Semana da Moeda: QNT LISTADO NA NOVADAX

 

QNT listado na NovaDAX! A NovaDAX é a primeira exchange no brasil a listar o QNT. Agora, a moeda está disponível para negociações na nossa plataforma. Aproveite!

 

O que é o Quant (QNT)?

O projeto Quant é bem peculiar, dentre as diversas opções existentes de arquiteturas e proposta de valor, essa solução possui uma companhia de apoio por trás do projeto que cuida de todo rito de desenvolvimento, governança e parcerias com protocolos similares.

Nessa rede, existem diversas soluções para os mais variados propósitos, onde o principal projeto é a Quant Network. Uma arquitetura que automatiza funcionalidades de confiança e consenso para interligar redes distribuídas distintas.

O time responsável, desenvolve um sistema operacional chamado Overledger que é o primeiro sistema operacional cujo propósito é atender implementações de blockchain.

Esse sistema operacional de nome Overledger, tem como missão facilitar o gerenciamento de redes distintas e permitir a execução de aplicações batizadas como mApps (aplicações multi protocolo – multichain Apps).

O fomento se dá via o token QNT, onde em um primeiro momento seu papel é servir como meio de pagamento durante o uso o sistema e a manutenção das licenças do sistema operacional. Nesse ponto, é possível comparar o sistema Overledger tem como missão atingir um patamar de uso para manter redes distribuídas via software especial, tal como o sistema operacional da Microsoft, o Windows NT é para os computadores pessoais.

Conseguir uma uniformidade entre as trocas de informações dos sistemas, sempre é um desafio e este dilema também se aplica quando há o interesse em fazer diversas implementações de blockchain ficarem interconectadas e uniformes.

Portanto, a idealização do sistema operacional Overledger nasce para apoiar nesse sentido, manter a uniformidade e ser um canal e consumo para outros sistemas. Aqui, se vê a mesma ideia de middleware. E o time responsável pelo projeto, deseja entregar também uma solução para montar aplicações de acordo com a necessidade de cada usuário do sistema.

 

Quais as vantagens do Quant (QNT)?

Como o projeto entrega de solução principal um sistema operacional, a ideia de ter uma loja de aplicações embutida também foi levada em consideração aqui.

Desenvolvedores conseguem criar e distribuir aplicações multi protocolo (mApps) e encapsular dentro do sistema para facilitar alguma implementação. Visto que o foco do projeto é garantir consistência entre protocolos, o que torna o projeto Quant uma opção interessante a se considerar para ganhar escalabilidade e produtividade quando se pretende trabalhar com protocolos diversos.

Será possível oferecer soluções no modelo software como serviço (SaaS – software as a service) altamente customizáveis a qualquer nicho de mercado. Existe uma solução de nome Quant Health dedicada para o setor de saúde.

 

Como a rede Quant (QNT) é protegida?

O token QNT, segue o padrão ERC-20 em suas regras de criação e emissão, logo no que diz respeito ao meio circulante, o consenso é herdado da rede Ethereum.

Ademais, para esse projeto em especial, vale destaque para o sistema operacional Overledger (Overledger OS), onde o time responsável usou o protocolo TCP/IP (mesmo utilizado para a comunicação entre computadores) como inspiração na arquitetura de sistema.

O desenho do sistema, se dá em camadas, justamente para permitir de forma segregada, cada camada faça seu papel a qual foi concebida com muita excelência. Existe uma camada de transação, responsável pelo armazenamento dos registros. É a camada mais nobre, pois se torna base para o excelente funcionamento das demais. É aqui também, onde é possível tratar as questões de sincronia dos protocolos e interoperabilidade. Sua tarefa é ordenar os dados das diferentes fontes, em uma única faixa de leitura.

A camada de mensagem, tem como objetivo aglutinar metadados das diversas redes que estão sob gerência do sistema operacional.

A camada de filtro, recebe dados da camada de mensagem e prepara a estrutura e transação interna, possui o papel também de validar metadados responsáveis por questões de consenso e regra. Neste ponto do processo, há input e output das camadas anteriores.

Por fim, se tem a camada de aplicação, que também faz input e output de informações com o objetivo de consumir as informações e devolver uma saída para as aplicações multi protocolo (mApps).

 

Quem são os fundadores do projeto Quant (QNT)?

O idealizador do projeto é Gilbert Verdian (atual CEO), ele também é responsável pelo padrão ISO TC307 que trata especialmente de blockchain. Além dele, há uma equipe de apoio também, onde se destaca o CTO Peter Mairosans. Ambos são estudiosos de informática e segurança da informação.

 

Compartilhe

Leia mais