Homem mexendo no computador

Descubra o que é CeDeFi e seu impacto nas transações financeiras

Você sabe o que é CeDeFi? A sigla significa “Centralized and Decentralized Finance”, ou “finanças centralizadas e descentralizadas”. Essa é uma tendência que vem ganhando muita força nos últimos tempos.

Como o nome sugere, as finanças descentralizadas e centralizadas unem centralização e descentralização para oferecer serviços financeiros convencionais de uma maneira ainda mais eficiente e segura. Com isso, diminui a burocracia e reduz os custos das transações financeiras.

O CeDeFi é a junção do melhor dos dois mundos (CeFi e DeFi), pois mescla a facilidade e a acessibilidade dos serviços centralizados com a liberdade e a segurança dos descentralizados. Isso explica sua adoção massiva em diversas plataformas financeiras e empresas ao redor do mundo.

CeFi x DeFi

Para você compreender melhor como funciona o CeDeFi, faremos uma breve comparação entre os conceitos de finanças descentralizadas e finanças centralizadas.

Finanças centralizadas (CeFi)

As finanças centralizadas referem-se a produtos e serviços financeiros que devem cumprir determinadas regras de entidades regulamentadoras, sendo fiscalizados pelo Banco Central.

Entre as vantagens do CeFi, podemos citar o suporte a blockchains, as políticas rígidas que garantem a proteção das transações, a flexibilidade e a facilidade na conversão de criptomoedas para moedas fiduciárias, e o atendimento ao cliente. No entanto, por apresentarem intermediários, as plataformas CeFi envolvem mais burocracia e têm taxas mais altas.

Finanças descentralizadas (DeFi)

As finanças descentralizadas, por sua vez, referem-se a produtos e serviços financeiros que não têm intermediários nem estão sujeitos a regras e determinações de nenhum órgão regulamentador.

Entre as vantagens do DeFi estão os custos reduzidos, graças às taxas menores, a transparência, a burocracia menor, o total controle sobre os ativos e a acessibilidade, já que qualquer pessoa com acesso à internet pode usar.

Entre as desvantagens estão a falta de regulamentação, a possibilidade de serem alvo de hackers, o alto nível de alfabetização digital necessário e a falta de suporte ao cliente, por ser um serviço descentralizado.

Como o CeDeFi funciona?

O CeDeFi funciona sem intermediários: as negociações de criptomoedas ocorrem diretamente entre os usuários, sem precisar de uma instituição financeira mediando a transação. Justamente por isso, costumam ter taxas menores.

Ele é mais seguro, flexível e acessível do que os sistemas tradicionais. Além disso, o CeDeFi oferece mais privacidade (graças à rede descentralizada) e transações mais rápidas.

O CeDeFi oferece todas as vantagens trazidas pelo DeFi, como trocas descentralizadas entre usuários e as melhores oportunidades de investimento. Mesmo oferecendo tudo isso, ele é organizado e fácil de usar, juntando a conveniência do CeFi com a liberdade do DeFi.

No CeDeFi, os modelos de governança mesclam elementos de sistemas financeiros tradicionais com práticas de governança descentralizada típicas das finanças descentralizadas. Muitas vezes, isso é feito por contratos inteligentes ou tokens, em que os detentores de um token podem participar da governança.

Benefícios do CeDeFi

As vantagens do CeDeFi para investidores e instituições financeiras são incontáveis. Para começar, ele oferece mais flexibilidade e acessibilidade quando comparado a modelos puramente centralizados ou descentralizados.

Também oferece transações financeiras muito rápidas, eficientes e seguras, além de mais baratas. É um terreno fértil para a inovação no que diz respeito a serviços e produtos financeiros, ou seja, é o melhor dos dois mundos!

Impacto do CeDeFi no mercado financeiro

O CeDeFi está impactando fortemente o mercado financeiro tradicional e as finanças descentralizadas, à medida que favorece a inovação e a competição ao promover novas formas de negócio e serviços financeiros.

Além disso, os bancos e as instituições financeiras tradicionais podem adotar ou se integrar a soluções CeDeFi, visando a oferecer novos produtos e serviços, e modernizar seus processos, tornando-os ainda mais seguros, ágeis e eficientes.

Com isso, será preciso menos esforço e tempo para realizar transações e gerenciar ativos. Com a “concorrência” do CeDeFi, os bancos já estão se mexendo para melhorar suas ofertas e serviços, trazendo disruptividade ao setor.

O CeDeFi, inclusive, está facilitando a integração entre sistemas financeiros centralizados e descentralizados, tornando-a mais fluida e melhorando a experiência dos usuários.

Criptomoedas

O impacto do CeDeFi na regulação de criptomoedas

Recentemente, a regulamentação das criptomoedas foi aprovada. Agora, as corretoras e os usuários precisarão obedecer a certas regras. Isso foi feito visando coibir crimes e fraudes — inclusive a prática de lavagem de dinheiro usando criptomoedas.

O CeDeFi exerce um forte impacto nas regulamentações relacionadas às criptomoedas e ativos digitais, criando desafios e oportunidades para os órgãos reguladores. Isso porque a junção de práticas centralizadas e descentralizadas aumenta a complexidade regulatória e dificulta a aplicação de regulamentações existentes, requerendo novas abordagens.

As entidades reguladoras talvez precisem desenvolver regras e políticas específicas e distintas para os processos centralizados e descentralizados de uma plataforma CeDeFi.

Mais especificamente, eles podem precisar criar regras que abordem diretamente as características do CeDeFi, como governança por tokens e gestão de contratos inteligentes, bem como atualizar as normas já existentes para se adaptar às particularidades dessas plataformas.

Invista em uma exchange centralizada de confiança: a NovaDAX

Após conhecer todas as vantagens do CeDeFi e seus desafios, que tal investir em criptomoedas em uma exchange centralizada segura, acessível e confiável? Abra agora a sua conta gratuita na NovaDAX e entre no promissor mercado de criptomoedas!

Compartilhe