Você sabia que existe mais de um perfil de investidor em criptomoedas? Embora algumas características possam variar de acordo com condições financeiras ou país, é possível traçar três principais vias para entender de qual maneira os investidores se comportam na hora de fazer transações com moedas digitais.
Desta forma, não é difícil imaginar que existem criptomoedas que são mais apropriadas para cada perfil de investidor. Quer saber qual o seu tipo e quais as moedas digitais mais apropriadas para você? Então não deixe de conferir este artigo da NovaDAX!
O perfil de investidor no Brasil
Segundo um estudo acadêmico realizado em 2018, o brasileiro possui um perfil de investidor já bem definido. A pesquisa aponta que 80% deles possui como principal investimento o Bitcoin, enquanto a Ethereum aparece em segundo lugar, com 47%.
Cerca de 92% são homens e a idade média é 28 anos de idade. Quanto à renda própria, 40% ganha menos que três salários mínimos.
O perfil para investimentos
Quando se trata das características gerais de um investidor, é possível separar em três categorias diferentes. São elas:
O perfil conservador
Nesse caso, o investidor ainda está um pouco inseguro quanto aos investimentos. Em geral, ele ainda é um novato no mercado financeiro e tem medo de fazer aplicações muito altas e em ativos de risco.
Assim, para esse perfil, é indicado o investimento nas stablecoins. Estas moedas são atreladas a ativos com lastro, como o dólar ou o ouro. Isso torna essas criptomoedas mais estáveis, de modo que elas não sofrem com grandes flutuações.
O perfil moderado
O moderado tem certo receio, mas já entendeu bem como investir em criptomoedas e acredita que é preciso arriscar às vezes para gerar um bom retorno.
Desta forma, os que fazem parte dessa categoria podem procurar tanto o Bitcoin, que apresenta certo risco de flutuação, mas ainda é bastante seguro, e algumas das criptomoedas promissoras, como a Ethereum, a Stellar e o Ripple.
O perfil agressivo
Esse tipo de investidor já conhece muito bem o mercado e sabe lidar com os riscos. Ele usa diferentes tipos de trade — à longo prazo ou o day trade — e consegue avaliar os momentos propícios para investir.
Assim, não existe uma criptomoeda específica que seja ideal para esse perfil. É preciso encontrar a que está em alta para aproveitar o momento.
Gostou de saber quais são as criptomoedas indicadas para cada perfil de investidor? Então confira outros artigos no blog da NovaDAX!