Mão de investidor segurando ícones digitais e a palavra esg.

Você sabe o que é ESG? Saiba se é possível investir de forma sustentável

Hoje em dia, muito se fala em sustentabilidade nas empresas. Com a sociedade crescendo e evoluindo cada vez mais, novos desafios também surgem. Você sabe, por exemplo, o que é ESG?

A sigla em inglês para Environmental, Social and Governance pode ser traduzida para “Ambiental, Social e Governança”. Fora de contexto, essas palavras podem parecer soltas sobre diversos setores e assuntos distintos. No entanto, elas estão extremamente relacionadas a ESG.

Afinal, ESG diz respeito a uma série de medidas tomadas para as empresas atingirem metas de sustentabilidade. A ideia é prever determinados problemas relacionados às três áreas mencionadas anteriormente e encontrar soluções plausíveis para contorná-los.

Isso tudo mantendo o equilíbrio entre o valor econômico de uma determinada companhia às preocupações ambientais, sociais e de governança. Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura para entender o que é ESG.

A ideia por trás de ESG

Mais que uma simples sigla, ESG tem como principal função servir como parâmetro para as empresas serem mais sustentáveis. Trata-se de um conjunto de práticas e diretrizes que visam o bom gerenciamento e a consciência social por parte das companhias.

Como dito anteriormente, a sigla reúne três importantes áreas da sustentabilidade: ambiental, social e de governança corporativa. Se você é empresário, saiba que é muito importante aprender o que é ESG. Um dos motivos é que esses critérios ampliam a perspectiva de negócios para além das métricas financeiras.

A metodologia também serve para validar se uma empresa apresenta opções interessantes para quem procura investimentos sustentáveis. ESG assegura que os responsáveis pelo gerenciamento de uma determinada companhia tenham consciência dos impactos positivos e negativos causados por eles.

Quem criou ESG?

Essa metodologia foi criada em 2004, em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial. A postagem ficou conhecida como “Who Cares Wins”, traduzida como “Quem se importa, ganha”.

Os princípios de ESG estão totalmente alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela ONU e outras instituições internacionais. De forma resumida, é uma iniciativa global que visa a construção de um mundo mais ético, inclusivo e ecológico.

Princípios de ESG

Você já sabe o que significa ESG e qual é a principal ideia por trás da sigla. Vale destacar que cada área compreendida pela metodologia visa reverter cenários específicos. Confira alguns deles a seguir e entenda mais sobre os princípios de ESG.

Ambiental

ESG foca em várias preocupações ambientais. O planeta sofre cada vez mais com a atuação de empresas no solo, nas águas, no ar ou em outras camadas da natureza. Os principais pontos de atenção no quesito ambiental são:

  • política de desmatamento;
  • gestão de resíduos (produção de lixo, liberação de esgoto, entre outros);
  • posicionamento frente às mudanças climáticas (aquecimento global, por exemplo).
  • uso de fontes renováveis de energia (solar, eólica, entre outras);

Social

Esse campo abrange questões sociais, como inclusão, bem-estar dos funcionários e diversidade. Com isso, espera-se que os ambientes corporativos sejam cada vez mais preocupados com as pessoas do entorno. Confira os principais tópicos:

  • planos de previdência para os funcionários;
  • preocupação com fornecedores para evitar problemáticas como trabalho infantil ou escravo, por exemplo;
  • medidas para criar ambientes mais confortáveis e harmônicos de trabalho;
  • salários justos e benefícios compatíveis com o mercado.

Governança

Essa área está mais relacionada ao gerenciamento da empresa, por isso, foca mais nos gestores. Na realidade, ela busca alinhar as expectativas dos gerentes aos funcionários, aos acionistas e aos clientes. Os principais pontos abordados são:

  • transparência financeira;
  • valores das ações;
  • relatórios completos, coerentes e honestos, evitando lavagens de dinheiro e outras problemáticas.

Investimentos ESG

Você já sabe o que é ESG e quais são os principais princípios abordados por essa metodologia. Agora, chegou o momento de entender o que é um investimento ESG. Esse tipo de aplicação é uma forma de impulsionar a sustentabilidade nas companhias.

Esse tipo de investimento atribui reconhecimento para as empresas que aplicam boas práticas de ESG nas estratégias. Assim, quanto mais consciência ambiental, social e de governança demonstrada pela gestão, maiores serão as recompensas da empresa.

Dessa forma, todos ganham: os acionistas, as companhias, o mercado e a sociedade. Cada vez mais investidores estão preocupados em não contribuir com más condutas de sustentabilidade. Por isso, é crescente o número de investimentos ESG.

Confira as tendências do mercado no blog da NovaDAX

Agora que você aprendeu o que é ESG, fica mais fácil investir de forma sustentável. Continue acompanhando os conteúdos da NovaDAX para saber quais empresas se preocupam com as questões descritas acima!

Compartilhe