Qualquer pessoa já passou pela situação de, na hora de realizar o pagamento, ficar em dúvida se escolhe pagar à vista ou parcelado. Saiba que essa é uma dúvida muito comum! Existem algumas situações nas quais pagar à vista é a melhor opção; em outras, fazer um parcelamento é a melhor saída. Mas como analisar qual a melhor escolha?
Se você não sabe, nós vamos te ensinar!
O que devo avaliar nas compras à vista ou parceladas?
- Valor da compra: se você precisa muito de um produto, porém o preço dele está muito alto e você não tem condições de pagar à vista, então a lógica é optar pela compra parcelada.
- Parcelas que cabem no seu orçamento: antes de entrar em uma compra parcelada, você precisa verificar se as parcelas cabem no seu bolso, pois de nada adianta comprar por impulso e depois passar sufoco todos os meses. Se, mesmo que você faça um parcelamento longo, você verificou que as parcelas não cabem no seu orçamento, então você deve pensar na possibilidade de adiar a compra. Não assuma nenhum compromisso em que você não tenha certeza de que vai conseguir honrá-lo, pois isso só vai ajudar você a se endividar.
- Verifique a taxa de juros: antes de parcelar uma compra, verifique a taxa de juros, pois muitas vezes os juros fazem você pagar o dobro do produto. Outro cuidado com as taxas de juros é que, se no futuro você não conseguir pagar as parcelas, os juros irão fazer com que você contraia uma grande dívida.
- Desconto em compras à vista: você sabia que nas compras já estão embutidos os juros do parcelamento? Logo, se você fizer uma compra à vista, peça desconto, caso o estabelecimento não ofereça. Se o desconto for muito baixo, talvez seja melhor parcelar ou pagar à vista por outro produto em que ofereçam desconto.
Vantagens de comprar à vista
Quem estuda educação financeira sabe que a melhor opção, ao efetuar uma compra, é pagar à vista. Porém, nem sempre isso é possível, pois depende da situação financeira de cada pessoa, se ela possui o valor suficiente para a compra etc. Se você tiver dinheiro, a melhor opção continua sendo pagar à vista. Vejamos por quê:
- Melhores descontos: nas compras à vista, o produto pode sair mais barato. Isso porque não serão incluídos os juros na operação. Logo, sempre peça desconto no pagamento à vista.
- Maior controle: de um modo geral, quem compra à vista faz um planejamento, pesquisa bastante os preços e pensa muito antes de realizar uma compra. Isso evita consumir por impulso.
- Acúmulo de compras parceladas: quem compra à vista evita acumular várias compras parceladas. Comprar muito à prazo pode causar um susto na hora de ver a fatura do cartão, caso não tenha um bom planejamento.
- Evita o risco de ficar inadimplente: quando a compra é feita à vista, evita que o consumidor precise se preocupar com faturas, vencimentos e pagamentos das parcelas.
Vantagens de comprar parcelado
Comprar à prazo nem sempre é uma boa opção se você não tiver um bom planejamento financeiro, pois as dívidas de parcelamentos, principalmente do cartão de crédito, são as que mais causam inadimplência. No entanto, se você sabe administrar o seu cartão de crédito de forma correta e ainda tem um bom planejamento financeiro, comprar à prazo pode ser uma boa opção em alguns casos. Vejamos quais são essas situações:
- Antecipar consumo: se você precisa muito de um produto e as parcelas desse produto cabem no seu bolso, não é uma boa opção esperar juntar dinheiro para comprá-lo, pois isso pode demorar um tempo, dependendo do que se trata. Portanto, se você tem condições de arcar com as parcelas, é uma boa opção comprar parcelado.
- Preço à vista igual ao preço parcelado: se o preço de um produto à vista é o mesmo do produto parcelado, não tem porque você comprar à vista. Logo, a melhor opção é comprar parcelado.
Como lidar com as compras à vista e parceladas?
Antes de tudo, você precisa ter um bom planejamento financeiro. Nesse planejamento, está incluído você saber quanto realmente ganha todos os meses e os seus gastos fixos. Se você souber isso, já é um grande passo para não se endividar.
De modo geral, nós nos programamos para fazer compras. Porém, existem situações em que somos pegos desprevenidos, como nos casos de doenças, de compra de remédios, de exames e outros. Nesses casos, você precisa estar preparado e fazer uma reserva de emergência para situações inesperadas. Após montar sua reserva de emergência, é o momento de juntar dinheiro e ter uma reserva de valor. Para ter uma reserva de valor, você pode fazer investimentos, como investir em criptomoedas que têm alto poder de valorização.
Se você quiser saber mais sobre criptomoedas, acesse o site da NovaDAX e confira os conteúdos sobre criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum. E se você quiser negociar Bitcoin, saiba que na NovaDAX você pode negociar criptomoedas com taxa zero!