As memecoins são bastante comuns no blockchain. Inspiradas em ícones da cultura pop ou do mundo cripto, elas formam verdadeiras comunidades engajadas. Entre elas, Runes X Bitcoin, que funciona no sistema do Bitcoin, chama a atenção.
Inspirada em Elon Musk, que registra várias empresas com a letra X, como Space X e X/Twitter, a moeda foi totalmente disponibilizada por meio de airdrop. Isso significa que ela está em total poder dos detentores. Para entender mais sobre ela, é necessário conhecer alguns conceitos.
Protocolo Ordinals
A criptomoeda meme é bastante comum em Ethereum e Solana, que possuem estrutura mais flexível, suportando protocolos variados de criação de coins. Porém, no Bitcoin, esse processo não é tão simples.
Runes X Bitcoin surge a partir da criação de Ordinals, um protocolo que permite registrar imagens, vídeos e textos em satoshis, as menores unidades do Bitcoin.
O projeto desenvolve a ideia de tokens fungíveis na rede do Bitcoin. Com isso, é possível criar coins ou tokens trocados entre si, incluindo as memecoins, e torná-los populares no blockchain da moeda digital pioneira.
Diferença entre Ordinals e Runes
Os tokens não fungíveis NFTs possuem informações que os tornam únicos e os impedem de ser trocados na rede do Bitcoin, visto que a moeda é fungível, ou seja, pode ser trocada por outra unidade de Bitcoin.
O protocolo Ordinals desenvolve um sistema para criar tokens não fungíveis na rede do Bitcoin, fazendo o registro em satoshis individuais de textos, fotos e vídeos. Já Runes permite criar tokens fungíveis na chain.
"Troco" no blockchain de Bitcoin
O blockchain descentralizado de Bitcoin considera as entradas e as saídas de valores como um livro de contabilidade. O sistema Unspent Transaction Output (UTXO), saída de transações não gastas, registra o que entrou, o que saiu e se houve alguma sobra ou troco.
Ele rastreia as negociações que sobraram no final por moedas desenvolvidas no protocolo BRC-20. Para cada transação em que algum valor sobra, uma UTXO é criada.
Quando muitas negociações são feitas, sobram muitas UTXOs, o que pode sobrecarregar a rede. O sistema Runes X Bitcoin quer resolver isso, processando vários tokens de uma única vez e evitando a criação de muitos "trocos", que descongestionam a rede.
Popularidade das memecoins
O X token é inspirado no magnata Elon Musk, um entusiasta de criptomoedas. Ele comenta com frequência a respeito da DOGE, por exemplo, memecoin que serviu de inspiração para várias outras.
Esse tipo de moeda pode ser negociada livremente em blockchain ou CEX (exchange centralizada), que possui portfólio com várias opções. Nesse caso, ela é uma forma de investimento, como qualquer outra criptomoeda.
Para quem está engajado na cultura das memecoins, a Runes X Bitcoin traz um incentivo adicional e inovador. Por rodar na chain do Bitcoin, ela é mais descontraída e cria uma camada de flexibilidade à rede.
Saiba mais sobre criptomoedas
A Runes X Bitcoin, inspirada em Elon Musk, leva a descontração das memecoins para o blockchain do Bitcoin, com potencial de valorização. Para ficar por dentro do mundo dos blockchains e das criptomoedas, continue acompanhando o site da NovaDAX e amplie sua carteira de investimentos.