Suporte e Resistência — Saiba Como Identificá-los

Quem investe no mercado de ações sabe que é importante fazer análises técnicas por meio de gráficos, já que eles mostram o panorama real dos ativos e permitem compreender tendências para decidir se é tempo de comprar ou vender. Uma das formas de fazer esse estudo é usando os conceitos de suporte e resistência.

Ainda não conhece essas táticas para analisar? Então continue lendo este artigo da NovaDAX para ter as informações necessárias e adotar essa estratégia.

Afinal, o que é suporte e resistência?

Essa forma de análise técnica ganhou bastante popularidade por permitir visualizar um panorama que, em geral, é bastante assertivo e gera bons negócios para os investidores. Suporte e resistência são pontos específicos do gráfico que demonstram se as oportunidades de compra ou venda são opções rentáveis para o momento.

Conhecer esse tipo de tática é importante, principalmente, para aqueles que apostam no day trade. Afinal, as apostas de investimento que se baseiam em comprar e vender no mesmo dia precisam ser muito precisas e previamente analisadas.

Com o suporte e resistência é mais fácil entender quais as tendências de cotação para esse período, já que essa análise mostra no gráfico qual é a área que, se atingida pela cotação, indica a tendência do mercado.

Para entender melhor, veja o que cada um deles representa!

Suporte

É possível identificar o ponto de suporte ao perceber que o mercado começa a apresentar cotações cada vez mais baixas. Isso acontece quando há mais vendedores do que compradores, de modo que o ativo vai perdendo valor.

Ao analisar o gráfico, é possível notar que os preços foram diminuindo até que, em determinado ponto da baixa, os compradores passam a fazer transações regularizando o mercado e causando uma pausa nessa tendência de baixa.

Isso forma uma linha reta até que a tendência é revertida e a ação volta a subir. Esse ponto mais baixo é o chamado suporte.

Resistência

Essa é a situação inversa. Nesse caso, o mercado aponta para um crescimento do ativo, já que o poder dos compradores está mais forte que o dos vendedores. 

Porém, chega um determinado momento em que os traders também causam uma pausa nessa nova tendência e passam a vender as ações. A linha traçada irá reverter e começará a apontar para uma queda nas cotações. Esse ponto mais alto é a resistência.Gostou de saber o que é suporte e resistência? Então continue lendo o blog da NovaDAX para saber mais sobre análises técnicas!

kaique

Recent Posts

  • Conceitos Cripto

Minerar bitcoin: o que é e como fazer

Minerar Bitcoin é uma atividade que atrai muitos adeptos que desejam lucrar com a valorização…

6 dias ago
  • o que é criptomoedas

HASH11: saiba tudo sobre o ETF de criptomoedas da B3

Você já ouviu falar em HASH11? Esse criptoativo se consolidou como uma opção lucrativa para…

1 semana ago
  • Educação

O que é memecoin

Você sabe o que DOGE, SHIB e PEPE têm em comum? Todas são moedas memes.…

2 semanas ago
  • Educação

O que é ETF

A diversificação é importante para os investidores, pois ajuda a mitigar os riscos e potencializar…

2 semanas ago
  • Investimento

Como declarar criptomoedas

As moedas digitais estão cada vez mais populares ao longo dos anos. Por serem ativos…

4 semanas ago
  • Conceitos Cripto

O que são dApps?

No mundo das criptomoedas, vários conceitos devem ser compreendidos para fazer bons investimentos. Um deles…

4 semanas ago