanto, é necessário avaliar alguns fatores, como: 

  • White paper: é o documento que descreve o propósito da criptomoeda. Você precisa analisar item por item para ter ideia se vale a pena investir no projeto.
  • Funcionalidade: no projeto, deve estar descrito como a criptomoeda irá funcionar e como a equipe fará para que as pessoas comprem essa moeda digital.
  • Análise sobre os envolvidos: no projeto, constará quem está envolvido. Você precisa analisar o perfil da equipe e saber o seu histórico para ter uma noção se o projeto irá vingar.

Métricas externas

  • Cenário atual: observar como está a economia e quais os efeitos que personalidades têm ao mencionar uma criptomoeda. Isso é muito importante, pois uma fala pode fazer subir a cotação da criptomoeda ou token ou pode fazer descer.

Agora que você já sabe como efetuar uma análise fundamentalista, é o momento de encontrar uma exchange para comprar criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum ou tokens. Na NovaDAX, é possível encontrar várias criptomoedas ou tokens e você pode, inclusive, negociar Bitcoin com taxa zero!

Pedro Muvi SEO

Recent Posts

  • Conceitos Cripto

Minerar bitcoin: o que é e como fazer

Minerar Bitcoin é uma atividade que atrai muitos adeptos que desejam lucrar com a valorização…

2 semanas ago
  • o que é criptomoedas

HASH11: saiba tudo sobre o ETF de criptomoedas da B3

Você já ouviu falar em HASH11? Esse criptoativo se consolidou como uma opção lucrativa para…

2 semanas ago
  • Educação

O que é memecoin

Você sabe o que DOGE, SHIB e PEPE têm em comum? Todas são moedas memes.…

3 semanas ago
  • Educação

O que é ETF

A diversificação é importante para os investidores, pois ajuda a mitigar os riscos e potencializar…

3 semanas ago
  • Investimento

Como declarar criptomoedas

As moedas digitais estão cada vez mais populares ao longo dos anos. Por serem ativos…

1 mês ago
  • Conceitos Cripto

O que são dApps?

No mundo das criptomoedas, vários conceitos devem ser compreendidos para fazer bons investimentos. Um deles…

1 mês ago