Pessoa com máscara em todo o rosto segurando dinheiro.

Como evitar golpes financeiros na hora de investir

Infelizmente, notícias sobre investidores iniciantes que caem em golpes e fraudes, perdendo todo o patrimônio, não são incomuns. É preciso ter cautela na hora de aplicar dinheiro e priorizar instituições confiáveis. Neste post, confira dicas de como evitar golpes financeiros e investir com segurança!

O que são golpes financeiros?

Antes de mais nada, é importante especificar o que é um golpe financeiro. Trata-se de um esquema fraudulento criado com o objetivo de enganar as pessoas para obter benefícios, como dinheiro, informações pessoais e dados financeiros.

Fraudes e golpes financeiros podem ser aplicados de diversas formas. Táticas como oferecer investimentos falsos, fazer promessas mentirosas de retornos financeiros astronômicos, falsificar documentos e se fingir de representantes de instituições financeiras sérias são as práticas mais comuns.

Com a população mais conectada, os golpes financeiros na internet também estão se alastrando. Muitas vezes, pessoas mal-intencionadas lançam mão de mensagens de texto por WhatsApp, e-mails falsos ou até contatos pelas mídias sociais para se aproveitar de desavisados.

Nesses casos, os criminosos costumam solicitar informações sigilosas, como a senha do banco, o número do cartão de crédito, os dados pessoais ou até o envio de dinheiro por PIX! Existe outro tipo de golpe: convencer as pessoas a fazerem investimentos com base em falsas promessas.

Quais são os golpes financeiros mais comuns hoje em dia?

Os contraventores estão cada vez mais ousados e criativos. Por isso, é importante conhecer os diferentes tipos de golpes financeiros e aprender a reconhecê-los para evitar cair nas fraudes.

Os golpes financeiros mais comuns são os esquemas de pirâmide, a clonagem de cartões para fazer compras on-line, ofertas falsas, fraudes envolvendo empréstimos e falsificação de documentos ou cheques.

Outro problema muito recorrente é o phishing, em que os infratores enviam e-mails e mensagens ou fazem ligações se passando por empresas legítimas ou órgãos governamentais, visando roubar informações pessoais, como senhas, dados bancários e números de cartão de crédito.

Golpes de investimento

Normalmente, os golpes envolvendo investimentos financeiros se baseiam na promessa de lucro rápido e expressivo. Seduzidas pela perspectiva de obter altos retornos, as pessoas perdem tudo e se endividam.

Então, como evitar golpes financeiros nesses casos? O recomendado é ter cautela quando o assunto diz respeito ao dinheiro. Desconfie de ofertas e propostas que parecem boas demais para serem verdadeiras. Jamais compartilhe dados com desconhecidos.

Como não cair em golpes financeiros na hora de investir?

Os investimentos são excelentes formas de ampliar o patrimônio e se programar para o futuro. Porém, é importante estar ciente dos riscos envolvidos, incluindo a possibilidade de fraudes e golpes financeiros. Confira algumas dicas de como se proteger de golpes financeiros.

Pesquise antes de investir

Antes de tomar a decisão de investir dinheiro, é importante conduzir uma boa pesquisa sobre a corretora de valores ou a instituição financeira e o produto financeiro almejado. Verifique se elas são regulamentadas pelas autoridades e preste atenção nas avaliações e nas reclamações de outros clientes.

Não acredite em qualquer coisa

Na hora de investir, uma boa dose de ceticismo faz bem! Fuja de promessas irresistíveis demais para serem verdade, como investimentos que garantam rentabilidade altíssima em pouco tempo. Lembre-se de que nenhum investimento é isento de risco e sempre há a possibilidade de perda.

Não tome decisões apressadas

Se você quer saber como evitar golpes financeiros, não tome decisões apressadas, pois os golpistas costumam usar táticas bem agressivas de persuasão para pressionar as vítimas. Gaste um tempo para pensar no assunto, colete todas as informações necessárias, tire as dúvidas e nunca aja por impulso.

Não compartilhe informações pessoais, nem financeiras com terceiros

É importante saber guardar segredo, sobretudo no que diz respeito a dados bancários, número de cartões, informações pessoais e o que pode comprometer sua segurança e sua integridade. Só dê informações quando houver a garantia de lidar com instituições ou entidades confiáveis.

Desconfie de investimentos não regulamentados

É sempre desconfiar de quaisquer investimentos que não estejam registrados junto a órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Preste atenção aos sinais de alerta

Há certas oportunidades que parecem incríveis, mas logo causam desconfiança! Fique de olho em indícios de possíveis fraudes, como pressão para tomar uma decisão rápida e fazer investimentos vultosos, promessas irreais de rentabilidade, investimentos isentos de risco ou com retornos imediatos.

Conte com ajuda profissional se for necessário

Procure ajuda de profissionais financeiros qualificados, como um consultor financeiro ou um corretor regulamentado de valores mobiliários, para orientação antes de investir.

Invista em criptomoedas com segurança com a NovaDAX

No fim das contas, se você quer saber como evitar golpes financeiros e investir de forma segura, o melhor é se informar e manter a vigilância em relação a possíveis fraudes. Se você suspeitar de algo, não hesite em denunciar às autoridades cabíveis, como a CVM, a Polícia Federal ou o Ministério Público.

Na NovaDAX, você investe em criptomoedas com segurança, praticidade e simplicidade. A plataforma é confiável e conta com inúmeros clientes satisfeitos. Invista sem medo! Visite o site e crie a sua conta grátis.

Compartilhe