logo
Criptomoedas/Sonic

Sonic (S)

Sonic (S) é uma reformulação do ecossistema da rede Fantom, criada em 2018. Após a migração, a plataforma Sonic Network foi criada junto ao ativo S. Neste artigo, você entende as mudanças e os diferenciais do projeto.

Ecossistema Fantom

Desde o lançamento no mercado, a moeda FTM da rede Fantom chamou a atenção de diversos investidores por apresentar vários saltos na cotação em curtos períodos.

A Fantom Foundation é responsável pela criação da rede Fantom, com alta velocidade e baixo custo. Ela é compatível com Ethereum Virtual Machine (EVM).

A estrutura da blockchain de L1 prometia fornecer soluções viáveis para as redes descentralizadas, sobressaindo-se em: escalabilidade, segurança e descentralização.

Solução para problemas comuns

É comum que as redes de smart contract deixem a desejar em algum dos pontos apresentados anteriormente. Isso acontece com as do Bitcoin e do Ethereum, que são seguras e descentralizadas, mas pecam na escalabilidade.

Como solução, Fantom utiliza o algoritmo de consenso sem mineração Lachesis, com base em Grafo Acíclico Dirigido (DAG). Apesar do nome ser peculiar, o funcionamento não é tão complicado.

As transações são validadas de forma assíncrona, antes de serem organizadas em blocos na blockchain principal (Fantom Opera).

Diferentemente das chains tradicionais, como a do Bitcoin, que dependem de mineração para confirmar os blocos, a Fantom adota um modelo baseado em Proof-of-Stake (PoS), garantindo rapidez e eficiência energética.

A Fantom foca na experiência dos desenvolvedores. Prova disso é o sistema de governança, em que detentores de FTM em staking podem propor e votar em mudanças na rede, com regras específicas para participação.

FTM: moeda nativa da rede Fantom

FTM funciona como ativo de governança da rede Fantom, ou seja, atua como moeda digital de troca, tanto como recompensa quanto como pagamento de transações.

Os investidores podem utilizá-la para pagar por taxas na rede Fantom, como o débito criado ao desenvolver contratos inteligentes ou redes de segunda camada.

A moeda foi pensada para a execução de contratos inteligentes na blockchain Fantom Opera, garantindo a segurança e o funcionamento eficiente do ecossistema.

Migração para Sonic

Fantom migrou para Sonic (S) em dezembro de 2024, com muitas propostas de melhoria e novo criptoativo. Veja quais foram as mudanças e como elas impactam os investidores.

Melhorias de escalabilidade e tecnologia

Sonic Network é um redesenho mais rápido e escalável da rede Fantom, que mantém a compatibilidade com Ethereum Virtual Machine (EVM). Entre os diferenciais, estão:

  • aumento da velocidade: Sonic Network pode processar até 10.000 (transações por segundo) com tempos de confirmação abaixo de um segundo.
  • diminuição das comissões: custos baixos de transação para melhorar a experiência de usuários e desenvolvedores.

Outra novidade importante é o FeeM (Fee Monetization), um programa da Sonic (S) que recompensa os desenvolvedores com até 90% das taxas geradas pelos aplicativos.

Novo modelo de incentivos

A emissão e a distribuição da moeda S são diferentes das de FTM, embora ainda exista uma grande conexão em relação à infraestrutura, já que a transição foi formulada para preservar a experiência do usuário.

O objetivo dessa mudança é garantir a sustentabilidade do projeto a longo prazo, incentivando tanto os usuários quanto os desenvolvedores. Confira as novidades trazidas a seguir.

Novidades de S

Entre as novidades trazidas por S (prev FTM), estão:

  • airdrop de 190,5 milhões de unidades para recompensar a comunidade e os desenvolvedores;
  • emissão de 1,75% ao ano após os primeiros 4 anos de criação para financiar recompensas de validadores e fomentar o crescimento do ecossistema;
  • queima dos ativos não utilizados como incentivo para reduzir a inflação.

Rebranding e posicionamento estratégico

O projeto de Sonic (S) acompanhou as melhorias de tecnologias e incentivos com novo nome e design. Isso resultou em uma imagem renovada, que permite desempenhar um novo papel no mercado de criptomoedas.

A mudança de Fantom para Sonic, incluindo a atualização da blockchain e o retorno do desenvolvedor principal, foram fundamentais para o crescimento do projeto. Recentemente, S apresentou aumento de mais de 50% em poucos dias, chamando a atenção.

Invista em S na NovaDAX

Gostou de conhecer Sonic e deseja investir em S? A melhor maneira de fazer isso é na NovaDAX! Crie já a sua conta gratuita e invista com as menores taxas do mercado!